A Floresta das Árvores Retorcidas

Resenhas - A Floresta das Árvores Retorcidas

1 | 2 | 3 | 4

frederick.alves.71 17/01/2020

Horror cósmico nacional
Não vou escrever aqui a sinopse do livro, pois isso seria redundante. (Basta apenas saber que se trata de um homem comum fugindo de seu passado desastroso e lidando com situações extraordinárias [e macabras] em uma cidadezinha do interior do país.) Ao invés disso, gostaria de deixar minhas impressões sobre a obra.
1) a escrita: o estilo do autor é rebuscado, mas sem ser enfadonho. Para quem segue o canal Pipoca&Nanquim - que além de ser um canal no Youtube é também o nome da editora da qual o autor faz parte - sabe que Alexandre Callari é formado em Letras, e isso fica claro no texto em virtude de seu domínio do português, o que enriquece a experiência literária.
2) a ambientação: o clima, a atmosfera, da cidade e do edifício onde ocorrem boa parte das cenas é tudo muito bem descrito e desenvolvido. As cenas de ação são claras e eficientes, as cenas de terror são grotescas e pesadas, mas sem exageros desnecessários.
3) as referências: por se passar no começo dos anos 1990, há toda uma gama de referências aos filmes e demais produtos culturais da época (como músicas). As referências aos mitos de Cthulhu são mais abundantes, no entanto. Para quem gosta de livros lovecraftianos, esse é um prato cheio.
4) a maestria: para nos dar um descanso ante a tais horrores interdimensionais, o autor dispõe cenas do cotidiano que, para mim, foram o ponto alto da obra. Em diversas ocasiões vemos os personagens (Adam, Marcos, Albuquerque, Juliana e Amanda) tendo conversas absolutamente pueris, do dia-a-dia; algo que todos nós temos no nosso cotidiano. E isso dá substância para a obra, ela fica mais encorpada. Ao meu ver, essas "picuinhas" entre os personagens foi o que tornou a obra mais brasileira, mais original, mais real, e faz do autor alguém a ser acompanhado de perto quando da publicação de novos trabalhos.
Nessa 02/07/2020minha estante
Top.

Bruno.Calazans 29/09/2021minha estante
E preciso conhecer a obra de Lovecraft antes?

frederick.alves.71 03/01/2022minha estante
Não, o conhecimento prévio da obra lovecraftiana não é necessário.

Bruno.Calazans 13/01/2022minha estante
Vlw ?

Baraúna 02/10/2021

Vale a pena ler!
Um livro muito bom, com escrita rápida, e muito diverto. O autor se inspirou no universo cósmico do Lovecraft, e com um uma narrativa muito engraçada e ao mesmo tempo com muito sangue. Senti muita nostalgia, como se estivesse assistindo os clássicos filmes de terror tash dos anos 80. Recomendo demais, pra quem quer dar boas risadas, e gosta de muito sangue.

Evaldo7 30/03/2023

Uns dos melhores livros de terror que li até agora.
#dll23: de escolha livre.

Callari nos apresenta nesse livro uma ambientação opressiva e sinistra, com ambientes híbridos e sombrios que causam uma sensação de desconforto e medo. Callari descreve com habilidade as cenas de violência e terror, criando uma atmosfera densa e perturbadora que nos envolve desde o início da narrativa.

A História gira em torno de Adam, um homem que decide se afastar de tudo após um conturbado divórcio e se refugia em uma cidade do interior paulista. Lá, ele se depara com uma série de acontecimentos bizarros que envolvem não só a população local, mas também criaturas apocalípticas de outra dimensão.

Ao longo do livro, o autor apresenta elementos típicos do gênero de horror, como espíritos, rituais místicos e seres inimagináveis, que contribuem para a construção desse cenário de terror. Além disso, Callari faz referências à cultura pop e ao mundo do terror.

Em alguns momentos, você pode se perder na narrativa (fica confuso as vezes). No entanto o cenário de terror criado por Alexandre Callari é o ponto alto da obra. Ele é capaz de transmitir ao leitor uma sensação de inquietude e desconforto que é característica do gênero de horror cósmico.

Resumindo: " L E I A ! "

Este é um belo de um livro recomendado para os fãs do gênero de horror cósmico e dos mitos de Cthulhu. O autor constrói um cenário de terror envolvente e perturbador, mas muito perturbador.

Ricky 05/06/2021

Mirou em Torror Gore e acertou em besteirol americanizado
Foi minha primeira experiência literária com Alexandre Callari e bom... O livro entrega o que propõe mas também deixa muito a desejar.

Não sei se comecei a ler com muitas expectativas ou se viajei e exigi demais da obra. A Floresta das Árvores Retorcidas não é um livro ruim. Possui vários elementos que transmitem valorosos ensinamentos e claramente faz diversas criticas sociais altamente relevantes e necessárias. Porém, no que diz respeito à avaliação técnica, é possível perceber erros que fazem o leitor acreditar que a obra se quer passou por uma revisão antes do lançamento.

Diálogos fracos que se sobrepõem aos profundos, assuntos levantados e não concluídos, momentos que deveriam ser assustadores, mas no fim, terminaram soando cômicos. Personagens secundários cheios de potencial mas que não foram explorados, plots fracos, a narrativa tendo seu ponto alto num capítulo que nem girava em torno da história central, entre outros problemas.

É possível que eu não tenha lido o livro no momento apropriado. Mas, definitivamente, não funcionou pra mim. Espero que minhas próximas experiências com Alexandre Callari e com o Pipoca & Nanquim sejam melhores.

Vitor16Hq 15/03/2023

Um dos melhores livros de terror que já li.
Quando eu li, ainda não tinha lido nada do Lovecraft, e ler esse livro até criou uma vontade de ler os contos desse escritor.

Apesar disso, o livro fluiu muito bem, os personagens foram bem desenvolvidos, a cidade em que se passa também tem uma ambientação muito boa.

A parte do terror conseguiu me aterrorizar e causar arrepios em vários momentos, a escrita é muito boa, nesses momentos ela cumpre muito bem todos os objetivos do livro.

As ilustrações de cada capítulo são espetaculares, transmitem perfeitamente a vibe do livro.

É um livro que pretendo reler, agora que já li alguns contos do Lovecraft, talvez as referências possam ser melhor aproveitadas.

Saan0 07/06/2021

Acho que de fato esse livro foi diferente de tudo que já li. Foi uma experiência muito maravilhosa e agonizante que com certeza ajudou a leitura ser mais intensa. Eu amei esse livro. A leitura foi fluída.
Eu super recomendo esse livro. A história é de tirar o fôlego. A edição está um capricho só e eu me apaixonei demais pelas ilustrações desse livro, deixando tudo muito mais real sem interferir no processo de criação da nossa imaginação.

lyreadings 05/04/2022

mais do que perfeito!
Eu queria ter atribuído uma nota de pelo menos 4,5 a essa obra por ter demorado a concluí-la, levei um mês. Mas eu vejo que a culpa é inteiramente minha, que passei algumas leituras na frente e também por causa do meu ritmo. Porém, seria uma falta de senso crítico não dar as devias 5 estrelas e vou dizer o porque.

Primeiro vamos começar falando sobre o livro físico que é um dos mais lindos que tenho na estante, tem corte colorido em vermelho, capa dura, fitilho, sem contar as ilustrações em todos os cap que são incríveis.

Agora falando sobre o conteúdo, a história é simplesmente surpreende, durante todo a leitura esse livro te faz querer ler cada vez mais e saber o que está acontecendo e o que vai acontecer, cada mistério foi muito bem posicionado. Tem várias referências como a stephen king e sem contar que tem uma pegada de H.P Lovecraft e vários outros gênios do terror/horror. A ambientação também tem que ser notada pois durante toda a leitura eu consegui facilmente visualizar todas as cenas.

Enfim, perfeito!!

Lineker 23/07/2020

Bom, podia ser ótimo
Gostei do livro, algumas coisas atrapalharam a leitura, como diálogos que surgiam ocasionalmente que não soavam nada naturais.

Karol 13/04/2022

???????Recomendo
Esse livro é maravilhoso e horripilante! Eu demorei um pouco para Lê-lo por causa da ressaca literária, porém sempre q eu pegava para ler eu só parava quando lia pelo menos um capítulo, pq ele prende muito!! Amei a história

Ize 01/01/2022

Gostei bastante da ambientação, mas não consegui me apegar ao personagem principal. O que afetou diretamente na minha experiência com a leitura. Não me envolvi e me preocupar com o futuro do Adam.

Jorge 19/02/2023

Livro foda!
Muito envolvente. Você se sente dentro
da atmosfera, muito bom pra passar o tempo e viajar um pouco!

Ricardo.Rincon 10/08/2021

Uma boa experiência
Como amante do conteúdo produzido pelo pipoca e nanquim, não pude deixar de adquirir o livro escrito por um dos três criadores.
E que experiência maravilhosa.
Uma ótima história, que nunca deixa a narrativa cair.

Vitoria293 09/01/2023

Alexandre Callari - A Floresta das Árvores Retorcidas.
Ok,vamos lá...

Vale deixar claro que,é um livro para +18,traz cenas de sexo,palavrões e descrições PESADAS de certos acontecimentos.

Temos aqui um livro nacional de horror escrito por Alexandre Callari.(Quando comprei não sabia que se tratava de um autor brasileiro,só percebi na leitura,quando o autor cita São Paulo e tudo mais kkkkk).
Bom,como disse agora pouco,é um livro de horror que traz bastante coisas pesadas,gore mesmo...Então,se você não está acostumado,recomendo que não comece por esse.

A edição é perfeita!Feita pela Pipoca&Naquim,que também é um canal no YT.Edição capa dura com fitilho e várias ilustrações bem feitas e""lindas"" entre aspas,pois elas são beeem gore,mas que trazem toda uma sensação diferente ao se ler o livro.E,em cada uma dessas ilustraçôes,Alexandre Callari traz citações de livros de vários autores diferentes.Achei isso muito genial,ficou perfeito,deu todo um drama a mais para cada capítulo.

Callari,traz várias referências dos livros de H.P. Lovecraft,mas se você nunca leu Lovecraft,isso não irá te atrapalhar.

Ao longo da história,me senti cada vez mais próxima dos personagens principais,Callari ainda consegue te fazer dar umas boas risadas no meio dos acontecimentos!
Tirando as partes de sexo e palavrões,gostei bastante da história! ???

1 | 2 | 3 | 4