Luciana e as mulheres

Luciana e as mulheres Sabina Anzuategui

Resenhas - Luciana e as mulheres

MelMel 01/02/2024

Que livro. Eu amei a história de Luciana, amei como seus relacionamentos se desenvolveram durante todo o livro, e de ter conhecido Luciana a cada capítulo.
Gostei do sentimento que essa história me trouxe, achei que teve um bom final.

Barbara.Teodoro 22/04/2022

Luciana
Sabina Anzuategui como sempre muito leve em sua escrita. É como se escrevesse com mãos de cirurgiã.
Seus livros contém temas cotidianos que geram imensa identificação, o que os tornam tão interessantes.
Luciana e as mulheres é um livro que, para mim, teve seus altos e baixos. Sabina trouxe uma personagem bacana que foi se desperdiçando ao redor de personagens que me deram vontade de esganar: um casal de amigas que se interessavam somente na felicidade e conforto de Melissa, Melissa folgada e irresponsável e até a própria Luciana foi irritante por ser meio bunda mole.
Em muitas passagens, Sabina escreveu de forma até real demais, o que tornou meio monótono mas ainda assim ok, com representatividade e sutileza em falar sobre um tema tão incômodo nas relações: ciúme.

Ana.Lomba 24/11/2021

Não é que o livro seja ruim, exatamente, mas ele parte de um ponto de vista claramente privilegiado de modo que é recheada de frases um tanto arrogantes, gordofóbicas, bifóbicas. Sei que não é algo feito "por mal", mas que atrapalham muito a experiência. Fora isso, a estória não é muito cativante, meio morna e comum, o que não é de todo mal, mas não é o suficiente para valer a pena a leitura

Mari 28/03/2021

Tá aí um livro que me entregou bem mais do que esperava. Peguei a referência bem por acaso, a partir de "semelhantes" a Maurice, acho (ou seja, o algoritmo leu: literatura LGBTQI+). Estava disponível no Kindle Unlimited, então, por que não? E eis que a leitura correu fácil, interessante, praticamente de um fluxo só. Por um lado, parece uma leitura de distração - um recorte na vida de uma mulher adulta, lésbica, que encerra um relacionamento com status de casamento e logo em seguida, inicia outro, meio sem querer, que vai se assentando no correr dos dias. Questões do dia-a-dia, trabalho, pagar contas, questões mais autocentradas, um retrospecto da descoberta e vivência da sexualidade não heteronormativa, os aprendizados sobre relacionamentos, casamentos, expectativas, frustrações. Por outro lado, em alguns momentos parece que tem coisa ali mais profunda do que essa camada cotidiana. Partes da leitura chegam a convidar a fechar o livro, prestar atenção num leve desassossego meio sem razão...
Enfim, é uma leitura interessante. Saio com um certo estranhamento - o que é uma das melhores coisas que um livro pode provocar, na minha opinião. Candidato a releitura mais atenta.

"De todas as coisas que passam na nossa vida, os amores que acabam são as que mais exigem disciplina."

Rouge 15/03/2020

Cotidiano e realista
Quando comecei a ler achei que o livro era uma história real, de tão palpáveis que são as personagens. Esse livro foi inesperado na minha vida, com um tom cotidiano que não estou acostumada a ler. Ainda assim, me identifiquei com muitos aspectos da vida de Luciana e seus amores. Um ótimo retrato da vida lésbica adulta.