Grown

Grown Tiffany D. Jackson

Resenhas - Grown

romancejunkie 26/02/2024

Que história!
Esse livro é muito sensível e doloroso, com toques de esperança em suas últimas páginas. Me doeu tanto a história da protagonista e das outras vítimas, me tocou o coração quando elas se uniram em busca de justiça e consolo. Amei os plot twists e o maior deles no final: e pros três "vilões" só digo que na minha opinião: tiveram o que mereceram.

lorg 20/09/2023

Mais intenso do que eu esperava
Esse livro me traumatizou um pouco.
eu não fazia a menor ideia do que esse livro se tratava eu só tinha visto algumas avaliações no goodreads e em outras redes e assim não recomendo você começar do nada sem saber do que se trata porque esse livro tem mil gatilhos diferentes e eu me senti muito mal lendo ele.
gostei do livro mas me deixou mt desconfortável, recomendo porque achei a história mt boa e me prendeu, tem muitos ensinamentos importantes e os capítulos são curtinhos e que faz ser um pouco mais fluido. mas por favor da uma olhada na sinopse e procura todos os gatilhos certinhos pq assim foi horrível e realmente tive que pular varias partes por puro desconforto e n me fez mt bem.

alguns gatilhos são: pedofilia, abuso sexual, abuso psicológico, abuso físico

Otavio 19/06/2023

Olhos brilhantes
História incrível, porém aterrorizante? um caso de amor que parece ser único, que não é bem de amor e muito menos único. Cenas fortes e difíceis de ler, mas esse livro é completamente necessário.
A passagem de Malcom X. é atemporal: ?A pessoa mais desrespeitada, desprotegida e negligenciada na América é a mulher negra?.

Ingrid.Luise 13/06/2023

Que livro!! Jesus!! Livro duro, dá vontade de entrar nele e arrancar ela daquela situação? Por alguns momentos até eu como leitora questionei a sanidade dela? Por favor, leiam!!
Livro 5 ?? ??

FrannFrann 24/05/2023

Que livro necessário e revolucionário. Eu fiquei angustiada e desesperada pela Enchanted, em como o Korey manipulava e agredia ela de todas as formas possiveis, e como foi difícil da Enchanted perceber isso.
Esse livro retrata o quanto é difícil ser mulher na sociedade, principalmente uma mulher negra. Em como somos culpadas e taxadas de mentirosas quando finalmente temos coragem de denunciar um abusador e agressor. A sociedade é podre!
Ler esse livro foi revoltante e angustiante, mas com certeza valeu a pena todas as páginas lidas. Foi uma leitura muito importante e necessária para mim.

"Para as vítimas, para as sobreviventes, para as corajosas que cresceram rápido demais... Nós acreditamos em vocês."

Gabriela.Pereira 16/05/2023

UAU
A autora foi muito sensível na maneira que ela retratou toda a história da Enchanted, que apesar de ser fictícia, traz muitas características de histórias de muitas meninas negras, em especial as que foram vítimas de abuso. O livro retrata sobre como sempre duvidam da palavra de uma mulher, de como somos ?obrigadas? a amadurecer mais rápido do que os homens e de como a justiça é seletiva, a história fica ainda mais clara pra quem assistiu o documentário ?Sobrevivendo ao R-Kelly?. Apesar de ser uma leitura um pouco densa, adorei o livro.

Carol 02/05/2023

SENDACIONAL, mas agoniante
QUE LIVRO BOM! Ultimamente poucos livros tem me prendido e me surpreendido tanto assim. Não vou dizer que é um livro fácil, por muitas vezes me peguei rangendo os dentes de raiva e ódio de algumas situações, é um livro pesado e muito difícil de engolir. Trata de coisas revoltantes que te deixam com uma sensação de impotência gigantesca, queria poder ajudar a protagonista, sei que ela é uma personagem, mas que ilustra a vida de muitas adolescentes reais que estão mais perto do que a gente imagina, sabe? Nossa, recomendo demais, acho que é um livro difícil, mas muito fluído e instigante.

Bea 25/04/2023

"Este livro fala de abuso de poder. Fala do padrão de perdoar homens adultos por seu comportamento e culpar meninas por seus erros"

Eu não sei o que falar sobre esse livro, ou na verdade eu tenha muito para falar dele, mas nada seria suficiente para traduzir o que ele é.
Alguns livros são bem mais que livros, eles são sentimentos. E esse aqui, com certeza, é um desses. Ele é um grande SENTIMENTO.
A Enchanted é nadadora, e ela ama nadar e o mar, então o livro inteiro há analogias com o mar, ela própria sendo uma espécie de Pequena Sereia. E durante boa parte do livro a sensação que tive era de afogamento. Era como afundar e afundar e não conseguir encontrar nenhuma forma de salvamento.
Eu não esperava que o livro fosse ser assim, mas logo no começo eu percebi onde o Korey estava indo. Um cara maravilhoso, que é capaz de realizar todos os seu sonhos, que te diz TODAS AS COISAS CERTAS NA HORA CERTA. Sutilmente ele se insere na vida dela, desvendado todos os pontos fracos, até que ele se torne o norte na vida da Enchanted e nada ou ninguém é capaz de faze-la enxergar o que realmente está acontecendo.
Então vem a cena do avião, e é como se, naquele ultimo segundo, você conseguisse mais um respiro.

"Cara, Malcolm X é que falou a real: “A pessoa mais desrespeitada na América é a mulher negra. A pessoa mais desprotegida na América é a mulher negra. A pessoa mais negligenciada na América é a mulher negra.”

Houve uma parte do livro em qual realmente pensei que as coisas não eram como pareciam, eu questionei, inclusive, se havia de fato um Korey. Se no final tudo não teria passado de uma grande ilusão. Isso é o que acontece quando nós, mulheres, tentamos denunciar qualquer tipo de abuso. Sempre desacreditadas, sempre loucas, sempre querendo fama. A situação é muito pior no caso de mulheres negras, silenciadas pela vida e por aqueles que tem poder. A forma como a autora aborda isso é simplesmente sensacional.
Eu li um conto da Tiffany em "Blackout: O amor também brilha no escuro", na época busquei outros livro de todas as autoras, porque queria conhecer mais dos seus trabalhos, isso foi em 2021 e desde então esse livro está na minha estante, torcendo para que um dia fosse lançado aqui. Fiquei muito feliz quando vi a pré venda e estava super ansiosa para quando enfim pudesse ler.
Esse não é um livro facil de ler, ouso dizer que é um dos mais dificeis da minha vida, em contrapartida ele também é extremamente necessario e se, por um acaso, você acho que pode lidar com ele, eu super recomendo que o leia.

"— Muito bom! — comemoro, tomando um gole do suco de beterraba.
É melhor do que imaginei."

Duvido que qualquer suco tenha sido melhor que esse.

book_luiza 10/04/2023

Leitura obrigatória!!!!!
Confesso que fui ler achando que era uma coisa completamente diferente. achava que era um thriller, mas é muito mais que isso!

o foco do livro não é o suspense em si (apesar dele ser muitoo bom).

o livro vai mostrar um relacionamento entre um homem de quase 30 anos e uma menina de 17. relata de verdade como realmente é uma relação abusiva, como uma pessoa manipuladora e tóxica se relaciona.

a autora conseguiu fazer isso de uma forma tô verdadeira, que as cenas chegam a ser muito doloridas. principalmente pra gente, mulheres. (aliás, tomem muito cuidado com a classificação indicativa e os gatilhos).

além da questão de ser mulher, a narrativa é sobre as mulheres negras na sociedade. onde tudo o que elas dizem sempre é desacreditado e descartado.

realmente, pra mim foi um dos livros mais pesados que já li, por ter sido escrito dessa forma muito real, sabe? você lê e sabe que aquilo acontece e acontece com frequência.

uma super leitura profunda e necessário.

clarys 19/07/2022

indescritível
que livro? pegou meu coração e bateu no liquidificador. é muito pesado, tem vários gatilhos e tópicos difíceis porém necessários. A escrita é ótima e me senti muito mal pela Enchanted durante a história toda.

uma leitura totalmente NECESSÁRIA

luísa 20/05/2022

rapaz, eu estava esperando algo completamente diferente, então acabei não gostando tanto quando me deparei com algo diferente do imaginado. a autora focou mais em outros aspectos do que num thriller em si (que eu estava esperando), mas não deixa de ser uma história importante, e a tiffany escreve muito bem!

Nathi 29/04/2022

Um livro que trata vários problemas de uma forma...
Cara eu sabia que seria bom mas não que seria tanto.assim, aqui vemos um retrato da sociedade contra a mulher negra, um cara que claramente fazia a cabeça de jovens para o que ele queria e a sociedade simplesmente discordava disso tudo por ser um famoso e MDS...
A autora abordou tudo super bem o livro me prendeu do começo ao fim!!! ??

carol 12/03/2022

a capa não diz nada sobre a história
uma mistura perfeita de romance, suspense, crescimento e conscientização. a nota da autora no final acrescentou ainda mais nessa história emocionante. li por audiobook e a narração trouxe ainda mais vida pro livro, muito bom mesmo!!! não vou falar sobre ou dar uma sinopse pra não estragar a ?surpresa?. espero que venha logo pro Brasil e que venha com hype!

Leticia.Fonseca 06/01/2022

doeu muito isso aqui
livro que parece um soco no estômago,te deixa enjoada e com vontade de vomitar de tão real e doloroso,black women matters!!!!

beatriz 27/12/2021

GROWN
apenas não tenho palavras pra esse livro. é sobre uma menina se descobrindo, querendo dar voz pro seu talento. é sobre um adulto que não sabe o que é certo e errado, que usou da inocência e ingenuidade de uma jovem mulher pra continuar um ciclo de abuso e violência.

além da escrita absolutamente INCRÍVEL e os capítulos curtos, a autora nos prende na narrativa fazendo com que a gente torça, sinta raiva e queira lutar pela Chanty. por ser um livro own voice, a tiffany mostrou muito bem com relacionamentos abusivos funcionam e como a vítima se sente sem saída.

é revoltante ver como várias mulheres se manifestando são necessárias para derrubar UM homem, e mesmo assim, ainda vão ser descreditadas, culpadas e taxadas de mentirosas. isso tudo piorando se tu for uma mulher negra. é um livro difícil e revoltante de se ler mas que vale cada página.