As Esferas

As Esferas Nelson Issa

Resenhas - As Esferas

Aione 03/09/2019

As Esferas é o romance de estreia de Nelson Issa autopublicado na plataforma KDP da Amazon. Mesclando a ficção científica com um panorama político e psicológico, a leitura é tanto ágil quanto instigante.

A trama se desenvolve em duas partes, que podem ser lidas de maneira separada e sem ordem específica. Seguindo a disposição feita pelo autor, na primeira parte a história acontece em um futuro próximo ao ano de 2020 no sítio arqueológico da Serra da Capivara, no Piauí, durante uma escavação feita por dois arqueólogos, que acabam por descobrir uma estranha esfera soterrada. Na segunda parte, a trama retorna a um passado longínquo e ficcional, muito mais tecnológico do que nossos dias atuais, no qual outra aparição das esferas remontaria a sua origem.

Em ambas narrativas, a escrita de Nelson Issa é ágil e imprime velocidade à leitura. Se, na primeira parte, somos motivados pelos momentos de ação e adrenalina que permeiam o instante da escavação, na segunda é a quebra do clímax criado ao fim da primeira parte que nos leva a prosseguir, ainda mais curiosos pelo mistério das Esferas. No resumo, a primeira parte da narrativa traz todo um cenário político mundial que nasce em consequência da descoberta das Esferas, seja por interesses diplomáticos, seja pelos efeitos sísmicos, de maneira que o próprio desconhecimento dos envolvidos a respeito das Esferas impossibilite o leitor de saber mais sobre elas. Assim, quando somos levados à segunda parte, estamos ávidos por essas informações — que tanto nos satisfazem quanto, em partes, nos frustram. Tal frustração, contudo, não se deve a alguma falha do livro, mas ao seu próprio caráter: há um mistério próprio que rodeia as Esferas, de maneira que não seja possível desvendá-las por completo.

A obra de Nelson Issa é, também, bastante informativa. O romance é repleto de notas de rodapé, que trazem as mais diversas referências: de literárias a políticas, das científicas às históricas. Embora, de modo geral, eu tenha uma preferência por não me ater muito a notas do tipo por sentir que elas quebram o fluxo narrativo, toda a informação contida nelas garante um acréscimo de conteúdo à leitura bastante interessante.

Os finais de cada uma das partes me pareceram abruptos, além de eu ter me sentido um pouco confusa em relação às linhas temporais, sobretudo pelo passado remoto da segunda parte me soar tanto como um futuro da primeira. Contudo, pensando em toda a simbologia das Esferas e na própria despedida do autor, tive a impressão desses aspectos serem propositais: há na leitura uma ideia de erros que se repetem e de acontecimentos que são cíclicos, de maneira que não caberia pensar em um antes e um depois ou então em um final, uma vez que esse seria sempre sucedido de um recomeço.

Em linhas gerais, As Esferas foi uma leitura instigante e que, apesar de seu conteúdo informativo e reflexivo, tanto não se fez pesada em momento algum, quanto manteve o interesse pelo virar de páginas. Ao abordar a questão do desejo humano e suas mais profundas consequências, as Esferas de Nelson Issa nos fazem pensar nas nossas próprias e nos perigos que nossas mentes podem suscitar.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2019/09/02/video-resenha-as-esferas-nelson-issa/