O Chamado de Cthulhu e outros contos

O Chamado de Cthulhu e outros contos H. P. Lovecraft

Resenhas -

Renato.Machado 19/10/2020

A meus amigos e amigas que mente fértil e fétida essa do Lovecraft.

Sam Regis 12/10/2020

Tenebroso
Então, eu finalmente li o conto mais famoso do escritor H. P. Lovecraft, pra o mês do horror, e essa estória de arrepiar está comigo até hoje. Sabe quem tem medo do mar por não saber que bichos podem se esconder lá embaixo? Aqui, esse medo é totalmente justificado, pois nesse conto meio investigativo, meio de horror, conhecemos um homem que teve seu tio (se não me engano), um professor e cientista, misteriosamente morto e um acidente estranho com um escravo que sem querer o empurrou de um navio. Ao separar os papéis do falecido, ele descobre manuscritos que vão tratar sobre uma descoberta assombrosa: um culto antigo e perigoso, que presta homenagens a uma entidade poderosa de muitos séculos de idade que se esconde nas profundezas do oceano aguardando o momento em que poderá retornar e causar destruição para todos. Um final ainda mais assustador e arrepiante aguarda o leitor que desejar se aventurar pelas terríveis descobertas que nosso personagem ainda fará.
Posso dizer a vocês, o estilo de Lovecraft é único (ainda não li nada do Poe, pra fazer comparações, já que ouvi pessoas dizendo que esse conto lembrava as estórias do escritor), sua ambientação, seus personagens e o jeito como ele narra deixa tudo mais sombrio e de arrepiar. Se quiser deixar o clima ainda mais tenebroso, é uma boa ler ouvindo aquelas músicas de horror (procurem por: Lovecraft soundtrack no YT), pois dá até aquele arrepio na espinha huhuhu
Recomendo absolutamente, ainda mais no mês do dia das bruxas

Danusa 02/08/2020

Leitura intensa
HP este ano está sendo uma novidade incrivel de leitura! Este conto é um ótimo exemplo do mistério que envolve a escrita de Lovecraft. Só posso recomendar a leitura imediatamente.

Fernandohorse 26/07/2020

Cthulhu talvez seja a história mais famosa de Lovecraft, mas sinceramente, achei supervalorizada. Os demais contos dessa coletânea são bem melhores, mais bem amarrados e mais bem resolvidos.

Cristina 17/07/2020

Não gostei
Primeiro contato com Lovecraft e já não gostei, bem racista. A trama não me envolveu, não senti horror nem nada do tipo, sei lá, talvez precise ler novamente.

an4luiza 09/07/2020

Esse livro reúne vários dos mais famosos contos de Lovecraft e o meu favorito - A música de Erich Zann.
Vale muito a pena ler, mas, como a própria introdução do livro adverte: cabe ao leitor entender a diferença de época do autor e colocar de lado o preconceito explícito para aproveitar o livro.

Indy 18/03/2020

Variedade de temas e inspirações relacionadas ao horror!
Lembro que na minha adolescência li alguns contos soltos do Lovecraft mas ainda não tinha lido muito para tirar conclusões sólidas.

É interessante perceber a variedade de temas e inspirações relacionadas ao horror que o autor explora, algumas abordagens não são minhas favoritas.

Os meus contos favoritos foram A Casa Abandonada e O Chamado do Cthulhu. Mas todos são muito bem construídos dentro do seu enredo.

Ansiosa para ler toda a obra do Lovecraft com mais atenção.

P.S. : Vale salientar que o autor em diversas partes do livro é altamente xenófobico e racista. LIXO.

Vinicius.Villela 08/11/2019

Não envelheceu como vinho
Fui bastante animado ler este conto, já que é o mais famoso do autor, mas acabei encontrando mais do mesmo. A imaginação para criar seu universo de horror continua impressionante, mas a maneira como a história é contada simplesmente não me agrada. Não me passou medo algum, ou muito menos fez eu me importar com os personagens.
Sussurros na Escuridão para mim, de longe, é o melhor conto dele, onde ele toma mais tempo para desenvolver os personagens e suas relações. Este livro possui 6 contos no total, 4 deles me agradaram, mas justamente o Chamado de Cthulhu não me agradou muito.
A forma de escrita e a maneira como ele conta suas histórias não é para mim, mas reconheço sua importância e como ele influenciou o horror.

Kaah 01/11/2019

Apesar de ir no dicionário toda hr por ter algumas palavras difíceis, é bem legal as histórias. Indico bastante...