Fontes murmurantes

Fontes murmurantes Manoel Carlos Karam

Resenhas - Fontes murmurantes

Yuririn 21/02/2023

Já tinha lido outra obra do autor então meio que esperava o tipo de escrita que o livro trouxe, mas ainda assim foi bem viajadinho pra mim hahaha. Não me conectei muito com a trama, tiveram até partes boas, mas também achei que o livro seria diferente do que foi. No geral achei méh.

Paulo Silas 15/02/2021

Um romance que possui uma divisão capitular curiosa e incomum ou um agrupamento de vários histórias que de certa forma podem ser assim lidas como fosse um romance? É em meio a uma inquietante forma de fazer literatura, assim dita pela não observação dos critérios que definem e delimitam os gêneros literários, que Manoel Carlos Karam constrói o seu "Fontes Murmurantes", uma história que é formada por várias histórias, ensejando na possibilidade de o leitor, assim como o autor se permite, ler com o olhar que julgar mais apropriado.

"Fontes Murmurantes" traz casos, relatos, episódios e histórias que são narradas por diversas personagens, mudando abruptamente de uma para outra - e por mais que assim seja, o ponto final de cada história não passa a ideia de realmente se tratar de um ponto final que encerre a história, casando bem assim aquela que é contada a seguir. É dessa forma própria que se estrutura o livro, cujas trezentas páginas contam brigas de bar que iniciam sem motivo aparente e terminam quando a polícia prende alguns dos brigões e a bebedeira continua como se nada tivesse acontecido, reuniões formais de uma família de obedecem categoricamente os protocolos nas discussões, pescarias que são suspensas por ordem de agentes policiais e tantas outras que empregam uma aura de confusão agradável ao livro. Um estranhamento confortável - é isso que se sente ao ler "Fontes Murmurantes".

Manoel Carlos Karam é um dos grandes nomes da literatura paranaense, tendo entrado no seleto rol de escritores de prestígio com obras como essa. "Fontes Murmurantes", publicado em 1985, é apontado como o livro responsável por esse marco. Caos e desordem constituem essa literatura absurda que faz sentido a partir daquilo que não faz, cujos traços, lampejos e pistas nesse sentido se encontram presentes nessa curiosa e cativante obra que serve como um convite para conhecer o seu autor. Vale a leitura!