A Devolvida

A Devolvida Donatella Di Pietrantonio

Resenhas - A DEVOLVIDA

Ana Luiza Lanari 23/06/2021

Comprei esse livro numa promoção na Livraria Leitura, por 10 reais. Já havia visto ele nas redes sociais e ficado interessada, mas confesso que foi o preço que mais me atraiu!
O livro é curtinho e li super rápido, mas a história consegue ser profunda e tocante.
Mais um livro incômodo e tocante para a lista desse ano, daqueles que deixam o coração da gente pequenininho.
Apesar de carga emocional, não conseguiu me conquistar de maneira especial e provavelmente será uma daqueles livros cuja história esquecerei em alguns meses.

Juju 02/07/2021

Surpreendente
Eu comecei o livro sem muita expectativa, por nunca ter ouvido nada sobre ele?
Não foi uma leitura que me prendeu muito, por isso demorei para terminar, mas ao mesmo tempo, achei toda a narrativa muito comovente e emocionante, principalmente por mostrar como foi difícil a vida da Garota (da qual não sabemos o nome, e talvez isso seja proposital), e como a amizade que ela desenvolveu com a irmã a salvou em vários momentos.
Como eu disse, a leitura não me prendeu muito, mas a história em si, é bem interessante?

AlessandraD. 08/07/2021

Premissa e história muito boas, adorei a relação de irmãs entre elas, mas o final deixou a desejar, ficou em aberto.
Jaky 01/12/2021minha estante
Que final foi aquele...da margem a várias interpretações...

Tâmise Pereira 04/09/2021

Uau!
Confesso que li sem muitas expectativas. Uma história que nos prende, com capítulos curtos e muito interessante.

Renata.Badaro 08/01/2022

Livro envolvente
Ganhei o livro de uma amiga, não conhecia a autora, que é italiana.
A Devolvida é a história de uma menina que, se saber o motivo, é devolvida para a sua família biológica, que mora em outra cidade e tem outro nível sócio-cultural. Desse ponto a história se desenrola, com muitos questionamentos interessantes, e a personagem se desenvolve bem. História cativante. Bom livro!

Anderson 17/02/2022

Um livro que está entre as leituras preferidas de Elena Ferrante, traz um tema muito bem explorado em "Um amor incômodo" pela autora da Tetralogia napolitana: a relação mãe e filha.
Em "A devolvida" não chegamos a experimentar um nível de tensão tão alto dessa relação quanto em Ferrante, mas é uma obra que nos faz refletir muito sobre solidão e principalmente rejeição.
Um ótimo livro, sem dúvidas.

Manu 17/05/2022

Criada por um parente de seu pai biológico e devolvida aos 13 anos de idade, sem saber o motivo.
Teve que conhecer sua família biológica, se acostumar a ela e descobrir o amor aos parentes que não conhecia.
A história de superação, perdão e resiliência.

Renata1004 28/07/2022

Criança sendo descartada..
A narrativa conta a história de uma criança devolvida à família biológica pelos únicos familiares que ela tinha conhecimento..
Vale a leitura e os questionamentos advindos ????

Michelle 11/09/2022

Bem razoável, mas valeu!
Um livro com uma história familiar bem incomum. Uma garota, aos 13 anos, é levada do lar onde vive, e onde leva uma vida muito boa, para um lar com condições péssimas, mas onde dizem morar sua família de sangue.

A partir daí, essa menina precisa seguir por si só, porque não conhece ninguém ali, não tem amigos e não reconhece aquelas pessoas como família. E ainda tenta entender o que aconteceu para tudo mudar tão de repente. Mas uma coisa boa aparece em meio a toda essa mudança repentina, ela conhece sua irmã e com isso as coisas passam a ser menos piores do que poderiam ser.

Não é um livro com um grande mistério ou uma grande revelação. Vemos, no decorrer da história, o que se passa com essa menina que tem sua vida virada de cabeça para baixo de uma hora para outra. O que mais gostei nesse livro foi a relação dessa menina com a irmã, que podemos perceber pela narração que se tornaram amigas e que sempre estavam juntas, mesmo no futuro. A relação com a mãe verdadeira não era nada calorosa, mas nos pequenos detalhes dava para perceber que essa menina era o único orgulho e a que se daria melhor da família. Quanto a mãe adotiva, vemos o amor que ela sente pela menina, mas que não foi suficiente para ficar com ela, abrindo mão dessa relação por uma pessoa que no final nos mostra que não é bom.

O livro é bem pequeno e a leitura foi até fluída. Não tem nenhum "boom" na história, mas gostei de ter feito a leitura.

Ananubia 25/12/2022

Acredito que se tivesse lido ele, sem um intervalo tão longo, teria gostado mais. A história é boa, e fala sobre um drama familiar.
Mais ainda assim fala de amor, encontro e desencontros.

Talita Nascimento 10/01/2023

É bonzinho....
O livro é bom, bem escrito uma narrativa que prende a pessoa.
A história da devolvida (não ficamos sabendo o nome dela o livro inteiro) é muito, mas muito triste. A forma como ela foi exposta a tanto sofrimento logo novinha. Teve uma mãe q lhe entregou aos braços de uma parente logo assim q nasceu e quando estava com está parente, do nada ela resolve devolver a menina! Assim, sem mais nem menos.!
A história toda, vai girar em torno disso. Na medida q vamos lendo e vai sendo explicado o porquê dessa atitude, devolver a garota q já estava acostumada com a vida q levava, as amizades q tinha..
Quando foi finalmente revelado no livro o motivo, eu fiquei com MUITA raiva. No meu ponto de vista (digo isso pq vi resenhas aqui, não defendendo, mas "entendendo" o lado da mulher) o que aconteceu não foi motivo pra ela abandonar a criança. Ainda mais ela q se dizia amar. Quando a gente ama, não abandona. Teria sim, no meu ver, meios pra ter ficado com ela.
Mas enfim...
A história é boa, é sofrida, triste do começo ao fim!
Mas pra mim ficou a sensação de algo faltando.... Algo a mais na história.

Thaysduda 22/01/2023

@livroserazoes
Em A Devolvida vamos acompanhar uma garota de 13 anos com a vida perfeita. Ela tem pais amorosos, uma casa boa perto da praia, estuda em uma escola excelente, faz aula da natação, dança e, tudo que precisar.

Tudo em sua vida muda quando os seus pais contam que, na verdade ela é adotada e que a família biológica a quer de volta. Na primeira cena do livro mostra o seu primeiro contato com a família biológica, e é terrível. Impossível não sentir empatia por essa garota. Ela está em uma situação sem entender o que realmente está acontecendo, e em uma casa com pessoas totalmente estranhas. Ela foi deixada lá como se fosse uma mercadoria, um objeto.

Acostumada a ter uma vida de luxo, o choque de realidade é gritante. Ela saiu de uma família onde tinha tudo, para uma família que não tinha nem comida na mesa. Percebemos que a garota não é desejada naquele ambiente, na visão dos irmãos é mais uma boca para dividir a comida. Ela é A Devolvida, a indesejada, a órfã de duas mães vivas.

Com o passar das páginas entendemos mais ou menos o que aconteceu, mas a personagem por ser ainda muito nova não percebe. Ela se vê perdida e tentando compreender o que fez de errado para ser devolvida e ninguém a querer. Impossível não sentir pena dela, ela se esforça de todas as maneiras, tenta entrar em contato com a mãe adotiva, mas é sempre ignorada.

Ela cria um laço muito forte com sua irmã, sendo a melhor coisa nesse livro. Sua irmã ajuda a introdução dela para esse novo mundo e se tornam verdadeiras amigas. Vemos o crescimento da personagem diante da situação, e após um período tudo na história fica esclarecido.

O relacionamento dela com um irmão me incomodou muito, e fiquei sem entender o que a autora quis passar com isso.

A história não difere muito de casos reais que vemos por aí. Pessoas sendo tratadas como se não tivessem sentimentos e filhos como se fossem mercadorias para suprir necessidades pessoais.

Desejava mais do final, mas fiquei sabendo que o livro teria uma continuação com as irmãs. Porém, ao pesquisar não achei informações sobre isso, então não sei se devo esperar.