O museu da inocência

O museu da inocência Orhan Pamuk




Resenhas -


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Biblioteca Álvaro Guerra 15/05/2024

Kemal, homem nos seus trinta anos, descendente de uma família rica e tradicional, está prestes a se casar com Sibel, mulher inteligente e refinada. Na Turquia dos anos 1970, eles representam um casal moderno, que se arrisca a fazer sexo antes do casamento. A vida de Kemal, de fato, parece completa em todos os aspectos - financeiro, familiar e amoroso. No entanto, ao reencontrar-se com Füsun, uma prima distante de dezoito anos que trabalha como vendedora em uma boutique, toda a sua estabilidade colapsa. Ele passa a ter encontros sexuais frequentes com a jovem bela e esbelta, embora não considere romper o noivado com Sibel, a esposa perfeita aos olhos da sociedade turca. À medida que o dia do casamento se aproxima, a pressão sobre Kemal, que julgara ter tomado uma decisão muito moderna e europeia, aumenta. A partir dessa história de desilusão, obsessão amorosa, embate entre Ocidente e Oriente, tradição e modernidade, Orhan Pamuk desenha um panorama social e cultural da Turquia. Como prova da existência de sua estreita ligação com Füsun, o narrador, que conta a história a partir do presente, está organizando um melancólico museu de objetos, que acaba sendo uma versão em miniatura dos dramas sociais da época e das relações entre homens e mulheres no país. Apesar do distanciamento cronológico, cada sofrimento e crise de ciúme do protagonista são rememorados nos mais íntimos detalhes, carregados de emoção e conduzidos com elegância pela prosa de Pamuk. O Museu da Inocência articula o impasse que viveu a Turquia dos anos 1970 - e que ainda repercute nos dias atuais -, dividida entre impulsos ocidentalizantes e tradicionais. O estilo de Pamuk mimetiza este momento histórico, prestando uma homenagem ao mesmo tempo aos sentimentais romances do cinema popular turco e aos grandes clássicos da literatura europeia, de Goethe a Flaubert.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535918571
comentários(0)comente



Dila 07/11/2022

Amor, memória e obsessão
O livro conta a história não somente do amor de Kemal por Fusun, mas também de seu amor pela memória e pela capacidade dos objetos de narrá-la. É um livro extremamente bem escrito, embora o caráter obsessivo do personagem principal se torne, por vezes, cansativo.
Foi uma leitura intensa, às vezes arrastada, mas no fim bastante prazerosa. A vontade era de ter dinheiro e disponibilidade pra comprar uma passagem e ir imediatamente visitar o Museu da Inocência em Istambul! Sem dúvidas uma obra que vale a pena ser lida.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2