La straniera

La straniera Claudia Durastanti

Resenhas -

Andgualb 06/04/2024

Me senti uma estrangeira na história
A estrangeira tem um perfil autobiográfico, e corre em capítulos curtos como se fosse um diário. E é um diário de uma vida de verdade. Existem conflitos, mas nada com tom tão dramático a ponto de me gerar dó ou empatia. Existe romance, mas bem longe de te fazer suspirar. Existe relações familiares complexas, mas nada que me fez relacionar com algo que vivi. Existe uma carreira, mas sem nenhuma conquista inspiradora. Mesmo sendo um diário terminei as quase 250 páginas sem conhecer a personagem. Ela conta toda sua história, mas parece que falta vivência, intimidade e um contato mais próximo.

Não consegui me vincular à personagem, muito menos a história. Eu fui lendo, lendo? até chegar ao fim. E ela que foi uma estrangeira em tantos lugares e situações conseguiu trazer um livro que faz o leitor ser também estrangeiro. Nem de longe é um livro ruim, mas não saio encantada, me senti rasa e sem conseguir mergulhar.

1Sbag 07/03/2024

Terminei o livro hoje e sinceramente fiquei feliz, não foi um livro que prendeu. Senti que muitos assunto e/ou situações foram descritas com muitos detalhes mas que no fim das contas não fizeram diferença pra história.
Os acontecimentos e aprendizados do livro foram muito bons, o sentimento de pertencer, mas num geral, não me segurou muito.

Mlamanda 07/03/2024

Decepcionada, esperava mais
Chato, monótono, dando volta no mesmo assunto.
Contanto a história da mãe e pai nunca perspectiva ora coitadolandia ora criticando, não gostei.

Krol.Veras 02/03/2024

Reflexiva
No início me pareceu um monte de aleatoriedades jogadas ao leitor, numa tentativa de narrativa profunda, mas que se mostrava profundamente confusa. Depois ficou realmente muito bom, os pensamentos, confissões, desejos, sentimentos, incompreensão de si mesmo, muitas verdades jogadas em mim. Gostei de muitas linhas, e me identifiquei em várias situações, palavras, confusões.

Light Moon 09/02/2024

Me perdi no meio da história
O livro é até que bom, mas eu me perdi no meio da narrativa, não estou acostumada a ler livros assim e achei muito confusa a forma que o livro é contada e não consegui visualizar muita coisa a partir disso

Marco 29/01/2024

Tem um começo muito interessante e dinâmico, traçando um panorama da vida dos pais, alternando entre eles e contextualizando suas dificuldades como pessoas surdas, desde a infância até a vida adulta. Porém quando a autora se insere na trama, a história perde um pouco a objetividade e cai em divagações.

cliandra 21/12/2023

É uma leitura que começa e se conserva densa mas no meio do caminho fica um pouco morna, tem partes muito detalhadas que não precisariam de tanta atenção assim pra continuar o desenvolvimento, mas senti como se a autora estivesse em uma conversa franca comigo sobre o passado dela.Traz muitas reflexões interessantes sobre o impacto da criação, o desejo de pertencer a algo, o de se encontrar em meio ao caos. Porém, o que mais me marcou foi o capítulo sobre o amor, com descrições intensas sobre o começo e o fim dele.

"... impacto mais profundo e determinante em mim foi causado por outra pessoa, com quem não tinha irmandade nem ligação consanguínea. Nunca estive na lua, nunca aprendi a nadar, não feri uma amiga em duelo, mas encontrei alguém."

mulderfumante 21/12/2023

Ain't no cure for love
Li faz um tempinho, mas vamos lá (essas palavras são meus pensamentos jogados no lixo):
são ensaios divididos por sessões: família, viagens, saúde, trabalho e dinheiro e amor. você pode ler na ordem que bem entender. a última parte se chama "qual é o seu signo". como se fosse um horóscopo, sem previsões, apenas ponderações, semi autobiográficas, mas também ficcionalizadas: o livro termina com a pergunta "mas é uma história real?" e não podemos responder enquanto leitores. é um livro pessoal, extremamente pessoal, que de alguma forma tenta fazer as pazes com as perguntas que cercaram a autora por uma vida inteira, uma série de inconformidades e lacunas, lembranças, (os pais surdos, a condição de ser estrangeira e o não pertencimento) e talvez não possamos responder se de fato é uma "história real". e acho que não era a intenção da autora - e penso também que não deve ser nossa intenção - dizer se é ou não. é a história da vida dela e, como toda vida, é marcada por um pouco de memória e muita invenção. por que não inventar? sinceramente, acho que existem coisas mais importantes do que determinar se certa coisa é real ou não.
com certeza, tenho que reler, porque agora tenho a sensação muito incômoda de ter deixado algo passar. é desses livros que a gente precisa: os que clamam por uma releitura e os que incomodam.

Clarispectiana 17/12/2023

Livro que trate sobre família ou relações familiares eu sempre me interesso muito.
E essa relação entre uma filha que escuta e dois pais surdos é muito diferente do que costumamos ver na literatura.

Preciso de uma releitura, ainda estou confusa haha

Clara2720 02/12/2023

Nao sei se entendi o livro inteiro, mas chorei bastante em alguns momentos, me identifiquei em outros e em muitos vi uma visao da vida q nunca poderia pensar

@wesleisalgado 19/11/2023

O mais interessante da narrativa é enxurrada de referências a livros, filmes, músicas e sérias que a escritora coloca em sua história. Pareciam inseridas por mim em alguns momentos.

De Twin Peaks a Stephen King, álbuns do REM, o Podereso Chefão, River Phoexie e Conta Comigo (filme da vida), a história mesclando ficção e realidade é contada em quatro partes e não segue necessariamente uma linha temporal , indo e voltando a todo momento no tempo e te fazendo pensar o que ali era real e o que foi inventado. Até ouvi um podcast sobre mas tirando os pais surdo a autora não diz mais o que foi real ou não.

Vai ser o livro que eu vou lembrar pra sempre como tento referenciado a TRILOGIA DO DEPOIS, filmes da minha vida.

annikav.a 25/08/2023

Não há cura para o amor
A frase-título dessa resenha, dita por um amigo de Claudia num contexto horrível - por ele se tratar de um stalker que não larga do pé da ex - resume abstratamente esse livro, que, em si próprio, é desconfortável de ler, todavia é bem escrito, rico em analogias e odes. Na minha opinião, a melhor forma de aproveitá-lo é ler aos poucos, intercalando-o a outro(s) livro(s), isso por dois motivos: é um livro sem plot- são reminiscências desordenadas, que podem ser bem cansativas- e a total imersão nele pode te deixar com uma impressão péssima sobre o mundo e a vida. No geral, recomendo pelas reflexões que nomeiam a obra - sobre ser estrangeira, tanto no sentido literal quanto no figurado - e sobre classes sociais, a violência e o amor, a experiência de crescer mulher. Mas, por outro lado, não me sinto confiante para julgar a representação das pessoas portadoras de deficiência- afinal é um livro autobiográfico, não existe para satisfazer nossas expectativas - muito menos o tratamento das pessoas racializadas. Procurei, em vão, resenhas mais qualificadas especificamente em relação a isso.

amandaox 13/07/2023

Eu tenho dificuldade com narrativas assim, o fluxo de pensamentos me perde o tempo todo e acabo me desligando bastante da história. Lá pro final acho que fui me acostumando e as reflexões são bem mais interessantes, ainda assim, foi um livro difícil

Leticia.Moraes 10/05/2023

Autobiografia ficcional
Uma mistura de ficção, mas com base na história de vida da autora. Este livro traz do fundo do nosso ser o sentimento de nos sentirmos estrangeiros dentro da nossa própria casa.
Recomendo a leitura.