A estrangeira

A estrangeira Claudia Durastanti

Resenhas -

amandaox 13/07/2023

Eu tenho dificuldade com narrativas assim, o fluxo de pensamentos me perde o tempo todo e acabo me desligando bastante da história. Lá pro final acho que fui me acostumando e as reflexões são bem mais interessantes, ainda assim, foi um livro difícil

Leticia.Moraes 10/05/2023

Autobiografia ficcional
Uma mistura de ficção, mas com base na história de vida da autora. Este livro traz do fundo do nosso ser o sentimento de nos sentirmos estrangeiros dentro da nossa própria casa.
Recomendo a leitura.

Bruna Terto 03/04/2023

Sentindo como se estivesse lendo a própria realidade.
É como se eu andasse em cacos de vidros, descalça, no início com poucos, e vai aumentando a quantidade de vidro no decorrer dos capítulos.
O choque de que a realidade que vivi/vivo, pode ser vivida por outras muitas pessoas...

Nina 02/03/2023

Livro bem interessante. Fala sobre uma realidade muito pouco conhecida de maneira bem sensível e com um contexto que ajuda.

Bruna 27/02/2023

Uma torrente de sentimentos, pessoas e lugares
Esse livro é uma experiência. A estrangeira é essa protagonista que tem pais surdos, e que já se vê obrigada a transitar entre dois mundos completamente diferentes para estar em contato com os pais e com o resto do mundo ao seu redor. Achei muito interessante as observações sensíveis que a protagonista faz sobre seus sentimentos não só sobre ter pais deficientes, mas como o mundo lida com isso.

Além de transitar entre essas duas realidades linguísticas, ela também está sempre cruzando fronteiras, já que parte da sua família imigrou da Itália para os EUA. Isso faz com que ela se sinta uma estrangeira em todos os lugares, sinto que ela nunca teve o sentimento de ?fincar raízes? em nenhum lugar. Aquele estereótipo da família super tradicional italiana que faz macarrão caseiro não existe por aqui.

E o que eu mais adorei foi que o livro aborda o tema da surdez dos pais e traz o ponto de vista da personagem sobre isso, além dela mesma abordar a sua história com uma sensibilidade inigualável. É uma verdadeira torrente de pensamentos, de familiares, desconhecidos, sentimentos e lugares. Realmente me lembrou muito a escrita da Ginzburg com uma pegada mais contemporânea.

Me emocionei diversas vezes, tive que marcar tantas páginas porque são incríveis suas observações, pontos de vista e comentários acerca do seu mundo e dos outros. Vale MUITO a leitura! Eu amei.

becca39 25/02/2023

Demorei um pouco pra conseguir terminar esse livro, mas a leitura foi boa.
Ele é um pouco cansativo em alguns momentos, mas fala com a gente de uma forma incrível.

Elane.Medeiross 09/02/2023

Obra interessantíssima, senti muita nostalgia. Trouxe uma narrativa de acontecimentos que prendeu do começo ao fim e gerou reflexões.

Gio 01/02/2023

Caos
A sensação que dá é que a gente está na cabeça de quem escreve, um caos de memórias divagando desde relatos ouvidos pela família até as histórias vividas e que se aspira viver.
Confesso que demorei bastante pra pegar o ritmo e só lá pela metade me envolvi de fato com a história, os últimos capítulos são de uma densidade e profundidade imensa.
Num geral gostei, apesar de não ser uma leitura tão fluida.

stelindner 11/01/2023

Achei o livro confuso e não me conectou.
Cronologia difícil de acompanhar, muito relatos que me pareciam soltos.

Helen 04/01/2023

A Stranger
Com certeza um dos queridos da vida, uma estranha, uma estrangeira no mundo.
quantas vezes mesmo sem ter vivido aquela situação especifica a autora me fez sentir uma nostalgia de sentimento, fomos companheiras pela sua história.
Mas essa história é real?

DaniM 02/12/2022

A estrangeira
Num ano em que li muito menos do que gostaria, esse livro se destacou como um dos melhores. Fiquei muito confusa no início, porque o fluxo do pensamento da autora ? e´ um romance autobiográfico ? te coloca pra girar em alta velocidade. A cronologia é confusa, passado e presente se misturam e a franqueza dela com relação à sua própria família é incômoda. Mas só no comecinho. É como se vc precisasse desse baque inicial pra ser autorizado a acompanhar a vida de Durastanti e ter o privilégio de usufruir de sua escrita. Uma surpresa esse livro, daquelas não mto frequentes, mas com certeza arrebatadoras.

Marina 17/07/2022

É abstrato!
Assim como a mãe da autora define algo belo como abstrato, o livro também é belo e abstrato.

A narrativa, através de memórias e relatos, vai desenhando a vida e os pensamentos da personagem. Em diversos momentos nos perdemos em seu vai e vem, mas tá bem nos encontramos em seus sentimentos e reflexões.

É um livro para ser degustado, devagar e sem pressa. E é também, um livro que demora para se concretizar em seu leitor. Um livro abstrato - entenda como quiser.

Carolina.Teixeira 13/06/2022

Foi confuso, mas quando dei por mim, não queria parar...
Caramba, é difícil falar dessa leitura. É daquelas gostei, mas não gostei, mas gostei.

A narrativa é do tipo: alguém contando vários momentos da sua vida. Mas, a autora insere muitos acontecimentos que envolvem política, sociedade, relações, culturas diferentes - a história perpassa por Estados Unidos, Itália, Inglaterra, e outros lugares através das vidas de "estrangeiros".

Existe uma riqueza nas informações e dados. Mas, ao mesmo tempo, é difícil se apegar. Em alguns momentos, tem até um estilo Ferrante.

Para mim, alguns momentos foram fortes. Consegui ir além através da literatura. Outros, fiquei a boiar em mares desconhecidos. Sempre que leio livros tão "humanos" eles tendem a ser assim, oscilam, em me fazer sair correndo e me fazer segurar a leitura até o final.

Em diversos momentos fico me perguntando o que é ficção?! Acho brilhante quando uma autora consegue isso. Difícil dar nota para um trabalho desses.

:)) 01/05/2022

um livro corrido
eu gostei da ideia desse livro, mas a leitura foi tão estranha ???
parecia só um monte de informação com palavras bonitas esperando que fizessem sentindo, em um único capítulo era narrado tanta coisa, fiquei com a sensação de que perdi de viver alguma coisa pra poder entender esse livro.

Sarah 06/02/2022

Quanta informação cabe em uma parágrafo?
Terminei de ler A Estrangeira com um certo alívio, principalmente de ter passado pela agitação dos 3 primeiros capítulos onde a árvore genealógica de Claudia é descrita com bastante detalhamento.
No começo eu percebi que o livro era diferente do que esperava, justamente por estar sempre descrevendo os personagens da vida da autora e suas histórias. Eu, muito presunçosa, esperava que ela falasse de si e sua visão sobre os eventos de uma vida de migrante com pais portadores de uma deficiência.
O livro seguiu por esse caminho, bem mais descritivo, onde ela conta sua infância, suas lembranças do ir e vir entre EUA e Itália.
O grande ápice, onde o livro me tocou, se dá a partir do capítulo em que Claudia fala sobre Saúde, não pude deixar de me identificar com muitas colocações no capítulo Trabalho e Dinheiro, foi em sua descrição da vida adulta que me identifiquei mais com a narradora e onde a leitura fluiu melhor.