Penitência

Penitência J. Brandão

Resenhas - Penitência

Sofi 10/06/2020

?O real sobrenatural? Eu sou apaixonada por terror, principalmente psicológico, quando o narrador consegue nos deixar tão confusos quanto o próprio personagem: isso está realmente acontecendo ou é somente uma loucura da mente? Essa dúvida costuma me instigar a ficar remoendo o enredo (e o desfecho) por dias a fio, o que transforma o livro em um companheiro que jamais me abandona. Foi o que aconteceu com Penitência. Se alguém tivesse me dito que uma autora independente conseguiria mexer comigo dessa forma, eu teria rido. Nós temos esse preconceito já conosco e nem percebemos: se não tem editora não pode ser tão bom. Mas eu não poderia ter me enganado mais! ???? Nessa coletânea de contos, somos levados para as profundezas das mentes e dos medos das personagens, as quais vivenciam situações sobrenaturais absurdas e nos deixam com a pulga atrás da orelha: como isso é possível? Como isso pôde acontecer? Aí somos levados mais a fundo e descobrimos que muitas das personagens estão se esvaindo em culpa, perdidos nesse sentimento e tentando encontrar alguma maneira de realizar uma penitência para encontrar o perdão. Até onde vai essa culpa que as consome? Onde começa a realidade? Teremos que ler para descobrir.

Gle 07/04/2020

Penitência
" Se tens o sangue fraco, querido leitor, não te adiantes. Melhor será que não o saibas. Conservas o teu juízo."

angeskoober 01/11/2019

Contos pesados.
Eu já tinha lido todos os livros da autora quando li Penitência, que são contos mais curtos (os outros livros eram novelas).
Achei os contos bem interessantes, apesar de que alguns achei confusos, pelos finais mais abertos. Não tenho muito problema com final aberto, mas alguns me incomodam kkk
Alguns contos estão mais para suspense e drama e outros achei bem assustadores, com uma atmosfera de terror mesmo. O tema é bem polêmico por tratar de religião, então o aviso no final da sinopse é pertinente.
Eu gosto muito da escrita da J. Brandão e nos contos não foi diferente. Ela trabalha os personagens e o cenário de um jeito bem original.
Ainda prefiro as histórias mais longas dela, mas recomendo os contos também. São temas variados, como diz na sinopse, então agradará vários leitores que gostam de temas mais pesados.

Micha 30/09/2019

Intrigante
Temporal. Falta de luz. Abrigo.

Faca. Sangue. Morte.

Necromancia. Ressuscitar. Morto vivo.

Peixe. Gato. Rato.

Pesadelo. Alucinação. Pânico. TOC.

Olhos enlouquecidos. Desespero. Manicômio. Hospital.

Todas essas coisas estão distribuídas ou embricadas em 16 pequenos capítulos, que são 16 contos curtos, com alguma ligação entre si. Ou não!
As descrições são tão reais que causam agonia. Por alguns momentos fiquei em dúvida do que se tratava realmente. Alguns contos adorei, outros não. Por vezes tive vontade de parar de ler, mas não queria largar até terminar tudo e saber no que aquilo ia dar.

Pensei que fosse ter uma ligação ou explicação ao fim, algo que juntasse todos os contos e eu fosse ter certeza do que aconteceu. Mas @autora_jbrandao tem uma escrita peculiar, fora da curva e fatos ficam no ar e o leitor interpreta o acontecido. E eu só sei que nada sei.