Os príncipes da Irlanda

Os príncipes da Irlanda Edward Rutherfurd

Resenhas - Os Príncipes da Irlanda

@ALeituradeHoje 20/04/2020

Amo História
Adorei a forma com que o escritor desenvolveu o livro.
Mais de 500 anos de história da Irlanda, focando em alguns acontecimentos específicos com personagens que se interligam de um século com o outro.
Amei.

Mi Hummel 07/03/2013

A Irlanda através dos tempos...
Estava em grande ansiedade para ler este livro e ele não me decepcionou.

Senti-me na Irlanda. Senti-me viajando através dos tempos.
A narrativa do escritor é rica em detalhes históricos - para o meu deleite - descrevendo costumes, política e religião com propriedade.

Achei super interessante a forma com que Rutherfurd decidiu traçar sua viagem no tempo: escolhendo um ramo familiar e desdobrando-o em infinitas variações ancestrais. Confesso que me doía ter que abandonar uma personagem para entrar em outra. Despedi-me com dor de cada uma delas à medida que os capítulos se encerravam. (Não!!Vai acabar assim?? Por favor, não!)

Tornou-se um dos meus favoritos justamente pelo fato de que aprendi muito e para mim a sensação de terminar um livro com uma bagagem maior de cultura e conhecimento não tem preço: ainda que seja um romance. Ainda que possam haver dados fictícios - como bem esclarece o autor no posfácio de sua obra. (De quebra, também pude conferir a pronúncia de nomes e locais através de um pequeno guia ao final do livro.)

Quanto à história: é impressionante, mas as personagens vão te engolfando em seus dramas. A primeira geração representada pelos amantes Deirdre e Conall já anuncia para quê veio, deixando-nos entrever a mentalidade de um povo que cria com veemência no papel do Rei Supremo junto aos Deuses. Minha história favorita? Sem dúvida de Eva e Sean O´Byrne. Eu realmente compartilhei da dor de Eva e, não. Não fiquei contente com o final. Tive vontade de esmurrar Sean. Sem dúvida um homem para quem " A vingança é um prato que se come frio."

Enfim. As gerações desfilam e a única coisa do clã Ui-Fergusa que parece sobreviver ao tempo é a velha caneca de caveira com sua borda dourada.
Mas até mesmo ela sucumbe, deixando-nos com a triste sensação de que nada dura para sempre.

Mel 13/12/2011

Ótimo!!
Que livro bom! Daqueles que não dá vontade de parar de ler. E olha que ele é enorme! Cheio de aventura, para quem gosta do estilo vale muito a leitura.

Wilians 23/10/2011

Um Épico a ser conhecido
Romance histórico da Irlanda, desde a primeira metade do Século I até Século XVI, contado através da história das gerações de várias famílias que se entrelaçam. A linha narrativa é segmentada em pequenas histórias que particularizam os eventos em sua ordem cronológica. Entendo que, embora o autor nem sempre tivesse êxito em manter o mesmo nível de interesse em todas as narrativas, teve como mérito trazer à luz informações históricas sobre este país fascinante, que é a Irlanda, cuja influência de sua cultura exuberante, pode ser identificada no nosso mundo atual. Como se trata do Livro I, de "A Saga de Dublin", Épico em dois volumes, esperamos que a sua continuação seja publicada em breve.

Priscila Louredo 14/03/2011

Perseverança é a chave
A trama de "Os Príncipes da Irlanda - A Saga de Dublin" começa no ano 430 com a história do principe Conall que, achando-se culpado pelos anos de destruição da colheita que supriria o reino de seu tio - o rei supremo -, decidiu se sacrificar.

A história continua com o filho de Conall e sua esposa Deirdre: Morna e como ele tornou-se chefe de sua tribo. E também, como o cristianismo começou a tomar lugar dos cultos celtas. Em seguida, as histórias de alguns descendentes de Morna como Osgar, Gilpatrick e Maurice se mesclam com a de outros personagens como Harold, Peter e Doyle, tornando o livro cada vez mais atraente.

Em "Os Principes da Irlanda" podemos conhecer um pouco da história do povo irlandês, suas guerras e costumes, além de apreciar o surgimento da cidade de Dublin, pois o autor consegue mesclar fatos históricos e acontecimentos verídicos com passagens que poderiam muito bem ter acontecido (se é que não aconteceram...).

Meu único senão é com a as, às vezes intermináveis, descrições dos lugares, paisagens e acontecimentos gerais. Houve momentos em que cheguei a pensar de desistir do livro ou pular alguns parágrafos. Mas não me arrependi por não ter feito isso pois, teria perdido uma boa história.

Quemlefazfilme 25/11/2010

Os Príncipes da Irlanda por www.quemlefazseufilme.com.br
Os Príncipes da Irlanda
Título Original : Dublin Foundation
Edward Rutherford
Editora Record

" De todos os festivais do ano celta, os dois mais mágicos eram certamente o Samhain, o Halloween original, e o festival do Primeiro de Maio chamado de Bealtaine. Se o ano era dividido em duas metades - inverno e verão, trevas e luz -, então esses dois festivais marcavam as junções. No Samhain, o inverno começava; no Bealtaine, o inverno terminava e o verão começava. A véspera de cada um desses dois festivais era uma ocasião especialmente sinistra, pois, durante a noite, o calendário entrava numa espécie de limbo, quando não era nem inverno nem verão. O inverno, a estação da morte, se encontrava com o verão, a estação da vida; o mundo de baixo se encontrava com o mundo de cima. "

Quando Dublin chama-se Dubh Linn , antes de São Patrício chegar, antes até mesmo de se falar o gaélico, podemos conhecer o início de um povo com suas conjecturas religiosas.
Os Druidas e os reis eram temidos. Os Druidas por seus poderes e visões e os reis por suas demostrações de poder.

Esse livro conta a saga de um povo misturando romance com fatos históricos. O mais impressionante é absorver a cultura que brota de cada página. O autor coloca um grupo de pessoas e a história cresce a partir dos ancestrais. Novos fatos vão aparecendo, mas tudo está intimamente ligado com a descendência daquele povo.

* Leia a resenha completa no link abaixo :

Lilica 05/11/2010

Mágico como o país...
Terminei de ler Os Principes da Irlanda e adorei! O Autor tem uma dinâmica de escrita muito boa, consegue conduzir o texto que é cheio de referencias históricas com leveza e magia. Estou louca para ler a segunda parte. Achei no entando, que ele poderia ter explorado um pouco mais da história antiga da Irlanda, seus mitos, lendas que compõe uma parte fundamental da cultura celta. Poderia ter aprofundado um pouco mais no período dos druídas e bardos, para então deixar mais evidente o contraponto no povo Irlandês quando o Cristianismo passou a dominar a cena. De resto acho que ele foi impecável. Reomendo a leitura para todos, principalmente aqueles que gostam de história da cultura celta.

Sharon 21/01/2009

Eu esperava emoções fortes e personagens carismáticos, mas encontrei uma colcha de retalhos. São pequenos episódios muito separados no tempo. Séculos entre uma história e outra, não existe nenhuma genealogia entre os personagens... eu gosto muito mais de romances centrados em poucos personagens complexos, uma história não exatamente "real", mais literária e mais divertida.

Além disso, o autor tem uma mania chata de interromper a narrativa nos momentos mais interessantes, mudando o foco para outro "núcleo" de personagens. Ok, o Bernard Cornwell também, mas o Cornwell faz isso de forma transparente, para que nós consigamos entender o que está acontecendo em todos os lugares ao mesmo tempo. Já o Rutherfurd parece usar isso como um elemento de climax, que acaba enchendo o saco.

Não terminei de lei.