Urupês

Urupês Monteiro Lobato

Resenhas -

J. Silva 27/09/2022

Urupês. A decadência do Brasil rural
?Urupês?, obra publicada originalmente em 1918, reúne ao todo 14 contos de Monteiro Lobato, que retratam basicamente a rotina do caipira que habita a região rural de São Paulo, e revelam suas opiniões, hábitos, memórias e símbolos.

Estes contos nasceram da vivência do autor na vida campestre, como fazendeiro. E, demais disso, os textos guardam em comum a característica fala caipira e um fim dramático e surpreendente.

Destacam-se os os texto: ?Velha praga?, publicado originalmente no jornal O Estado de São Paulo em 1914, o qual relata as constantes queimadas praticadas pelos caboclos, e, "Urupês", que introduz a imagem de Jeca Tatu, o sertanejo característico, lento, avesso ao trabalho e desprovido de cultura.

Além dos belíssimos textos, esse edição da editora Lafonte traz pinturas e gravuras produzidas pelo autor, que afirmava: " no fundo não sou literato, sou pintor. Nasci pintor, mas como nunca peguei nos pincéis a sério (...) Arranjei esse derivativo de literatura e, nada mais tenho feito senão pintar com palavras."
DANILÃO1505 28/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Natalha Neves 10/06/2022

Urupês - Monteiro Lobato
Particularmente não curti mt a leitura. Essa foi a segunda obra do autor que eu li, a primeira foi presidente negro.

Bia_Gargel 21/01/2022

Blé
Na descrição desse livro, há um grande destaque ao fato de apresentar o personagem Jeca Tatu. E na minha cabeça, ele iria aparecer várias vezes no decorrer dos contos, porém ele só aparece no último.

É um personagem muito interessante e gostaria de ler mais sobre ele. Dentro de suas características, há muitas análises da nossa sociedade e isso torna a leitura ainda mais legal.

Além desse, há diversos outros contos, alguns mais legais, outros menos. Mas a maioria é escrita de forma criativa e repleta de descrições, o que eu não curto muito.

Enfim, gostei de conhecer um pouco da escrita de Monteiro Lobato, além dos clássicos do sítio do pica pau amarelo.

Glauber Vieira 18/01/2020

Bela surpresa
Como boa parte dos brasileiros, já conhecia parte da obra infantil de Lobato.
Mas a algum tempo eu tinha curiosidade de conhecer sua literatura adulta.
Encontrei essa bonita edição de Urupês e me surpreendi com seus contos.
Estão entre os melhores textos que já li. Embora a leitura trave um pouco em alguns momentos, pois o português tem mais de 100 anos, a leitura flui bem, e Lobato conduz as histórias de modo primoroso.