Sol Medieval

Sol Medieval Sabine Mendes Moura

Resenhas - Sol Medieval

Marjorie.Barticiotto 27/02/2024

O livro retrata uma sociedade distópica com um romance sáfico muito fofo, onde uma cuida da outra com todo o carinho. É um ótimo livro para ter continuação, recomendo a leitura!

laricass 01/11/2023

Sol medieval
"E encarei o sol medieval. Exposta à sua Luz, achei que morreria, mas apenas uma de nós morreu. Uma de nós morreu e, hoje, reencontrei-a uma casa nas chuvas de cores que apenas ela podia me dar."

Sinopse
"Tomada por sua Presença. Nada me prepararia para o sol ? a Luz ferindo olhos desacostumados. Como poderia entender antes de confrontar-me com a Visão?"

abacaxeira 07/04/2022

"pode alguém que ama entender tão pouco do ser amado? Hoje, entendo que sim, sempre."
- Sabine Mendes Moura

theamzgbebela 06/04/2022

iei
apesar de ter gostado bastante não entendi muito e isso é legal, tem um breve romance sáfico no meio, bem gostosinho de ler e rápido, bem rapidinho, vale a pena!

Myy 25/10/2021

?E encarei o sol medieval. Exposta a sua luz?.
Uma história muito bela e significativa. Onde as duas protagonistas tentam mostrar a outra um pouco sobre o seu mundo. Uma o da visão e a outra o do tato e olfato aguçados. Me encantou de uma forma enorme e me deixou pensativa a respeito de tudo o que envolveu. Gostei demais!

Ricardo 11/02/2021

O valor da visão

Paulo 19/12/2019

Sabine cria uma história que explora a capacidade das pessoas em viver em uma sociedade sem o sentido da visão. Um tema explorado por alguns autores dentre eles o genial José Saramago em seu Ensaio sobre a Cegueira. Logicamente que a narrativa da Sabine vai para uma outra discussão e é algo muito mais intimista envolvendo duas pessoas em uma sociedade distópica. Nesse sentido eu senti falta de uma ambientação mais apurada para eu entender o que está acontecendo nesse mundo. Não precisava ser nada muito elaborado, apenas algo para me localizar e entender. Uma página, talvez uma e meia a mais teria resolvido bem.

Mas, o que chama a atenção no conto é a discussão. Um bom twist em uma velha discussão sobre natureza e criação (nature x nurture). Colocando a visão no centro da narrativa, o objetivo é mostrar o quanto uma das personagens sente falta da sua capacidade de enxergar e deseja comentar a sua amada sobre as belezas do mundo visto. Contudo, para a protagonista, o que está sendo colocado por ela é estranho e alienígena demais. Como ela nasceu sem visão, sua vida se focou em desenvolver os demais sentidos. Ela "enxerga" o mundo através da audição, do tato, do paladar e do olfato. Os valores que sua amada coloca não são compreensíveis para ela. De certa forma, a protagonista acaba cedendo como uma forma de amor; Mais tarde, acontece algo que faz ela entender o ponto de vista de sua amada e isso lhe traz saudades dos momentos em que ela descrevia as coisas com tanta paixão.

Sol Medieval é uma história singela e bonita. Faltam alguns detalhes sobre o mundo onde a narrativa se passa, mas a autora compensa com sentimento e emoção. Vale destacar também a personalidade bem estruturada de ambas as personagens que dá complexidade a ambas. Enfim, é um conto curto, mas que vale a pena a leitura e a sua atenção.

site: www.ficcoeshumanas.com.br