Alma da África: O Rei de Keto

Alma da África: O Rei de Keto Antônio Olinto

Resenhas - Alma da África: O Rei de Keto

Mariana 20/02/2016

Um passeio pela cultura Iorubá
Esta nova história narrada por Antonio Olinto traz mais uma vez como personagem uma mulher africana, forte e senhora de sua própria história. Se ao ler "A casa da Água", nos apaixonamos pela história de Mariana, uma filha de ex escravos que retornou à África, nessa história apreciaremos Abionan, uma mulher que quer muito ter um filho e que ele seja rei de Keto. O texto, que não segue uma lógica linear de acontecimentos, passeia sobre os mercados da região do Benin, África Ocidental, possibilitando ao leitor conhecer vários aspectos da cultura Iorubá, como a alimentação, a religiosidade, a relação cotidiana do africano com os orixás, a maneira como encaram a morte e, sobretudo, a vida. Pará nós brasileiros, as obras de Antonio Olinto ambientadas na África deveriam ser leitura obrigatória, uma vez que possibilitam conhecer mais desse continente do qual partiram tantos com destino ao Brasil.