História das mulheres no Brasil

História das mulheres no Brasil Mary del Priore

Resenhas - História Das Mulheres No Brasil

Rafa 04/01/2013

Uma fantástica coletânea de fatos sobre a história das mulheres no Brasil, desde estudos antropológicos sobre as índias até a época moderna, para aqueles que estão fazendo pesquisa na área de gênero.. super recomendo.

Nat 08/05/2012

Os pesquisadores cujos trabalhos estão incluídos neste livro abordam a fundo a história das mulheres no Brasil. Traçando um panorama histórico desde a Primeira Mulher até a mulher contemporânea, esse livro aborda a vida da mulher brasileira nos contextos social, político e moral. O livro mostra a vida da mulher no campo, na cidade, como dona de casa ou trabalhadora, como amante ou esposa. Um tópico que chama a atenção é a abordagem da mulher como escritora e leitora. Um presente: o livro apresenta um belo texto de Lygia Fagundes Telles.

O estudo da história de gênero sempre me chamou a atenção. Eis que me deparo com este livro enquanto escrevia meu TCC de História (cujo tema foi D. Macedo Costa, o sagrado e o profano na conduta das mulheres na Belém da Belle Époque (1877-1878)). Um belíssimo estudo sobre a vida das mulheres no Brasil, abordando vários aspectos, sobre mulheres de várias regiões nos variados períodos históricos do país. Leitura recomendada não só para aqueles que gostam de história, mas para todos que se interessam em saber mais sobre essa “personagem” de papel fundamental na sociedade.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2012/05/historia-das-mulheres-no-brasil-mary.html

Katia 25/02/2012

Esse livro foi essencial em meus estudos de especialização e me possibilitou novos olhares sobre a questão da mulher em nossa sociedade.

Vânia 11/03/2009

Informação preciosa
Mary del Priore e outros autores dissecam a vida de várias mulheres das várias regiões do país ao longo da história brasileira.
Livro que ajudou-me muito em minha monografia de especialização.
Vale a pena lê-lo...pra quem se interessa por história.