Princesa Pocahontas

Princesa Pocahontas Virginia Watson

Resenhas - Princesa Pocahontas

Morgana Gomes 31/03/2024

Pocahontas em muitas versões
"Princesa Pocahontas" é uma obra de ficção escrita por Virginia Watson que se baseou nos diários de John Smith. A história em si nos dá um vislumbre de quem foi Pocahontas e a relação de seu povo com os ingleses. Pena que os diários de Smith não contem os pormenores. Ele estava lá, fez parte da história toda, mas aumentou alguns pontos na hora de contar o conto, se assim posso dizer.
O prefácio nos prepara para a leitura e exige certo afastamento da figura que conhecemos da Pocahontas da Disney. O que é muito importante, diga-se de passagem, já que são histórias diferentes, embora inspiradas na mesma pessoa.
O posfácio foi o que realmente me marcou. Ele contém a história que mais se aproxima da verdadeira Pocahontas. Alguns pontos são semelhantes em relação ao sequestro dela, sua conversão ao cristianismo, a mudança de nome e seu casamento, para citar alguns. Mas há outros pontos fortes repassados pela tradição oral que não são contemplados por Virginia Watson.
Infelizmente não há registro algum feito pela própria Pocahontas. Mas os registros orais parecem mostrar melhor a vida de uma menina que passou por situações e se submeteu a tantas coisas. Será que foi uma tentativa de proteger sua tribo? Ela foi mesmo tão protegida assim ou mascararam as violências que ela sofreu por ser mulher, estar longe de sua tribo e se ver obrigada a aprender uma língua e costumes que não eram seus? Seria isso uma forma que ela encontrou para sobreviver?
São muitas as perguntas e com pouca ou nenhuma reposta. Mas sinto que Pocahontas teve uma história muito maior do que a que representam. Uma pena não ter registro de sua voz real para assim conhecermos sua história verdadeira.

Isabela.Lopes 14/07/2023

A história real da Pocahontas é totalmente diferente da história a qual estamos acostumados da Disney

Dani 23/03/2020

Um bom livro, que nos traz a sensação de comunhão com a própria natureza, através da leveza das descrições. A história também vai muito além daquela contada pela Disney. Para quem gosta do filme, vale a pena checar este livro.

Gruguette 12/03/2023

Matoaka: Uma revolucionária
Pocahontas a lendária moça indígena que permeia nossa imaginário infantil com as belas produções da Disney.

No entanto, o que há para explorar? Temos acessos aos acontecimentos « reais » da colonização estado-unidense e as relações interpessoais entre indígenas e colonos.
Eu fiquei encantado com cada página, vírgula e letra dessa narrativa biográfica.
Tem problemas? Óbvio que sim, a autora do livro - sendo uma mulher branca - ameniza algumas das relações para ficar mais « tragável » para o leitor.
Vale a pena a leitura? Com certeza! Com esse livro temos acesso (apenas no final) sobre alguns fatos de cenas do livro e isso foi muito reconfortante, para mim, pois eu não pude evitar com raiva da tentativa de atrelar a ideia de ingenuidade e obediência cegas a essa mulher tão forte e livre.

5??
Para discussões mais aprofundadas sobre representações esse livro é muito bom.

Sophi 26/07/2022

Não sei muito bem o que escrever nessa resenha. É um livro interessante, ainda mais pra quem gosta de se aprofundar na realidade indígena, etc. Obviamente é um livro que fala sobre colonização, entao é "levemente" romantizado kkkkkk
Pocahontas coitada era uma criança, entao era bem iludidinha ne e tambem era a filha mimosa, entao ja viu.... sla é uma leitura diferente e bem legalzinha

emlindh 30/06/2022

Esquece a Pocahontas da Disney
Mas também não se prenda a Pocahontas do romance, já que ambas não fazem justiça a Pocahontas histórica.
O livro é legal, bem escrito e tals, mas não aguentava mais ver índio americano lambendo inglês colonizador. Nossa, chega a ser desagradável toda a situação da Pocahontas adorando, venerando e endeusando o homem branco, vamos lembrar que o genocídio indígena foi causado por esses mesmos homens brancos tão maravilhosos.
Uma parte que achei interessante foi desmentir o romance entre Pocahontas e John Smith.
A melhor parte dessa edição é o texto sobre a Pocahontas histórica, tanto no começo do livro quanto no final, assim da pra manter a parte romantizada sob um olhar mais crítico.

Gabis 26/10/2021

A história romantizada
O livro traz, além de mais um romance próximo a história real de Pocahontas, diversos estudos de registros históricos muito interessantes para nossa mente voar até a Virgínia e imaginar o que de fato aconteceu com a famosa princesa Índia.

O romance traz partes muito próximas aos registros históricos, mas em algumas partes diversas cenas do filme da Disney (inesquecível) vem à memória.

Vale a pena a leitura!

J.C. Marangoni 13/12/2020

Princesa Pocahontas, de Virgina Watson por Editora Wish com Tradução de Carolina Caires Coelho. Pela primeira vez a história original chega ao Brasil, bem distante da animação de 1995 da Disney . E eu fui um dos que contribuíram para que esse projeto fosse possível. Minha 4° leitura de 2020.
Não tem como ler e não lembrar das aulas de literatura da Andréa Cotrim.
...
Pocahontas nasceu perto do final do século XVI como filha do chefe Powhatan. Foi ela, conhecida como Matoaka por seu clã, que intercedeu em nome de John Smith em 1608 e depois persuadiu seu pai a trazer comida para os colonos famintos de Jamestown. Todos conhecem o enredo de como a princesa indígena salvou a vida do capitão John Smith, mas essa não é a história completa.
O romance ?Princesa Pocahontas?, escrito por Virginia Watson em 1916, nos narra, a partir de diários e documentos da época, a vida da famosa princesa indígena.