Princesa Pocahontas

Princesa Pocahontas Virginia Watson

Resenhas - Princesa Pocahontas

Morgana Gomes 31/03/2024

Pocahontas em muitas versões
"Princesa Pocahontas" é uma obra de ficção escrita por Virginia Watson que se baseou nos diários de John Smith. A história em si nos dá um vislumbre de quem foi Pocahontas e a relação de seu povo com os ingleses. Pena que os diários de Smith não contem os pormenores. Ele estava lá, fez parte da história toda, mas aumentou alguns pontos na hora de contar o conto, se assim posso dizer.
O prefácio nos prepara para a leitura e exige certo afastamento da figura que conhecemos da Pocahontas da Disney. O que é muito importante, diga-se de passagem, já que são histórias diferentes, embora inspiradas na mesma pessoa.
O posfácio foi o que realmente me marcou. Ele contém a história que mais se aproxima da verdadeira Pocahontas. Alguns pontos são semelhantes em relação ao sequestro dela, sua conversão ao cristianismo, a mudança de nome e seu casamento, para citar alguns. Mas há outros pontos fortes repassados pela tradição oral que não são contemplados por Virginia Watson.
Infelizmente não há registro algum feito pela própria Pocahontas. Mas os registros orais parecem mostrar melhor a vida de uma menina que passou por situações e se submeteu a tantas coisas. Será que foi uma tentativa de proteger sua tribo? Ela foi mesmo tão protegida assim ou mascararam as violências que ela sofreu por ser mulher, estar longe de sua tribo e se ver obrigada a aprender uma língua e costumes que não eram seus? Seria isso uma forma que ela encontrou para sobreviver?
São muitas as perguntas e com pouca ou nenhuma reposta. Mas sinto que Pocahontas teve uma história muito maior do que a que representam. Uma pena não ter registro de sua voz real para assim conhecermos sua história verdadeira.

Patricia.Harumi 24/03/2024

Vá lê a pena a leitura
Pocahontas bem romantizada e cheia de ideias de índios serem um bando de criaturas selvagens a serem civilizadas. Posfácio e prefácio bem legais
LetAcia1104 24/03/2024minha estante
Sequer sabia que tinha um livro! Agora me deu vontade

Julia.Jennrich 30/01/2024

Eu só ACHO que o John Smith se equivocou
Virginia Watson fez um trabalho incrível escrevendo essa estória de ficção BASEADA na história real de Pocahontas. Durante a leitura, eu cheguei a pensar que, de fato, a maioria dos feitos realmente aconteceram, até ler o posfácio.
O romance é lindo, um livro fofo e aconchegante, a autora conseguiu captar muito bem os costumes da tribo de Powhatan.

Mas as flores acabam quando você descobre a história real (que consta no final dessa edição maravilhosa da Wish), esquecendo o lado da ficção. Sarah J. Stebbins, com suas pesquisas, nos apresenta os acontecimentos "reais" de duas maneiras:
? Pelos registros ingleses (incluindo os diários de John Smith);
? E a história contada oralmente pela tribo da Princesa Matoaka, que foi passando de geração em geração.
A primeira é aquela ladainha romantizada que já conhecemos, e a segunda é a que eu acredito que seja a verídica. Só posso dizer que nossa querida indígena passou por maus bocados! ???

Eu não vou dar muitas informações para não comprometer a experiência de quem quiser ler ou estiver lendo, porém, vendo os registros indígenas, percebemos que Smith (assim como todos os outros colonos de Jamestown) desejou passar a imagem de herói, quando na verdade, ele era um dos vilões (vamos acrescentar um crédito especial a John Rolfe, que foi tão canalha quanto pode).

Isabela.Lopes 14/07/2023

A história real da Pocahontas é totalmente diferente da história a qual estamos acostumados da Disney

Gabriel 21/05/2023

Matoaka - Única e perfeita
Ler uma história que sempre tive muito interesse em conhecer mais a respeito foi um tanto quanto prazeroso, principalmente, quando a cada página lida a vontade era de ler mais e mais!

A história tem seus pontos de fatos entremeada a ficção, já que não se tem muitos registros sobre a vida da brava e destemida indiazinha que vivou brevemente , mas que tem seu nome difundido por várias gerações!

Se tem interesse por essa história, vá fundo e se encante com a pequena/grande Pocahontas!

Lobinha Sincera 27/04/2023

Eles tentam fazer com que a história fique romantizada, muito diferente da história real no qual as questões de alienação e força a mudança de vida e religião seja mais provável pra época... mas muito bom

Gruguette 12/03/2023

Matoaka: Uma revolucionária
Pocahontas a lendária moça indígena que permeia nossa imaginário infantil com as belas produções da Disney.

No entanto, o que há para explorar? Temos acessos aos acontecimentos « reais » da colonização estado-unidense e as relações interpessoais entre indígenas e colonos.
Eu fiquei encantado com cada página, vírgula e letra dessa narrativa biográfica.
Tem problemas? Óbvio que sim, a autora do livro - sendo uma mulher branca - ameniza algumas das relações para ficar mais « tragável » para o leitor.
Vale a pena a leitura? Com certeza! Com esse livro temos acesso (apenas no final) sobre alguns fatos de cenas do livro e isso foi muito reconfortante, para mim, pois eu não pude evitar com raiva da tentativa de atrelar a ideia de ingenuidade e obediência cegas a essa mulher tão forte e livre.

5??
Para discussões mais aprofundadas sobre representações esse livro é muito bom.

Ana_Elisa_Toledo 12/01/2023

O livro é bom ... Uma versão totalmente diferente do filme da Disney.

Pra mim, o melhor e mais interessante é a parte final, onde a história oral é mencionada ... Pocahontas sofreu, a ganância do homem branco a tirou de sua tribo.

É sim, uma história triste.

Sophi 26/07/2022

Não sei muito bem o que escrever nessa resenha. É um livro interessante, ainda mais pra quem gosta de se aprofundar na realidade indígena, etc. Obviamente é um livro que fala sobre colonização, entao é "levemente" romantizado kkkkkk
Pocahontas coitada era uma criança, entao era bem iludidinha ne e tambem era a filha mimosa, entao ja viu.... sla é uma leitura diferente e bem legalzinha

emlindh 30/06/2022

Esquece a Pocahontas da Disney
Mas também não se prenda a Pocahontas do romance, já que ambas não fazem justiça a Pocahontas histórica.
O livro é legal, bem escrito e tals, mas não aguentava mais ver índio americano lambendo inglês colonizador. Nossa, chega a ser desagradável toda a situação da Pocahontas adorando, venerando e endeusando o homem branco, vamos lembrar que o genocídio indígena foi causado por esses mesmos homens brancos tão maravilhosos.
Uma parte que achei interessante foi desmentir o romance entre Pocahontas e John Smith.
A melhor parte dessa edição é o texto sobre a Pocahontas histórica, tanto no começo do livro quanto no final, assim da pra manter a parte romantizada sob um olhar mais crítico.

Babis Schuina 05/06/2022

Interessante
Pocahontas é um dos meus filmes preferidos da Disney, então, quando vi que a Wish tinha um livro, imediatamente me interessei.
A história é interessante (e os extras no final comparando o diário do John e a história oral indígena é incrível), prende, o livro tá numa edição belíssima e não decepciona.
Não tem nada a ver com a versão da Disney, mas isso já era esperado, e nem por isso a história perde o brilho. Na real, acho que agora gosto mais ainda da Pocahontas!

PS: em toda interação que tinha da Pocahontas com os colonizadores eu ficava apreensiva pensando que os ingleses iam fazer merda.

Cello 03/03/2022

Adorei. Não sei até que ponto o relato é verdadeiro, mas com certeza a autora criou uma grande personagem.

.Mih. 06/11/2021

Além do que conhecia
Entre as leituras que não esperava fazer e me surpreender ainda esse ano, sem dúvida incluo essa edição de Princesa Pocahontas da @editorawish.
Escrita por Virgínia Watson, a história da princesa guerreira traz muito mais do que conhecemos através dos desenhos da Disney. Alia fatos reais, históricos com a ficção, tecendo uma narrativa rica em conhecimentos e cultura.
Mais do que falar do possível envolvimento com o capitão John Smith, nessa edição vemos porque a jovem deve, na verdade, ser vista no papel de embaixadora da paz entre os colonos ingleses e os índios. Durante a história, por vezes Pocahontas intercede e suas ações refletem o apreço que tinha por sua tribo bem como pelos homens que ali chegaram. Pocahontas até mesmo aprende o inglês e isso contribui para que se torne uma espécie de tradutora e faça mediação entre os povos.
Um material adicional que contém essa edição é de no final termos disponível a história de Pocahontas pela história, e a história pelos índios.
Ao ler, dá para entender e perceber a força dessa mulher e porque merece o adjetivo de guerreira.
Me deixou com vontade de conhecer histórias famosas com mais profundidade, suas origens e inspirações, assim como a de Pocahontas que descobri ser baseada em uma mulher real.

Ruan.Oliveira 03/11/2021

Valeu a experiência...
Foi uma leitura que começou muito bem, acho que pela curiosidade que senti em imergir na vida dos nativos e por ter gostado da personalidade da Pocahontas, mas parou por aí. O livro acabou sendo bastante monótono, o mesmo tom pra qualquer tipo de situação, diálogos estranhos, acabou que mesmo sendo curti, penei pra terminar.

Dado o peso de ter Bambi como companheiro nessa coleção, isso pra mim diminui ainda mais a minha satisfação com como a história foi contada.

De qualquer forma valeu a pena saber mais um pouco sobre a Pocahontas, seus feitos e as diversas versões que contam sua história, foi realmente alguém fascinante.