Princesa Pocahontas

Princesa Pocahontas Virginia Watson

Resenhas - Princesa Pocahontas

Gabis 26/10/2021

A história romantizada
O livro traz, além de mais um romance próximo a história real de Pocahontas, diversos estudos de registros históricos muito interessantes para nossa mente voar até a Virgínia e imaginar o que de fato aconteceu com a famosa princesa Índia.

O romance traz partes muito próximas aos registros históricos, mas em algumas partes diversas cenas do filme da Disney (inesquecível) vem à memória.

Vale a pena a leitura!

Rony 13/06/2021

Esqueça os filmes da Disney
Pocahontas foi escrito baseado nos diários de John Smith e em biografias de historiadores, mas com a visão dos brancos, dos colonizadores. Enquanto na tradição oral, osnprincipais eventos de fato ocorreram, mas muitas coisas são diferentes, inclusive alguns personagens que foram colocados como interesseiros e traidores, pela tradição oral nos é relatado que eles foram ameaçados pelos ingleses, e que a própria Pocahontas foi forçada a se converter ao cristianismo.
Por mais que a historia romantize que uma jovem indígena era amada e respeitada por homens brancos, há relatos de que seu segundo filho foi fruto de um estupro quando ela foi feita de cativa na colônia inglesa.
É muito triste ler o pouco que se sabe sobre a vida real dela, porque milhares de indígenas tiveram o mesmo destino e sofreram um genocídio por conta dos europeus.
É um livro interessante por se tratar de um livro baseado em fatos reais e escrito por uma mulher no século XVIII. Por mais que ele seja baseado no que foi interessante ser relatado para deixar os ingleses como mocinhos, outra cultura foi relatada e até hoje essa "princesa" é lembrada.

Ohaninha 22/02/2021

Gosto mais do filme
Me surpreendeu saber que pocahontas realmente existiu, isso me fez me interessar ainda mais pelo livro. A história começou muito bem descrevendo seus costumes das terras ainda não colonizadas, entretanto com a chegada dos ingleses as coisas ficaram muito a lá perfeição.

Esperava mais que pocahontas seria uma mulher forte e daria exemplos para todos nós, mas isso foi diferente, apesar dela ter uma personalidade incrível e ser extremamente gentil ela se deu levar por muitas coisas.

Quando o livro acabou, foi mostrado um posfácio com o resumo da história na íntegra e a história do livro distorceu algumas coisas.

Acho que vou ver o filme de novo.

observação: isso é apenas minha opinião pessoal

.Lara 16/01/2021

É interessante ler uma obra que acabou inspirando a princesa da Disney e que foi inspirada numa história real, mas percebemos que é bem diferente dos filmes. Apesar de ter achado um pouco entendiante e arrastado, é legal.
Durante toda a leitura, a gente percebe as semelhanças entre as colonizações do continente americano, desde a troca de objetos até a catequização dos índios, tratando as crenças deles como inferiores.

Bárbara 31/12/2020

Uma história sobre doação pelo coletivo
Feche os olhos, volte no tempo e relembre o desenho animado da Disney, mostrando uma história de amor praticamente impossível para a época: uma garota indígena e um estrangeiro europeu, no século XVII, na conquista europeia das Américas. Acredito que muita gente conhece o desenho, com músicas repletas de sentimentos, como apenas os estúdios Disney são capazes de criar.

Sinta o vento balançar e mexer nos seus cabelos. Ouça os sons da floresta. Perceba o calor do sol... E se eu disser a você que a história verdadeira envolvendo Pocahontas e John Smith, seu encontro e os cotidianos da época, foram bastante diferentes? Que tal conhecer a real história? É nessa perspectiva que venho falar desta obra, publicada pela Editora wish, pela qual eu passei a ter um carinho imenso. Pocahontas foi uma personagem real, que teve um papel fundamental no estreitamento das relações entre os povos ameríndios e europeus. Provavelmente, por suas atitudes, guerras mais sangrentas foram evitadas na conquista da Virgínia, o primeiro estabelecimento inglês permanente no continente.

Princesa Pocahontas é um livro para ser degustado, sentido... Repleto de poesia nas suas ilustrações, o livro conta a história de uma índia, cujo nome verdadeiro era Amonute (Pocahontas e Matoaka eram formas mais afetivas de se referir a ela), que nasceu provavelmente em 1595, que virou embaixadora do seu povo, indo, inclusive, além mar, conhecendo a rainha Ana da Dinamarca. Nesse caminho, batizou-se, virou Rebecca, teve filhos, e deixou um legado que perdura até hoje.

Muito do que se sabe de sua história constam nos registros de diário de bordo de Jonh Smith e de John Rolfe, mas não entrarei nos pormenores propositalmente. Convido você a entrar nas brumas do tempo e conhecer esse enredo, que foi preservado até a atualidade através dos registros orais. Aplausos super merecidos à caprichada edição e ao posfácio magistral de Sarah Stebbins. Uma história de força, sacrifícios, doação pelo coletivo, amor. Uma leitura que toca o coração e que vale muito a pena. Uma ode à importância da tradição oral e à sapiência dos ancestrais.

site: http://www.instagram.com/leiturasdebarbara

paolafeitosa 22/12/2020

Diferente do que eu esperava
Confesso que me decepcionei um pouco com o livro. Eu esperava que o foco fosse a história de amor de Pocahontas e John Smith, não que ele seria apenas um acontecimento na vida dela.
O livro não é ruim, eu só esperava outra coisa. Prefiro a versão romanceada da Disney.

J.C. Marangoni 13/12/2020

Princesa Pocahontas, de Virgina Watson por Editora Wish com Tradução de Carolina Caires Coelho. Pela primeira vez a história original chega ao Brasil, bem distante da animação de 1995 da Disney . E eu fui um dos que contribuíram para que esse projeto fosse possível. Minha 4° leitura de 2020.
Não tem como ler e não lembrar das aulas de literatura da Andréa Cotrim.
...
Pocahontas nasceu perto do final do século XVI como filha do chefe Powhatan. Foi ela, conhecida como Matoaka por seu clã, que intercedeu em nome de John Smith em 1608 e depois persuadiu seu pai a trazer comida para os colonos famintos de Jamestown. Todos conhecem o enredo de como a princesa indígena salvou a vida do capitão John Smith, mas essa não é a história completa.
O romance ?Princesa Pocahontas?, escrito por Virginia Watson em 1916, nos narra, a partir de diários e documentos da época, a vida da famosa princesa indígena.

Tati 25/10/2020

Não gostei desse livro. Não vou dizer que é ruim, mas não gostei.
Achei a história muito romantizada, muito perfeita, tudo acontecendo dentro dos conformes. O posfácio, onde a história é mais "real", é mil vezes melhor que a história do livro. Eu sei que é impossível se traduzir com exatidão como era a vida da princesa, levando em conta que praticamente só há registros dos ingleses sobre ela e não de seu povo, sendo Pocahontas uma história de muitas facetas, mas a ficção do livro - ao meu ver - foi uma história extremamente florida e fantasiosa. Demorei muito mais que o previsto pra acabar, e só acabei mesmo porque já tinha começado. A edição da Wish é simplesmente maravilhosa, achei uma pena a história não ter me agradado.

Thaís @thanoslivros 23/10/2020

Lindo
Acredito que são muitas as pessoas que conhecem a personagem Pocahontas da versão que a Disney tão lindamente apresentou. O filme nos conta a história da princesa indígena que, com inteligência e bravura, foi capaz de viver um amor, até então proibido.

Mas o que pouca gente sabe é que Pocahontas, Matoaka para seu clã, realmente existiu. E nesse belíssimo livro lançado pela Editora Wish, vamos encontrar a história da filha do chefe Powhatan baseada em vários documentos e diários da época, o que nos dá uma grande dimensão do quanto Pocahontas foi bastante influente nas relações entre os brancos e sua tribo. Fica a ideia de que ela foi bem mais do que uma jovem apaixonada. Aliás, nesse "detalhe" já encontramos uma grande diferença com o filme. Pelo que conta os registros, ela realmente salvou a vida do britânico John Smith, que seria executado pelo chefe da tribo. Mas, o que vamos acompanhando depois foge do que é retratado pela Disney, inclusive a faixa de idade dos personagens.

A narrativa da autora é boa e nos convida a experimentar a história ali, junto com Pocahontas, na floresta. Ter essa visão de mundo dos indígenas e o contato carinhoso e respeitoso com quem os abriga, foi muito interessante. Me agradou o fato de Watson se preocupar em contar essa realidade e trazer algo que não foi tão explorado por outras adaptações. Além disso, acompanhamos mais de perto a menina aventureira, cheia de vida e personalidade que amadureceu carregando suas origens e, devido seu espírito curioso buscando sempre o desconhecido, soube também se adaptar com os costumes e a língua de um outro povo.

No mais, melhor não comentar tanto pois prefiro que vocês tenham a boa experiência de serem surpreendidos assim como eu fui. Não nego que muitas informações eu desconhecia e isso fez meu contato com essa história ser ainda melhor.
O que posso enfatizar é que foi uma leitura enriquecedora, cheia de cultura e beleza que me fez conhecer uma outra história. Uma história que não esperava mas que me conquistou tanto quanto o 'conto de princesas' que eu já adorava.

Busquem por essa edição. Vale a pena!

site: www.instagram.com/thanoslivros

Alexandre 17/10/2020

Óbvio que não poderia ser igual o filme da Disney (que amo), mas nem a realidade é o foco, pq tem uma romantização horrorosa de todos os personagens, que não possuem falhas e são muito virtuosos

Além disso, a colonização é pintada de forma ridícula, mostrando uma relação entre colonos e indígenas, que mesmo quando está fragilizada, é muito pacífica

A escrita da autora é mais do que cafona, o que não seria um problema se a história fosse bem contada e/ou interessante. A edição é belíssima, mas faltou uma revisão de tradução
Tati 25/10/2020minha estante
Eu senti a mesma coisa lendo. Não achei ruim, mas não me agradou. Tudo ficou muito romantizado, tudo perfeito. O posfácio é melhor que o livro inteiro, na minha opinião.

Sophia 23/11/2020minha estante
Poxa, que triste! Queria tanto conhecer a história dela mesmo.
Ruim saber disso agora, depois que comprei o box. Espero que Bambi seja legal pelo menos.

Livrismo_ | Por Natacha Agata 17/10/2020

Um livro lindamente editado
Esse livro foi uma grande surpresa pra mim. Tanto no sentido de beleza da edic?a?o, quanto no conteu?do e a histo?ria em si. Talvez pela refere?ncia que tinha do desenho, imaginava uma histo?ria mais rasa e direta, mas na?o e? isso que encontramos aqui.?
E? uma ficc?a?o baseada nos dia?rios reais dos personagens, o que torna tudo muito mais interessante. Nessa histo?ria conhecemos outro lado de Pocahontas, pra ale?m daquela adolescente apaixonada e deslumbrada pelos costumes dos brancos (que e? retratada em filmes).?
Acompanhamos seu amadurecimento, e vemos como e? moldada sua personalidade. Criamos um carinho por essa mulher fanta?stica que existiu ha? um tempo e marcou a histo?ria. A leitura e? fluida e bem viciante. Fica minha recomendac?a?o! ?

Para mais conteúdos como este, me siga lá no Instagram @livrismo_ ?

Monica 25/08/2020

Eu não tinha muita familiaridade com a história da Pocahontas, não tinha olhado o filme, o livro foi o primeiro contato real e gostei muito, apesar de por algum motivo achar que a história seria diferente. Gostei muito também da edição do livro é linda

hell 16/08/2020

Mais um vez Disney estraga tudo.

Não é de hoje que sabemos o quanto a Disney distorceu e estragou nossas mentes com os contos das princesas, inclusive isso foi uma das minhas pesquisas científicas feita em minha vida acadêmica. Pocahontas é um livro sobre literatura, história e sociologia, ambos com uma carga pesadíssima e riquíssima.

E o trabalho de toda equipe da Wish é impecável!

Um livro para ser lido, estudado e apreciado.
Vitória Marques 05/10/2022minha estante
Às vezes, penso que ela melhora a estória.

hell 05/10/2022minha estante
Tenho essa impressão também

Mari 14/08/2020

Gostei muito! Sei que eles se aproximam bastante do real, mas fiquei triste por não ter tanto romance quanto eu gostaria.

Mas é ótimo, os escritos do final também são sensacionais. Amei ??

Moony 20/07/2020

Aii essa coisa chamada ponto de vista...
Eu bem de boa lendo o romance baseado na história da Pocahontas, pensando em mil e uma coisas, pensando "nossa que lindo", "nossa que fofo!".
Aí no finalzinho o livro apresenta a versão inglesa dos fatos e a versão indígena dos fatos... E você que se vire pra decidir em quem vai acreditar.
O livro é incrível, e o que eu mais gostei foi justamente o final, "Além dos Diários de John Smith", onde essas duas versões são apresentadas.