O Retorno do Rei

O Retorno do Rei J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Retorno do Rei

Renata..nunes 30/03/2024minha estante
Amo tantooo (menos O Silmarillion hahaha) ??

eduarda2418 30/03/2024minha estante
kkkkkkk amg, é o próximo q lerei???

Renata..nunes 30/03/2024minha estante
Hahahaha não é um livro ruim, longe disso! Só achei muiiito difícil de ler, e mesmo assim eu venci haha li até o fim :)

Aline221 29/03/2024

O que eu vou comentar aqui, meu Deus?
Considerei a leitura um pouco pesada (muitos detalhes), mas é do tipo que adoro. Personagens bem desenvolvidos, achei as cenas bem detalhadas e a história bem desenrolada para tantos detalhes apresentados. É o único da série que li, mas nada extraordinário que não viesse do Tolkien.

Camymoura 27/03/2024

"O Senhor dos Anéis" é uma trilogia envolvente que combina aventura, mitologia e personagens memoráveis para criar uma experiência de leitura emocionante e inesquecível. ??

jojo 26/03/2024

Não vou falar muito, pois, acredito que essa leitura deve ser experiênciada ao invés de narrada, que final que conclusão me fez derramar lágrimas sem dó nem piedade, teve seus pontos baixos por conta da escrita de Tolkien mas que leitura.

Polly 20/03/2024

O Retorno do Rei: foi difícil chegar ao final (#201)
Chegando ao final dessa aventura menos feliz do que eu esperava chegar. Para mim, há dois Tolkiens, um que nos conta a história dos hobbits, com um toque de bom humor e leveza (apesar dos pesares), e outro que nos conta as ações épicas dos homens e elfos. Adoro o primeiro Tolkien, ele é leve, assume uma narrativa com um tom infantil. O segundo me entedia, conta a história em tom épico e pitoresco, uma visão bem masculina da realidade, que não faz muito sentido pra mim. Talvez, eu só não seja o público alvo desse Tolkien. E tudo certo. Mas não tenho como negar que o Tolkien épico me faz revirar os olhos de tédio. Ah, isso não posso fazer.

Quase deixei de lado de vez o fim da história, pois o primeiro terço do livro é só descrição de batalha e de donzelas insubordinadas, que precisam ser coladas em seu lugar. Recomecei o livro uma vez mais, mas não adiantou muito. Descrição de batalhas faz meu cérebro funcionar como o meme do Jonh Travolta. Fico perdidinha, pois não tenho interesse. Então, só aceitei que não precisava absorver tudo e cheguei finalmente à parte que me interessava: Sam e Frodo. Embora eu tenha achado que Tolkien deu uma resolução rápida para a destruição do Um Anel, a narrativa a partir dali, fica bem mais agradável. Tolkien falando sobre hobbits é meu docinho de coco. A volta pra casa e a retomada do Condado é a cereja do bolo. Mesmo tendo cenas de batalhas, o tom da narrativa é diferente.

O final, tenho que dizer, não foi muito agradável para mim. Coitado de Frodo, merecia um final melhor. Enfim, Tolkien devia ter escrito muito mais sobre hobbits.

Bibi_14 20/03/2024

Chorei em cada página!!!
Que livro lindo! Concluiu da melhor forma essa trilogia maravilhosa.
Chorei horrores durante a leitura da parte VI, com a amizade do Sam e do Frodo. O Portador do Anel não teria conseguido concluir a missão sem o Samwise, e também todos os outros membros da Comitiva, que a todo momento lutaram para que as trevas passassem.
Os últimos capítulos são muito emocionantes, e também, a conclusão da história de Frodo é do Livro Vermelho.
Nunca vou me esquecer de como foi ler Senhor dos Anéis. Leitura para a vida.

Rafael.Assumpcao 20/03/2024

Tudo acaba bem quando acaba melhor!
A saga do anel é finalizada com maestria.
Com grande habilidade, Tolkien segue neste terceiro volume alternando entre a narrativa de Frodo e Sam rumo à Orodruin, e a dos demais companheiros da Sociedade rumo aos campos de batalha de Gondor, sempre mantendo um ritmo agradável e pertinente a cada contexto.

A descrição dos eventos em Mordor chega a ser sufocante, e podemos compartilhar da ansiedade dos personagens, assim como sentimos o peso da nobre responsabilidade daqueles que precisam se manter lutando em Gondor, mesmo sem nenhum resquício de esperança.

Este terceiro volume mostra muito bem a evolução e "arremate" dos 4 personagens hobbits, assim como também nos é oferecida uma "arte-final" de Aragorn e seu régio destino.

Leitura indispensável a qualquer admirador das histórias de fantasia medieval.
Agora, me preparo para seguir em frente com a leitura de O Silmarilion.

Rafa 18/03/2024

A amizade
Uma aventura marcante, que tenho certeza que nunca mais esquecerei. Um brinde a amizade verdadeira da Sociedade do Anel, onde há amor de forma material, com gestos grandiosos e palavras mais simples vindas coração. Onde honra e misericórdia andam lado a lado com a coragem e a justiça.
O fim dessa história foi linda e bem esclarecedora, se tem uma coisa que não há nessa história são pontas soltas.

Dudatc 18/03/2024

Mais uma aventura
Que trilogia mais fantástica ?? amei ler os livros, e vivi cada momento com os personagens, adorei cada aventura ? e principalmente me encantei com o Sam e acho q todos iriam desejar ter um bom companheiro como ele foi kkkk amei demais a série! E bateu aquela tristeza quando acabou ?

Ray (ig: mundodoslivros) 18/03/2024

Desfecho que honra a grandiosidade dessa história!
Desfecho que honra a grandiosidade dessa história!

A obra é gigante desde a ambientação, conseguimos sentir o peso da distância entre um lugar e outro na Terra Média, a riqueza de povos tão diversos e como a história tem uma carga de milhares de anos. E, acima de tudo, conseguimos entender porque era tão importante que Frodo conseguisse destruir o Um Anel, minando a iminente dominação de Sauron.

É com certeza a fantasia mais grandiosa que já li, e também a mais desafiadora. A escrita de Tolkien é muito rica e, por isso, demanda mais tempo para ser digerida, mas é justamente essa riqueza na criação de mundo que torna a obra impactante ao leitor.

Durante toda a leitura não há dúvidas que Tolkien sabia de cada detalhe da história que queria contar e dos personagens que queria nos dar a chance de conhecer.

Acredito verdadeiramente que os amantes de fantasia devem passar pela experiência de ler os três volumes de O Senhor dos Anéis e entender como todo o reconhecimento da obra através dos séculos é merecido!

*Resenha completa no IG: @mmundodoslivros*

booksdalaus 17/03/2024

O Retorno do Rei
A guerra entre os Povos Livres da Terra-média e Sauron, o Senhor Sombrio da terra de Mordor, chega a seu clímax neste terceiro volume do romance O Senhor dos Anéis. As batalhas grandiosas que estão prestes a acontecer, no entanto, são apenas o pano de fundo para o verdadeiro drama: a missão quase suicida dos hobbits Frodo e Sam, que tentam destruir o Um Anel, fonte do poder de Sauron, infiltrando-se no coração do território do Inimigo.
Em O Retorno do Rei, acompanhamos o mago Gandalf e o hobbit Pippin em sua visita à a majestosa cidade de Minas Tirith, que já foi o principal baluarte dos Homens contra a ameaça de Sauron, mas que está prestes a sucumbir diante da força avassaladora do Senhor Sombrio. Outros membros da Sociedade do Anel se juntam a Aragorn, herdeiro da longa linhagem dos reis de Minas Tirith, na tentativa de evitar que a antiga capital do reino de Gondor seja destruída.
Nas fronteiras de Mordor, Sam resgata Frodo, e os dois hobbits partem para o último estágio de sua jornada rumo ao Monte da Perdição, uma jornada que testará os limites do corpo e da mente dos pequenos heróis.
O livro inclui ainda numerosos apêndices, nos quais Tolkien explora detalhes da história, das línguas, dos alfabetos e até dos calendários de seu mundo ficcional.

TommyOelke 15/03/2024

Fantástico
Tolkien não estava pra brincadeira quando escreveu essa trilogia. As definições da palavra ?épico? foram atualizadas!

Vinicius39 15/03/2024

Chorei no final
Não há palavras suficientes para descrever a experiência de ler essa trilogia, todos os livros são excelentes recomendo para qualquer pessoa.
Único ponto negativo é que nunca mais veremos A Sociedade do Anel novamente.

_narasrocha 14/03/2024

Nota oficial: 3.75
Finalmente!
Não sei nem a quanto tempo venho lendo senhor dos anéis, e finalmente concluí.
Já disse várias e várias vezes, mas vou repetir, eu amo esses personagens, o universo, as aventuras, a história, tudo tudo, mas a escrita do autor não é a minha favorita, por isso eu acabei ouvindo um audiolivro na maior parte, o que me ajudou demais.
Eu gostei muito de como tudo se desenrolou nesse livro, gostei do final, apesar de sentir falta de algo a mais (não sei o que). Mas achei muito bom, e super recomendo se você ainda não conhece essas histórias, a leitura vale muito a pena.