O Retorno do Rei J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Retorno do Rei

Ana Claudia 21/06/2024

Gostei bastante do primeiro e da primeira metade dos dois primeiros livros. Este achei inicialmente cansativo, parecia que a história não evoluía, mas melhorando no final.

Sabrina 20/06/2024

Um maravilhoso fechamento para a saga do Um Anel. Neste volume, acompanha-se o destino da Terra-média pelos pontos de vista distintos de Pippin, Merry, Sam e Frodo, em locais e demandas diferentes; os desdobramentos em Rohan, Gondor e Mordor.
A saga do anel é, acima de tudo, sobre amizade e união, como uma grupo com 9 foi capaz de vencer uma das criaturas mais poderosas de seu mundo.

Tainá.J 17/06/2024

Amei! 4.5???
Terminei mais uma releitura, agora ouvindo pelo Audible!

Amei o fechamento da trilogia! Não lembrava de muita coisa, principalmente os trechos que não aparecem nos filmes e foram os que mais gostei!

O Tolkien era mesmo um gênio! Naquela época já tinha uma visão muito à frente do seu tempo. Isso ficou claro pra mim em alguns pontos: a gentileza e importância que ele dá aos animais e florestas na história, a exemplo o pônei Bill.

Assim como a representação de uma mulher forte, Éowyn, que não se torna "louca" nem sedenta de poder, nem menos feminina, por gostar da batalha e não da cozinha...

Inclusive, reassitindo o filme, percebi que ela é representada de forma muito diferente do que no livro, muito mais esteriotipada... Mais uma prova de que o Tolkien era diferenciado, visto que anos depois no filme, acharam melhor mudar a personalidade da personagem pra ficar mais "palatável" ao público, ao que parece...

Essa edição, e no audiobook tb, há uma parte extensa de apêndices, com muitos nomes e datas, que até tentei encarar, mas acabei dando uma "roubadinha" aqui e não li terminei.
Mas pra quem tiver interesse nessas informações, fica a dica.

No mais, tirando o tanto que o autor gosta de descrever pedras, caminhos e batalhas, que me cansam um pouco, é uma leitura e uma história excelentes!

gustavooo 16/06/2024

Simplesmente a maior obra de fantasia já criada...
É lindo como esse livro consegue demonstrar tanto amor, carinho, amizade e companheirismo de forma tão natural.
Amei cada parte da história e fiquei impressionado com o universo que Tolkien criou. É uma verdadeira obra de arte, recomendo pra todo mundo ler essa história maravilhosa. E agora não sei o que fazer da vida ??
giullia 25/06/2024minha estante
to asism n sei oq vou fzr dps de ter terminado to sem palavras real

R.Merrighi 14/06/2024

O Retorno do Rei
Entre os três livros, com certeza esse é o menos criativo no sentido da história, ele só termina o que os outros dois começaram. Mesmo assim, ele me prendeu bastante do início ao fim e é um final preciso e bem necessário, épico conforme eu esperava. Além disso eu amei ver o desfecho das pontas soltas e as relações entre as personagens amadurecendo a medida que o fim se aproximava (as despedidas no final são muito fofas).

Falando da triologia como um todo, a leitura mesmo que cansativa em algumas partes vale muito a pena. A história é muito amarrada e bem desenvolvida e as personagens são bem marcantes e carismáticas, fora a criatividade enorme em criar um universo tão complexo como esse é.

Karollyne9 14/06/2024

Enfim, o rei retorna
O Retorno do Rei é o desfecho final da aventura de Frodo.

Enquanto Frodo e Sam lutam para chegar à montanha solitária e destruir o Um anel, o restante da comitiva enfrenta seus próprios problemas e batalhas em Minas Tirith.

Mas a árdua jornada finalmente chega ao fim, a torre sombria é derrotada juntamente com todos os inimigos descobertos pelo caminho, a paz volta a reinar na Terra Média, e Aragorn finalmente retoma o que é seu por direito: seu trono.

Porém, a maldade de Sauron não poupou o Condado, e ao retornarem para casa os Hobbits enfrentam ainda mais problemas antes de finalmente poderem ter sua tão sonhada e ansiada paz.

A trilogia de O Senhor dos Anéis foi uma leitura densa e difícil do início ao fim, carregada de detalhes e expressões pouco usuais, finalmente ter terminado a leitura me trouxe a sensação de paz e realização.

Sem dúvidas uma história incrível, com um mundo maravilhosamente bem construído e cheio de personagens incríveis, mas certamente é uma experiência para viver uma vez só.

Daniela.Laiz 12/06/2024

Lindo ,maravilhoso,esplêndido você fica com aquele gostinho de quero mais que personagens maravilhosos

Jhonata 11/06/2024

O Retorno do Rei
"O Retorno do Rei" é o último livro da trilogia "O Senhor dos Anéis" de J.R.R. Tolkien. A história segue Frodo e Sam na missão de destruir o Anel do Poder, enquanto Aragorn, Gandalf e os outros lutam contra Sauron.

O livro se divide em duas partes: as grandes batalhas, onde Aragorn se revela o verdadeiro rei de Gondor, e a perigosa jornada de Frodo e Sam até a Montanha da Perdição, com Gollum sempre por perto. Tolkien explora temas como coragem, amizade e a luta entre o bem e o mal.

O final é emocionante, feliz am algumas partes e lindamente triste em outras, e fecha a trilogia com chave de ouro. "O Retorno do Rei" é uma leitura essencial para qualquer fã de fantasia.

Rusbis 11/06/2024

A MAIOR E MELHOR obra de fantasia de todos os tempos com certeza. E pra mim, mesmo sendo uma releitura foi muitíssimo prazerosa tanto por fazer muitos anos de minha última leitura dessa obra quanto pela excelente experiência de reler nessa nova edição incrível da HarperCollins.
E ainda corrigi um grandíssimo erro meu e finalmente li os apêndices pela primeira vez e foi mágico.
É com pesar que finalizo essa trilogia mas com alegria por termos várias obras expandindo o universo de Arda e da Terra-Média.

RaquelLimaaaa 10/06/2024

Literatura fantástica obrigatória!
Estou de luto por finalizar o último livro dessa jornada!
Que prazer! Que mente incrível de Tolkien!
Foi suspiro, emoção, transformação!
Que final fantástico!
Que rei ! ?
Sam eu verdadeiro herói ! ??

Recomendo!

"Três Anéis para os Reis-Elfos sob este céu,
Sete para os Senhores-Anões em seus rochosos corredores,
Nove para os Homens Mortais fadados ao eterno sono,
Um para o Senhor do Escuro em seu escuro trono
Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam.
Um Anel para a todos governar, Um Anel para encontrá-los,
Um Anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los
Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam."

ThaliMarinho 06/06/2024

Isso aqui devia ser leitura obrigatória para todos
Se eu pudesse esquecer tudo que li só pra ter o prazer de lê-lo novamente, eu o faria. A trilogia dos volumes de O Senhor dos Anéis é magnífica, mas esse último não me fez respirar até a última página. É menos descritivo quanto Sociedade do Anel, é detalhista e muito bem resolutivo, fecha o grande ciclo formado desde os acontecimentos de O Hobbit.

Cleiton Felipe 05/06/2024

Sensacional
Não tem outra palavra que posso usar Tolkien simplesmente fez um universo completo que se juntar só os conteúdos dos apêndices dá para ser um livro rico em conteúdo, toda a trilogia do senhor dos anéis é sensacional, rica em detalhes e te prende do início ao fim?Única coisa que digo é, se você gosta deste gênero e nunca leu, leia garanto que não vai se arrepender.