A Relíquia

A Relíquia Eça de Queiroz
Marcatti

Resenhas - A Relíquia

Rafa 06/09/2024

O livro começa bem, mas as últimas 20 páginas são as melhores e resumem bem toda a história e o que o autor queria dizer com a obra. O problema mesmo é o meio absurdamente arrastado e por muitas vezes repetitivo.

Camila Felicio 03/09/2024

Não é o melhor do Eça
O livro é divertidíssimo, tem passagens sensacionais! No entanto, achei certas partes muito prolixas que poderiam ter sido feitas de forma mais resumida e direta.

jmelo1999 26/06/2024

?Dizer sempre que sim à titi?
Que dizer sobre este magistral livro? Toda a presença de Teodorico e da tia Patrocínio, desde as aventuras românticas com Adélia e a brilhante Mary de York? Dizer sempre que sim à Titi, mesmo que implicasse calcorrear cada caminho santo da Terra Santa. Este livro reflete o génio de Eça de Queiroz

Giovanna.Pulz 25/06/2024

Foi uma tarefa árdua terminar esse livro
Como é um clássico, fiz um esforço para ler até o final. Sinto que todo o meio do livro, onde o personagem principal chega em Jerusalém, poderia ser substituída por 1 folha.

BookBargain 22/06/2024

Uma leitura engraçada com um plot twist que eu não estava preparada rsrsrsr mas tradução não é boa

panisetcircense 02/05/2024

A história é interessante, dei risada em várias partes e gostei de acompanhar as histórias de teodorico, mas a narração e descrição realista nunca esteve tão presente como nesse livro.
provavelmente não leria esse livro por livre e espontânea vontade, mas como uma leitura da escola serviu para mostrar as características da escola literária e a crítica ao catolicismo e à sociedade da época.

Eduardha 20/02/2024

Gostei da leitura! Acho que poderiam ter alterado algumas palavras para deixar a leitura mais fluida, porque isso me atrasou muito

Margarida.MagalhAe 07/01/2024

A Relíquia
Li o livro pois precisava de o ler para uma apresentação de português, o que me fez ter preguiça de o ler. Todavia, o livro é engraçado, interessante e humorístico. Se não fosse pelo prazo da apresentação, leria com mais vontade. Possivelmente lerei mais tarde!

Gabriel1994 09/12/2023

Raposo ou Raposão?
Esta foi minha primeira leitura de Eça de Queirós e confesso, foi divertida.

Em A relíquia somos apresentados a Teodorico Raposo, um jovem órfão que recebe os cuidados de Dona Patrocínio das Neves, sua abastada tia, carinhosamente chamada de "Titi". Beata (e ranzinza ) em tempo integral, D. Patrocínio impõe à Teodorico uma vida eclesiástica e principalmente CASTA, alertando-o para ficar longe de "saias".

Conforme o rapaz vai amadurecendo e suas potentes barbas começam a brotar, seu desejo natural o leva a procurar os prazeres do mulheril de Lisboa recebendo a alcunha de Raposão.
Contrariando os mandamentos da sua velha tia, Teodorico precisa manter uma vida dupla de devoto e devasso. Se subordinando a isso apenas na esperança da Titi lhe deixar uma boa herança quando bater as botas.

Entre devoção, devassidão e muita descrição, chegamos ao ponto onde realmente se faz valer o título do livro: Dona Patrocínio das Neves incumbe ao sobrinho ir numa viagem ao oriente médio, mais precisamente à Jerusalém, fazer o caminho de Jesus e trazer-lhe alguma relíquia de grande valor. A contragosto, Teodorico aceita a empreitada na intenção de ganhar prestígio com a titi e um bom lugar no seu testamento.

Parando por aqui para não dar spoiler, a leitura deste livro foi divertida em 90% e virtuosa nos 10% finais. A escrita está em português de Portugal e se tratando de um livro do séc. XIX, muitas (muitas mesmo) palavras requerem uma pesquisa para saber o seu significado, mas nada que atrapalhe ou impeça de assimilar o conteúdo.

Outra sacada genial de Eça de Queirós foi atribuir os nomes das personagens conforme sua personalidade. Por exemplo: Dona Patrocínio das Neves tem esse nome por ser rica, patrocinar a vida de Teodorico e também por manter a pureza da castidade. Por outro lado, Teodorico que tem o sobrenome Raposo, é chamado de Raposão quando está se regalando com alguma garota ou metido em alguma brava aventura.

Finalizando, este foi um livro legal, divertido e em certo ponto, agregador.

Tati.Lima 02/11/2023

O livro narra a história de Teodorico um homem que tem aquela vibe malandro da Lapa. O cara quer ter dinheiro a todo custo, mas tem alergia a trabalho, quer levar vida de rico, viver na gandaia cercado de mulheres e metido em jogatina. gosta de tudo que o dinheiro tem de bom para oferecer: bebidas,
jogatina, mulheres. Então ele acha q a grande chance de sua vida é virar o herdeiro da Bruna de sua tia, uma beata chaaasata pra kct. Mas a mulher, tb tá no ponto mais alto da escala do "Ninguém Merece"... invejosa, fofoqueira e rabugenta. Só q a senhora, está com a saúde frágil, e o nosso nobre picareta, resolve passar a perna na própria tia, tentando se passar por bom moço, para ganhar sua confiança. E pior q consegue. Quando a senhorinha tá a ponto de fazer a passagem, pede pra ele ir à Jerusalém trazer um pouco do sangue sagrado de Jesus, para curá-la. E o Teodorico, q nem em Jesus acredita, diz q vai fazer e acontecer pra conseguir o sangue na terra sagrada. E isso da muito pano pra manga, o homem aprova todas as picaretas, imagináveis e possíveis. E ainda arma uma situação q " Socorro deus"...sem spoiler ok.. . O livro é interessante, mas a linguagem é mega arcaica, teve muita coisa q tive de pesquisar pra entender. Mas vou ser sincera, não foi minha melhor leitura do Eça, teve momentos q ele ficou meio cansativo. Mais pra reta final, porq de início ele é muito bom. É um clássico, não sei precisar a data, mas creio q seja um dos primeiros livros do Eça. Não sei se estou falando besteira, mas é uma obra pra quem curte aqueles clássicos raiz... sempre irei elogiar Eça, porq ele é maravilhoso. Enfim, um bom livro.

Beatriz 15/10/2023

Vale tudo por dinheiro
Teodorico Raposo foi criado por sua tia rica e beata, D. Patrocínio. Para ficar com a herança dela, ele finge ser o mais santo de todos os beatos, enqto na verdade é o completo oposto. Um dia sua tia resolve manda-lo em uma peregrinação pela terra santa e isso irá mudar a vida de Teodorico e o impulsionar a escrever esse livro.

Pra mim esse livro é superior ao Crime do Padre Amaro, apesar dele ser menos instigante. A crítica nele é muito mais ferrenha, direta, ampla e crua.
Além disso, nesse livro Eça afronta a própria religião, ao estilo do Evangelho Segundo Jesus Cristo do Saramago.
Além disso, não faltam as ironias do autor, q tão maravilhosamente enfeitam suas narrativas e nos fazem rir. E apesar de ter 200 anos, esse livro é muito atual e acredito que muitos vão encontrar esses personagens por aí no mundo.

José Marcos 23/08/2023

Que livro bom. Meu primeiro Eça de Queiroz e fiquei encantado. Agora é puxar a fila e ler outros livros dele.

victor.victor.victor 01/06/2023

Teve uma pedra no meio do caminho
Início muito bom, me prendeu no prólogo. A história é muito divertida e a escrita boa.

No fim das contas achei o livro pequeno, queria ter lido mais daqueles personagens.

Porém, não foi perfeito. Tem uma coisa chamada capítulo 3 que é tão penosa quanto atravessar o deserto com uma faca nos pés kkkkkk um pouco exagerado mas esse capítulo é chato mesmo. Maçante ao limite, enfim... pulei.

Lu 01/06/2023

Terminei na base do ódio.
Li os livros anteriores do autor e realmente estava muito empolgada com esse aqui. Mas na segunda metade, achei meio arrastado.
Ok, ele mudou o estilo da escrita... Mas poxa, só descobri isso quando já estava na parte arrastada da história.
É considerado um romance fantástico.
Eu estava esperando uma história realista.
Tá, eu devia ter pesquisado antes de começar a ler e essa mudança de estilo me deixou bem aborrecida.
A premissa é genial, simplesmente. Mas a forma, o estilo, não gostei não.