A Morte de Artemio Cruz

A Morte de Artemio Cruz Carlos Fuentes

Resenhas - A Morte de Artemio Cruz

larissa 14/04/2024

Misericórdia que livro complicado de ler Artêmio um sujeito interessantíssimo o final é otimo valeu a pena

Hera 12/03/2023

Vai e vem dos bons
Amores, disputas por terras, latifúndio, revoltas civis, memórias, ascensão social e morte. Esse livro apresenta um ótimo cenário do México da primeira metade do século XX. Mas tem que ler com atenção porque o vai e vem das memórias do protagonista pode ser bem confuso.

Tiagofas 19/07/2020

Confuso e ótimo
Muito bom o livro, mas requer bastante atenção devido ao intenso vão e vem da vida de Artêmio Cruz.

Say 31/01/2014

Singular
O autor tem uma característica bem peculiar de envolver o leitor. Embora no começo tenha tido dificuldades em compreender como a narrativa se desenvolvia, esta foi a que me cativou.
Clayton Pinheiro Salve 22/09/2018minha estante
undefined

Amadeu.Paes 13/05/2013

Terra, Morte e Paixão.
Artemio Cruz está morrendo e começa nos relatar como foi sua vida e nos leva ao período do final da Revolução a ele nos conta toda sua ascensão social, utilizando-se de meios antiéticos, apesar de ele achar que está fazendo um grande bem para todos os camponeses.

A grande verdade desse livro é como uma pessoa muda ao longo da vida, conforme a oportunidade ou a sorte. Artemio era um tenente da revolução e tomou as terras dos grandes latifundiários com intuito de dividi-la com os camponeses, mas isso não acontece. Na verdade há uma repetição do que era antes da revolução.

Outro tema bastante evidente nesta obra é a questão do amor. Como a visão da pessoa amada vai mudando conforme ela se mostra verdadeiramente (ou como o seu par vai se transformando), e neste intricado de terra, morte e paixão a obra é composta.

O momento que me chama mais atenção é quando Artemio, já deputado federal, fala para um assessor: “Nós fazemos parte de uma maçonaria. A maçonaria da malandragem”. Qualquer semelhança com qualquer país latino americano não é mera coincidência.

A leitura é difícil, porque ela não é de forma linear (há pelo menos 3 história sendo contadas), e elas vão se entrelaçando e a todo instante há fluxos de consciência do protagonista – gerando enormes parágrafos, às vezes de 4,5 páginas –, sugiro que a leitura seja feita de forma tranquila e devagar.

A questão da terra e da morte é muito forte na cultura mexicana, como também se pode conferir na obra de outros autores mexicanos como Juan Rulfo e Octavio Paz.

Gostei muito da obra e daqui alguns anos, eu pretendo lê-a de novo.
Solange Sólon Borges 10/10/2021minha estante
Carlos Fuentes realmente tem uma escrita peculiar. A leitura faz você avançar pela linha narrativa, enquanto a personagem principal desenrola seu discurso interno, a paralisia diante do mundo e das pessoas que o cercam, apesar de ter sido um homem de ação e coragem, mas muitas vezes sucumbe diante da ajuda que outros lhe oferecem, o que leva à análise de seu orgilho exacerbado, do amor-próprio ferido. Apesar de ter sido protagonista de sua vida e de muitas outras, a leitura demonstra que todos podem ser vencidos pelo tempo e pela doença, pelo desamor, pelas expectativas não cumpridas. Uma leitura que envolve uma reflexão íntima, características da cultura e política mexicanas, da luta pela terra e pelo poder. Recomendo.