O encontro marcado

O encontro marcado Fernando Sabino

Resenhas - O Encontro Marcado

Josi 12/01/2014

O encontro é consigo mesmo
Eduardo Marciano personifica anseios comuns à maioria das pessoas. Adorei quando li o livro na adolescência e, relê-lo agora, após os 30, me deu possibilidade de descobrir ainda mais significados nessa bela obra de Fernando Sabino. "Puxar uma angústia" de vez em quando é como fazer novo balanço da vida. Um livro pra ser lido e relido, ao longo dos anos.

Lista de Livros 22/12/2013

Lista de Livros: O encontro marcado, de Fernando Sabino
“Mauro tinha mania de inventar provérbios:
– Quem de si faz alarde, cedo o rabo lhe arde.”
“Casando ou deixando de casar, a gente se arrepende sempre.”
“Não sei quem, acho que foi Guardini – aquele livro que eu estava lendo, sabe? – que disse: “o homem que quer justiça tem de colocar-se em nível superior ao da simples justiça”. Pois bem: isso serve para tudo.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2011/01/o-encontro-marcado-fernando-sabino.html

fernando 24/09/2013

Como dizem: às vezes você pega um livro, às vezes um livro te pega. E não foi diferente com essa obra.

Leo Augusto 21/07/2013

Vida que vai andando sem esperar pela gente...
Angústia,desencanto, melancolia, tédio tudo isso não traduz o que sai das páginas desse romance.
Eduardo Marciano é todo mundo, mas; não é ninguém em especial.
Minha angústia e meu desencanto é diferente do dele. Mas, no fundo vai encaminhado para uma vida que não acontece!
Encontros Marcados que não acontecem.
Esperas que não são aquilo que acontece.
Vida que vai andando sem esperar pela gente...
Enfim!

William Rodrigo 30/06/2013

Quem sou eu?
Existem momentos engraçados em nossa vida, onde coisas acontecem para nos surpreender, e minha relação com este livro foi uma dessas coisas, eu já tinha ouvido falar no autor, mas nunca tinha lido nada dele e nem sabia da existência deste livro, enfim , em uma conversa casual sobre literatura uma pessoa me indicou o autor e este livro, segui a orientação e as escuras iniciei a leitura, o ponto que quero chegar é que me relacionei bastante com o enredo e com o personagem Eduardo, é impossível não se comparar a nenhum dos personagens do livro, as incertezas e angustias são as mesmas, e eu posso dizer categoricamente que eu precisava ler este livro no meu momento atual, era uma leitura necessária em minha vida e ela veio ao acaso. O livro me ganhou nas primeiras paginas, o autor explicitou a vida cotidiana do homem moderno com todas suas nuances, de uma forma fluida e leve, onde a leitura te carrega nesta experiencia magnifica que é viver.

Ander 05/05/2013

O Encontro Marcado
Eu também tenho um encontro marcado, me parece que há um tempo, mas não sei onde é e nem com quem. Sei que preciso ir, dependo dele.
Eu sou Eduardo, inspiro Eduardo. Todas as suas indecisões, suas faltas, seus erros, suas dúvidas, suas incertezas, seus acertos, seus elogios. ‘’O Encontro Marcado’’ prova através de Eduardo Marciano que o tempo, ainda mais que o mundo, dá voltas, quando se está em baixo, vai-se para cima, e de cima para o lado então se volta para baixo. O importante é continuar vivendo, achar em si (ou nos outros) a força para seguir em frente. Ainda mais na juventude, quando há muita preocupação com trabalho, com mulheres, ver os amigos conseguindo fazer suas vidas, tendo trabalhos, famílias; o que fazer da vida? Ir em frente e com fé.
Quando acabei de ler, me faltou o fôlego.

Mey 01/05/2013

Acompanhar os passos de Eduardo Marciano é deparar-se com os dramas existenciais de cada um. Uma maneira deliciosa de passear pelas emoções do amor, a urgência da juventude e a procura por um significado.

Eduardo idealiza planos; ele quer ser um romancista, forma um grupo de amigos que acredita ser inseparável, tem ideais que considera imutáveis, conhece uma mulher e se apaixona, quer ter filhos. Porém, com o passar do tempo, descobre que planos idealizados modificam, conhece a transitoriedade das coisas, dos planos, da vida. E foi aí que o livro me conquistou, ele não desiste, conhece a solidão, fracassa nos planos e nessa trajetória da busca por um caminho amadurece. O livro traz uma familiaridade. Afinal, não estamos todos nós neste mesmo barco, apesar dos acasos, continuamos todos nesta busca incessante...

Adriàna Souza 30/04/2013

Um ponto de vista interessante...
Como a maioria dos livros que li são do ponto de vista feminino, muitas vezes deixamos passar e começamos a criticar os homens! Mas esse livro adentrou no universo psicológico masculino de uma forma incrível! Hoje, confesso, que entendo (um pouco, sem exageros) o que se passa na cabeça de um homem diante de situações divergentes... Recomendo essa leitura!

Bruno Pinto 24/03/2013

Realista e ao mesmo tempo poético. Fernando Sabino soube transformar sua autobiografia em romance sem enfeites desnecessários. O personagem principal - bem como todos outros - é extremamente humano, com qualidades e defeitos, recorrências e transformações, impossível de não se identificar em algum momento. A busca intensa de si mesmo em meio às reviravoltas e aos contratempos do mundo é a sina. Vale a pena acompanhá-la.

Odhara 08/03/2013

Demorou um pouco para que eu me envolvesse com o livro. Inicialmente, o menino Eduardo não despertou a minha simpatia: filho único, mimado, com aparente grande potencial, me parecia ser só mais uma daquelas promessas que nunca se cumprirão por ter um ego inflado demais. O jovem Eduardo também não me trouxe nenhuma identificação: o ego da infância parecia ter consolidado a arrogância da personagem.
Contudo, o Eduardo de meia-idade, já com tantos calos por conta dos percalços da vida, me surpreendeu e fez com que, finalmente, eu entendesse porque esse livro é um clássico da literatura brasileira.

Marinas 28/02/2013

Raciocínio
Este ;e um livro que acompanha a velocidade do pensamento. Muito bom.

ayran 14/01/2013

Traz boas lembranças
Foi um dos primeiros livros não voltados exclusivamente pra o público infantil/adolescente que li durante a pré-adolescência. Minha avaliação reflete o carinho que senti pelo livro à época, carinho este que conservo até hoje embora já não lembre tão bem de seu enredo ou escrita.
O li junto com Vanessa, conversando a respeito, nos apaixonando por personagens e guardando passagens que reproduzíamos exaustivamente em nossos cadernos escolares.
Tanto pelo que recordo do enredo como ao que o associei considerando a época da vida em que o li, se trata de um livro sobre o nascimento e a manutenção de antigas amizades.

guibre 09/01/2013

O mérito da obra, na minha percepção, foi a de contar a história de uma vida - de uma existência - sem cansar o leitor. No texto, está o retrato de um ser humano (uma autobiografia, de certa forma, como se deixa transparecer), de seus atos, de seus pensamentos, de suas emoções. Pode-se apreciar ou não o protagonista enquanto indivíduo, mas é inegável que ele, justamente por ser delineado como um ser humano, inspira ao leitor uma sensação de verossimilhança.

Infelizmente ou não, me é impossível compartilhar do entusiasmo manifestado por outros leitores por esta obra. Talvez não a tenha compreendido devidamente, muito embora deva destacar que ela me fez refletir sobre a minha existência e conduta.
Daniel 17/07/2013minha estante
Eu concordo com vc. Acho até que este é um livro superestimado. Talvez a quantidade de leitores jovens por aqui, ou mesmo os nostálgicos de suas juventudes, justifiquem tantos elogios. Existem livros (e autores, talvez) que devem ser lidos na adolescência. Acho que aos 16 anos eu também teria gostado. Mas li este livro só agora, depois "de velho" e achei meio ingênuo, as vezes lembra redação de aluno secundarista... Falta Literatura! Não há nada que chegue perto de outros grandes autores brasileiros, como Rubem Fonseca e Lygia Fagundes Telles.

David 23/07/2013minha estante
concordo com vcs, achei fraquíssimo

Luiza 09/12/2012

Pior encontro da minha vida.
Após a leitura de O encontro marcado fiquei extremamente decepcionada com a historia..além da narrativa ser cansativa e em certos pontos confusa, o personagem principal é completamente sem princípios e sua nostalgia cansa a qualquer leitor. A capa é completamente sem vida e a letra é extremamente pequena o que deixa a leitura ainda mais chata e prolongada. O enredo é extremamente fraco e como a maioria dos autores brasileiros, Fernando Sabino me decepcionou novamente com sua escrita mas existiram alguns pontos e relances em que o personagem principal me fez refletir sobre alguns fatores em minha vida e tomou atitudes que de primeira pensei que melhoraria a historia mas logo em seguida vi que continuaria literalmente na mesma "merda".