O encontro marcado Fernando Sabino

Resenhas - O Encontro Marcado

Victor 09/12/2009

Eu, eu mesmo e Eduardo
Cuidado quando for ler! Você corre o risco de ser fisgado com mais rapidez do que pensa e acaba imerso na personagem de Eduardo, com seus erros, acertos, confissões e buscas.

Afinal de contas, quem não tem um pouco de Eduardo Marciano em si? Quem marcou um encontro há tanto tempo e ainda assim o outro/outra ainda não chegou? Sequer deu notícias... Resta a espera por algo que talvez não virá. Mas essa espera não é inerte, porém cheia de descobertas sobre si e sobre o mundo, que, embora não sejam conclusivas ou às vezes importantes, são ainda material daquilo que o ser humano é feito.

A mensagem mais reconfortante e inspiradora do livro é a de continuar vivendo, não importando as dores, dúvidas. Veja Eduardo! O grande Eduardo! Tinha dúvidas sobre sua carreira, seu amor, seus amigos, sua sexualidade, sua religião, sobre si mesmo! Mas veja o seu fim? Seria Eduardo o próprio Sabino? Seria Eduardo eu mesmo?

Seria você?

*Mais do que recomendado.
Jhennifer 27/09/2011minha estante
O livro é realmente fascinante!
E sim, é muito fácil ser fisgado pela história de Eduardo...
E sim, Sabino já confessou em diversas entrevistas, que o livro é, em diversas passagens, uma autobiografia...
E, novamente, sim! Todos nós temos um pouco (ou muito) de Eduardo Marciano...

Amanda Miranda 27/06/2012minha estante
Já estou com saudades dos personagens.

Valecia 17/10/2012minha estante
Voc~e viaja... sai de um mundo e entrar no mundo de Eduardo... No encotro Marcado!

Nathy 19/10/2012minha estante
Maravilhoso e inesquecível esse livro! Li junto com um amigo na sétima série, hoje ão estudamos juntos já há dois anos, mas desde que lemos temos um encontro marcado! *-*

Nanda 20/01/2013minha estante
Adorei o livro!!É um dos meus favoritos. Acho que no fim das contas trata de algo que todos buscam ,que é se encontrar.

Karinny 03/04/2013minha estante
Realmente o livro é fantástico.

karina 13/09/2013minha estante
Fernando sabino é demais. o Eduardo é um cara comum que quando a gente lembra desta historia parece que são lembranças de algum conhecido... muito bom

Venus in Furs 29/07/2014minha estante
Este livro marcou minha adolescência.
Quando eu cursei a oitava série do ensino fundamental em 2007, eu tinha treze anos. E diferente dos meus colegas que gostavam de passar a hora do intervalo passeando, namorando e tal, eu ia para a biblioteca do colégio e ficava lá lendo até o fim do intervalo. E foi na biblioteca do colégio que descobri O Encontro Marcado, foi lá que comecei e terminei de ler esta história fantástica.
Sete anos se passaram e não consigo esquecer Eduardo Marciano, vivi com ele todos os seus tropeços, suas desventuras, seus amores e desamores, é como se eu tivesse presenciado todo o desenrolar da trama.
Porque os melhores livros são estes, os que te deixam amigo dos personagens e quando acabam te deixam com saudades, como se você tivesse se despedido de um amigo muito querido.

Lelouch_ph 20/01/2022minha estante
Tô lendo agora, tá indo de 0 a 100 muito rápido mas tô amando.

Vittorio.Freitas 21/09/2022minha estante
Porra já tô acabando o livro que tiro

Guilherme 01/04/2023minha estante
Mano, que livro sensacional!

Lelouch_ph 02/04/2023minha estante
Voltando aqui só pra dizer que eu me apaixonei pela escrita de Sabino mesmo.

Alê | @alexandrejjr 17/03/2018

Simples, bem escrito e realista

Esta é uma das principais obras do Fernando Sabino e foi o segundo livro que li do autor, sendo que o primeiro foi "Deixe o Alfredo Falar!".

O grande barato deste livro, na minha opinião, está na escrita simples, direta e muito clara da história. Acompanhar a vida de Eduardo Marciano pode te fazer rir, pensar, sentir tédio e ter esperança. Outro ponto que vale destacar é como a narração se confunde entre o autor e a personagem principal, algo muito difícil de se fazer (bem). E, por último, a quantidade absurda de referências a literatos, filósofos e alguns personagens históricos mostram como o autor, enquanto romancista, dominava a técnica literária.
Vitoria 27/06/2022minha estante
Um dos primeiros livros que me recordo ter lido na adolescência! Passei anos com a história em mente, tentando relembrar qual era - não recordava autor nem título - até que finalmente o reli.

Alê | @alexandrejjr 27/06/2022minha estante
E a experiência? Continuou satisfatória, Ana?

Vitoria 28/06/2022minha estante
Continuo fã da obra!

clara 24/08/2022minha estante
é uma leitura difícil??

Alê | @alexandrejjr 25/08/2022minha estante
Não acho, Maria Clara. Acho um livro bem acessível, inclusive. Todas as referências são colocadas naturalmente na história, é bem interessante.

clara 25/08/2022minha estante
obrigada!!? aproveitando o comentário, queria pedir indicações de com qual começar clarice lispector

Alê | @alexandrejjr 26/08/2022minha estante
Pois então. Eu li apenas três livros da Clarice, Maria Clara. Dos três, achei mais interessante e acessível "Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres". "Perto do coração selvagem" é muito bem escrito também, mas menos redondo (afinal é a estreia dela). Agora, o que eu definitivamente não indico pra começar é "O lustre", pois esse é muito denso e desafiador.

Aécio de Paula 16/01/2020

O Encontro Marcado - Fernando Sabino
Publicado em 1956, esse romance conta a história de Eduardo Marciano. Um cara que foi jornalista, nadador profissional, boêmio noturno, genro de ministro, crítico literário. História cansativa e aborrecida, com mais de 300 páginas, só para contar a vida de um cara que passa o dia bebendo com amigos, fala um monte de merda, namora com várias mulheres, etc. Não consegui extrair nada desse romance.
Daniel 16/01/2020minha estante
Puxa! Até desaninei pra ler rsrs

Aécio de Paula 18/01/2020minha estante
Rsr mas espero que vc goste.

Daniel 18/01/2020minha estante
A história de "um cara que passa o dia bebendo com amigos, fala um monte de merda, namora com várias mulheres, etc." não é das que mais aprecio rs.
Mas tenho esse livro por aqui. Devo ler algum dia rs.

Alê | @alexandrejjr 20/06/2020minha estante
Puxa, Aécio, que bizarro! Mas é muito interessante ver como um livro funciona diferente pra cada leitor. Pra mim, por exemplo, mostrou como o tempo passa rápido demais, como a rotina cansa a vida, como sentimentos são irracionais, que a frustração é um fardo... ih, e mais um montão de coisa que daria pra listar. Sabe o que é engraçado? Eu também tive essa mesma percepção de que "nada acontece" no livro. Entretanto nas entrelinhas funcionou pra mim!

Sira Borges 10/08/2023

O encontro marcado
Li esse livro na época da faculdade. Lembro que comentei com meus colegas de república sobre a história e resolvemos marcar um encontro pra dali a tantos anos... Só que não fomos tão eficientes quanto aos métodos e perdemos o contato. Só me lembro que o encontro seria na igreja do Bonfim, em Salvador... uma pena!!! Mas o livro é muito bom mesmo!!!
Guilherme 10/08/2023minha estante
Projeto "resenhas"?

Sira Borges 10/08/2023minha estante
Sim!

Guilherme 10/08/2023minha estante
Tenho que seguir seu exemplo

Sira Borges 10/08/2023minha estante
Bora!

Gláucia 05/02/2016

O Encontro Marcado - Fernando Sabino
Publicado em 1956, é um romance de formação trazendo como protagonista Eduardo Marciano, desde sua infância como filho único e mimado de uma família de classe média de Belo Horizonte até sua vida adulta, aspirante a escritor e vivendo no Rio de Janeiro.
Foi leitura obrigatória na escola quando estava na sétima e o livro me impressionou demais, tendo se tornado um de meus preferidos. Infelizmente não resistiu à releitura, após tantos anos e muitas leituras só consegui enxergar problemas no livro. Os personagens são um tanto quanto estereotipados e isso os torna superficiais. Percebe-se que o autor estava sob influência de autores existencialistas, niilistas e quis criar uma história nesse molde e o resultado me pareceu artificial. Fala sobre o vazio existencial, o tédio pela vida e consequentemente tem um tom bem pessimista. Gosto de livros assim mas essa releitura me soou como uma cópia não tão bem feita.
regifreitas 05/02/2016minha estante
um livro que gostei bastante quando li, também no colégio. mas estou adiando há tempos um releitura com o receio de não gostar tanto agora.

Gláucia 10/02/2016minha estante
Aconteceu comigo Regi

Thiago 16/02/2016minha estante
Eu acabei de comprar, eu nunca li, mas conheço bem as crônicas do autor e alguns contos e novelas dele, gostei bastante até.

Gláucia 16/02/2016minha estante
Thiago, tb amo as crônicas dele, inclusive amei quando li esse livro pela primeira vez, aos 14 anos. Mas não sobreviveu à releitura, infelizmente.

Tati Diorio 19/07/2020

"De tudo, ficaram três coisas:
a certeza de que ele estava sempre começando, a certeza de que era preciso continuar e a certeza de que seria interrompido antes de terminar. Fazer da interrupção um caminho novo. Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro."

Quem não parou por alguns minutinhos para refletir sobre esse trecho? Aliás, o livro inteiro é reflexão. Da vida, de si, dos outros. Leitura obrigatória.
Alê | @alexandrejjr 08/08/2020minha estante
É um livro lindo, né, Tatiane?

Tati Diorio 30/09/2020minha estante
Sim! E o único desse autor que eu li. Conhece algum outro dele que tenha gostado?

Alê | @alexandrejjr 30/09/2020minha estante
"O grande mentecapto" é muito bonito também, uma espécie de Dom Quixote "à brasileira", Tati.

Tati Diorio 31/12/2020minha estante
Obrigada pela sugestão! Vou ler assim que for possível. :)

hoarsesoul 25/07/2010

Trechos que quero guardar
O encontro marcado
50ªedição, ed. Rio de Janeiro, Record, 1986.
285p.

- - - - -

Mauro, ao falar de Eduardo: "É destes remédios que matam a doença e o doente." (pág. 87)

Hugo, ao falar de Mauro: "Quem fala em sangue, e não está sangrando, é um impostor." (pág. 88)

Eduardo, em sua vez de falar: "Eu me recuso, simplesmente. Se nós mesmos, que nos conhecemos mais do que ninguém, somos de tal maneira precários no julgamento de cada um, é porque não sabemos nada, não somos donos de verdade nenhuma, temos de buscá-la fora de nós. A consciência é inútil, sem uma convicção adquirida. Isso que estamos fazendo é inútil, é masoquismo. Não temos importância, somos apenas três coisas largadas, desarvoradas, aflitas. Está acima de minhas forças dizer alguma coisa mais..." (pág. 89)

"O segredo é ir para frente e não pra trás : é uma espécie de lodaçal em que a gente mete o pé. Se parar pra tentar arrancar o pé , acaba deixando o outro e se afundando a cada novo esforço..." (pág. 180)

"É preciso escutar o silêncio, não como um surdo, mas como um cego." (pág. 187)

"A música é o silêncio em movimento." (pág. 188)

"As palavras estão em quem fala e em quem escuta. O silêncio fica entre os dois, intocado, um silêncio enorme, intransponível. Ao passo que a música está nela mesma, isto é, no que resta além de nós. E o resto é silêncio." (pág. 188)

"A rotina não sendo afinal o temido fantasma do tédio, mas a ordem, o equilíbrio, a permanência tornados hábitos" (pág. 189)
Maria 06/12/2013minha estante
Além desses, acrescento:
"De tudo, ficaram três coisas: a certeza de que ele estava sempre começando, a certeza de que era preciso continuar e a certeza de que seria interrompido antes de terminar. Fazer da interrupção um caminho novo. Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro".

E, "O diabo desta vida é que entre cem caminhos temos que escolher apenas um, e viver com a nostalgia dos outros noventa e nove".

Paulo 27/03/2014minha estante
"Há uma diferença entre lembrar e recordar; recordar é reviver, lembrar é apenas saber. O que é recordado fica, o que é lembrado é também esquecido".
E "Somos traduzidos em palavras. As palavras não querem dizer nada. Servem só para formar uma verdade comum a todos, que afinal não é de ninguém".

10/11/2012

a vida marca encontros
Encontro Marcado de Fernando Sabino nos conta a história de Eduardo, menino inquieto, triste e com pensamentos e questionamentos estranhos.Eduardo vive desde sua infância aventurando-se e exigindo resposta das pessoas , da vida, de Deus, do universo,o que é a felicidade , como é estar feliz, que sentimentos nos indica que estamos felizes.
"A sua solidão lhe pesava, espessa, impenetrável como um
enigma prestes a ser decifrado — sentia-se devorado de uma nostalgia,
pungente como uma recordação da infância — e era essa a outra
espécie de nostalgia, de que lhe falava o Toledo, finalmente a reconhecia
— o homem que ele finalmente era — sozinho, nu e indefeso diante de
si mesmo — e seus ombros se curvavam junto ao balcão, como sob o peso de uma cruz. "

Livro forte de uma narração primorosa, gostei do livro e recomendo.
Arsenio Meira 02/10/2013minha estante
É isso, Sú. É a obra-prima de Sabino, na minha opinião. Romance de formação, romance de encontro e indagações. Marcou toda uma geração, uma fantástica geração de escritores mineiros, principalmente (Otto Lara Resende, Hélio Pellegrino, Paulo Mendes Campos e por aí vai.) Ótima indicação.

Renata 04/09/2023

Sem dúvida a escrita de Fernando Sabino é genial! A forma como ele constrói diálogos e textos e impressões, é fantástico!
O autor quebra a linearidade do texto, contando uma história linear (da infância de Eduardo à sua vida adulta).
O que não gostei foi do personagem, o que é duro quando se trata do personagem principal? Mimado, filhinho de papai, que não precisa arcar com as consequências dos próprios atos. Machista, que acha que trair a esposa não tem problema se não for sério. Um perdido da vida que nunca soube o que queria, que podia ser bom em qualquer coisa, mas preferiu ser medíocre e invejar a ?sorte? dos outros. Uma pessoa cuja vida lhe deu todas as oportunidades, e ele as descartou.
Sena 12/10/2023minha estante
Melhor comentário. Também tive essas impressões.

psimayandrade 17/10/2023minha estante
Também estou te do dificuldade de me conectar com o protagonista. Insistindo na leitura por disciplina, pois o Eduardo meu causa uma certa preguiça.

Jaina 17/08/2017

O Encontro Marcado, Fernando Sabino.
Um dos meus livros preferidos no mundo todo. Aquele que você empresta pra quem ama. Amo tanto esse romance que tenho duas edições da mesma obra, sendo uma em capa dura. (risos)
Já devo ter lido essa história umas cinco vezes. E cada vez que o leio, tenho novas impressões. Este romance me leva às gargalhadas e ao pranto. E eu me identifico com Eduardo do início ao fim.
Carol 17/08/2017minha estante
Esse vai ser o livro que eu vou ler? Naquele nosso desafio?

Jaina 17/08/2017minha estante
Exatamente, mademoiselle.

DeBee-SaN 21/06/2010

Só peguei no livro por que tinha ganhado de presente, e bom, não posso desperdiçar né...

Gostei bastante da infância e juventude do protagonista, porém depois o livro se torno MUITO cansativo e quase abandonei! Mas como eu queria saber que raios! de encontro seria esse fui até o final... E não gostei mesmo!

Muito chato! E podem até dizer que ele conseguiu se encontrar no fim das contas, mas para mim foi só mais um que desperdiçou as coisas boas da vida e me fez desperdiçar o meu tempo!! Eu esperava mais... ¬¬
ReinatoB 18/09/2010minha estante
Infelizmente, Debee, esse livro não para qualquer um, digo, não é para todos. Ele segue um estilo e uma via crúcis literária boêmia, por assim dizer. Logo, pela tua estante, percebe-se que não faz o teu estilo de literatura. Pois "O Encontro Marcado" vai além de mangás e HQ's. É preciso ter um pouco mais de vivência. E concordo que não tenhas gostado, assim como, se ficares "bitolada", não gostarás dos Camus, Kafkas e Joyces que existem por aí. De qualquer forma, fica a dica para aumentar teu leque.
Beijos

Maria 06/12/2013minha estante
Eu concordo que tem umas partes mega chatas, mas, ainda assim, vale a pena ler até o fim. =)

guibre 09/01/2013

O mérito da obra, na minha percepção, foi a de contar a história de uma vida - de uma existência - sem cansar o leitor. No texto, está o retrato de um ser humano (uma autobiografia, de certa forma, como se deixa transparecer), de seus atos, de seus pensamentos, de suas emoções. Pode-se apreciar ou não o protagonista enquanto indivíduo, mas é inegável que ele, justamente por ser delineado como um ser humano, inspira ao leitor uma sensação de verossimilhança.

Infelizmente ou não, me é impossível compartilhar do entusiasmo manifestado por outros leitores por esta obra. Talvez não a tenha compreendido devidamente, muito embora deva destacar que ela me fez refletir sobre a minha existência e conduta.
Daniel 17/07/2013minha estante
Eu concordo com vc. Acho até que este é um livro superestimado. Talvez a quantidade de leitores jovens por aqui, ou mesmo os nostálgicos de suas juventudes, justifiquem tantos elogios. Existem livros (e autores, talvez) que devem ser lidos na adolescência. Acho que aos 16 anos eu também teria gostado. Mas li este livro só agora, depois "de velho" e achei meio ingênuo, as vezes lembra redação de aluno secundarista... Falta Literatura! Não há nada que chegue perto de outros grandes autores brasileiros, como Rubem Fonseca e Lygia Fagundes Telles.

David 23/07/2013minha estante
concordo com vcs, achei fraquíssimo

Adriana @livrosedevaneios 22/08/2021

Uma história sobre a vida
Ler Fernando Sabino foi um verdadeiro presente. Daqueles que você para e reflete por um momento: por que não li antes?

O Encontro Marcado é uma história-reflexão sobre a vida. Há quem diga que se trata de uma espécie de autobiografia, fato nunca confirmado.

O livro aborda a vida de Eduardo desde garoto, seu empenho em se tornar um escritor, a vida familiar, amizades, romances, conquistas, desventuras... A construção do personagem e seu amadurecimento são tratados com muita delicadeza, de modo que me afeiçoei ao protagonista como se fosse um conhecido de longa data.

Que leitura incrível! Quanta reflexão assertiva! Recomendo demais esse livro. Já estou ansiosa para as próximas obras do autor!

PS: outro dia perguntei à Alexa qual seu livro favorito e fiquei empolgada quando ouvi a resposta. Tenta aí você também! ??
Thais645 22/08/2021minha estante
Fernando Sabino é um escritor incrível. Li dele "O Grande Mentecapto" ainda na adolescência, e nunca mais esqueci. Ele domina como poucos a narrativa.

Adriana @livrosedevaneios 22/08/2021minha estante
De fato! Fiquei muito encantada. "O grande mentecapto" está na minha lista :)

RicardoKelmer 24/07/2009

O ENCONTRÃO MARCADO
O ENCONTRÃO MARCADO
Ricardo Kelmer - blogdokelmer.wordpress.com

Há livros tão especiais que deviam fazer parte do álbum de fotos da pessoa, você não acha? Eles são decisivos, apontam caminhos, mudam o rumo da vida. Você deve ter livros assim. Difícil eleger o mais importante, né?, há sempre o risco de ser injusto. No meu caso, já passei dos quarenta, acho que minha opinião não seria suspeita. O livro da minha vida se chama O Encontro Marcado. Seu autor: Fernando Sabino.

Para falar dele preciso antes voltar à infância, eu na biblioteca do colégio Santo Inácio encantado com os livrinhos infantis, o melhor brinquedo que poderiam inventar. Mais tarde descobri aquela coleção Para Gostar de Ler, crônicas de vários autores brasileiros. Que delícia! Ainda agora sinto na alma o gosto de susto e descoberta que vinha daqueles textos, horizontes que se abrem, possibilidades desveladas. Hoje eu sei: foi naquele momento, aos dez anos, que as sereias da literatura me fisgaram para sempre e eu saltei no mar. A minha procura encontrava um sentido. Foi lendo aquelas crônicas que decidi ser escritor.

Sabino era meu predileto. Suas crônicas ilustraram toda a minha adolescência. O humor, a ternura, o modo econômico, o olhar ao mesmo tempo leve e agudo pousado sobre as pequenas questões do dia-a-dia… Seu estilo me fascinava. Eu já escrevia historinhas e os professores gostavam de minhas redações. Eu ainda não sabia mas já procurava. Porém quando tentava crônicas me batia uma terrível sensação de impotência. Lembrava de Sabino e aí pesava sobre mim sua sombra gigantesca. Não, eu jamais conseguiria escrever como ele, melhor nem tentar. Maldito! Como podia incentivar e ao mesmo tempo destruir um jovem candidato a escritor?

Meu pai me presenteava com os livros do mineiro, que eu lia com renovado fascínio. Adolescente, espinha no rosto, eu sonhava ser escritor. Mas era algo difícil de visualizar… Que caminhos percorrer, a quem pedir ajuda? Como ser cronista se as melhores crônicas já estavam escritas?

Então deu-se o encontrão. Dezoito anos, dividido entre o velho sonho literário e as dez mil coisas do mundo, peguei na biblioteca da faculdade um romance chamado O Encontro Marcado. Putz, que pedrada! Comecei a ler de manhã, não almocei, entrei pela tarde, faltei à aula. A noite veio e eu lá extasiado, sem conseguir largar o livro. Foi um clarão de luz que iluminou de vez o caminho. Eu fechei o livro, fui até a janela e olhei pro mundo lá fora. E disse baixinho, com a leveza que só as grandes revelações permitem: tenho que ser escritor.

Aquele livro em minhas mãos dizia tudo. Eu estava ali! Eu era Eduardo Marciano brincando no quintal, querendo ser atleta, descobrindo os livros. Eu era Eduardo puxando angústia, porres homéricos de poesia, promessas de amizade. Eu era aquilo tudo, otimismo, amargura, ironia, paixão, solidão. Eu, mais um marinheiro ensadecido a quem as formosas sereias das letras olharam nos olhos.

A criança já havia decidido. Mas agora o jovem confirmava. Eu não tinha saída: simplesmente não poderia ser outra coisa na vida senão escritor. Eu trombara com meu próprio destino, um esbarrão que me encheu dessa estranha liberdade de quem abraça a própria sina. Sabia que não seria fácil e que, como a maioria, eu provavelmente desistiria pelo caminho. Sabia também que deveria beber em muitos estilos para encontrar o meu próprio. E entendi que não devia temer as grandes sombras.

O tempo passou. Vão-se mais de vinte anos. Combinei com amigos encontros solenes aos quais não fomos, roubei esqueletos, fiz de muitas quedas um passo de dança, fui interrompido antes de terminar. Reli O Encontro Marcado outras vezes. Certo dia comprei um e deixei sobre o banco da praça, com dedicatória ao desconhecido que o encontrasse. Pois é, o tempo passou. E o destino se cumpriu, tornei-me escritor. Culpa daquele livro diabólico.

Há encontros que marcam para a vida inteira. O meu foi aquele. E é ao romance de Sabino que agradeço. Pelos céus e infernos que passei e passarei em nome das sereias da literatura. Por ter me ajudado a fazer do medo uma ponte. Por ter feito da minha procura um encontro.

Ricardo Kelmer 2004

Este e outros textos você encontra no livro "Blues da Vida Crônica"
Victor 08/12/2009minha estante
Muito bom!!! xD

AdriBoeck 06/08/2015minha estante
Muita sorte, Ricardo!
"tem gente que vem ao mundo de caminhão, tem gente qe vem de bicicleta" (Leila Ferreira)
Encontro Marcado é a pedrada, é para O caminhão, mas minha luta é para estar de bicicleta.
Belo texto!

Bruno Mancini 29/08/2016

Um encontro com a vida
Uma história que tive que ter com este livro para fazer a prova de vestibular. Nossa! Que livro!
Desativado por enquanto 31/07/2017minha estante
"Nossa! Que livro!" ? E vc coloca duas estrelas? Não compreendo, mas ok...