O Encontro Marcado

O Encontro Marcado Fernando Sabino

Resenhas - O Encontro Marcado

Gláucia 05/02/2016

O Encontro Marcado - Fernando Sabino
Publicado em 1956, é um romance de formação trazendo como protagonista Eduardo Marciano, desde sua infância como filho único e mimado de uma família de classe média de Belo Horizonte até sua vida adulta, aspirante a escritor e vivendo no Rio de Janeiro.
Foi leitura obrigatória na escola quando estava na sétima e o livro me impressionou demais, tendo se tornado um de meus preferidos. Infelizmente não resistiu à releitura, após tantos anos e muitas leituras só consegui enxergar problemas no livro. Os personagens são um tanto quanto estereotipados e isso os torna superficiais. Percebe-se que o autor estava sob influência de autores existencialistas, niilistas e quis criar uma história nesse molde e o resultado me pareceu artificial. Fala sobre o vazio existencial, o tédio pela vida e consequentemente tem um tom bem pessimista. Gosto de livros assim mas essa releitura me soou como uma cópia não tão bem feita.
regifreitas 05/02/2016minha estante
um livro que gostei bastante quando li, também no colégio. mas estou adiando há tempos um releitura com o receio de não gostar tanto agora.

Gláucia 10/02/2016minha estante
Aconteceu comigo Regi

Thiago 16/02/2016minha estante
Eu acabei de comprar, eu nunca li, mas conheço bem as crônicas do autor e alguns contos e novelas dele, gostei bastante até.

Gláucia 16/02/2016minha estante
Thiago, tb amo as crônicas dele, inclusive amei quando li esse livro pela primeira vez, aos 14 anos. Mas não sobreviveu à releitura, infelizmente.

d.buk 19/01/2016

melhor livro de todos
livro sensacional , é um dos poucos livros que conseguem te levar para dentro da história . Acampanhando a história de eduardo, você sente todas as dores do personagem . livro brilhante !

Eli 23/08/2015

O Encontro Marcado, leitura singular
O Encontro Marcado foi o primeiro romance do mineiro Fernando Sabino, publicado em 1956. O livro teve uma repercussão muito grande entre os leitores da época, sendo chamado romance de geração, uma vez que , relata problemas e cenário de uma época específica,a década de 40.

A narrativa tem um toque muito grande de subjetividade, porém o narrador está em 3ª pessoa, tendo como pano de fundo o drama existencial e intelectual do protagonista, Eduardo Marciano, alter ego de Fernando Sabino.

O livro inicia-se relatando a infância do protagonista, Eduardo, filho único, mimado, fantasioso e extremamente precoce. Aos 11 anos ganha o segundo lugar de uma maratona literária, no Rio de Janeiro, e o prêmio de mil réis dividido entre ele e outro candidato.

"Queria adquirir seus hábitos também, certa maneira de ser, ele que era moço. Sozinho. Muito precoce, aprendeu a ler sozinho, fazia o que queria, bastava arranhar o rosto."

A narrativa segue contando sua juventude , a amizade entre ele, Hugo e Mauro. Todas as peripécias que aprontavam em Belo Horizonte e suas discussões literárias. Os diálogos são repletos de referências , citações e alusões a autores consagrados e obras, em geral clássicas, e ilustram o cenário literário daquele período, em que o próprio autor está inserido.

As reflexões acerca dos dramas existenciais e da busca de identidade são permeadas em forma de pura poesia, temos ricamente as mais belas citações vastamente utilizadas no meio intelectual e popular. Trechos belíssimamente escritos como:

"Há uma fresta em minha alma por onde a substância do que sou está sempre se escapando mas não vejo onde nem por quê. Depressa, não há tempo a perder. Também tenho o meu preço mas ninguém conseguirá me comprar, todo o dinheiro do mundo não basta, hei de escapar como água entre os dedos da Coisa que me aprisionar entre os dedos — hei de fluir como um rio, dia e noite, nem que tenha de dormir de pé porque esta é a cama estreita que conduz ao reino dos céus. Não adianta pensar, a mão de Deus é pesada mas me protege a cabeça, tudo que faço nasce feito, sozinho, não adianta chorar, meu Deus, nem tenho motivos para isso, muito pelo contrário, é preciso reagir."

"(...)ai, Minas Gerais, já ter saído de lá, tuas sombras, teus noturnos, teus bêbados pelas ruas, Eduardo Marciano, minha mágoa, minha pena, minha pluma, merecias morrer afogado, o barco te leva para longe, a praia está perdida, mas voltarás nem que tenhas de andar sobre as águas... "

E a famosa citação:

"De tudo, ficaram três coisas: a certeza de que ele estava sempre começando, a certeza de que era preciso continuar e a certeza de que seria interrompido antes de terminar. Fazer da interrupção um caminho novo. Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro."

Eduardo Marciano é um personagem extremamente complexo, confuso, cheio de questionamentos acerca da vida, da morte,da sociedade, sexualidade e da existência de Deus. O trecho "Escolhido por quem? Para quê? Desígnios de Deus? Lembrava-se do diretor do ginásio, séculos atrás: você acredita em Deus? já nem sabia em que acreditava, não tinha tempo para pensar. Você vive muito depressa — o pai tinha razão, era isso, depressa demais" ilustra bem a procura de respostas sobre Deus.

Essa ganância de viver. expressa a busca incessante e exaustiva de Eduardo ,em busca de um sentido existencial, que representa uma geração inteira e cuja temática transita até os dias de hoje.

site: http://elitrevellinescritosguardados.blogspot.com.br/2015/08/o-encontro-marcado-de-fernando-sabino.html

Thaynna 15/06/2015

O livro conta a história de uma menino mimado chamado Eduardo, um garoto cheio de vontades que Chantageava os pais, um menino que se esforçava para ser o mais inteligente da sala e que se apaixonou pela menina considerada a mais inteligente. Eduardo tinha dois amigos um que se chamava Mauro e o outro Hugo, os dois garotos eram vistos como “pestes” e só viviam arranjando confusão.
Eduardo um dia descobriu o maravilhoso mundo da literatura, contrariando a vontade de seu pai que desejava que ele tivesse os estudos formados. Passou então, a ler vários livros, junto com seus dois amigos. Um dia acabou ganhando um concurso e se mudou para o Rio de Janeiro. Onde teve um romance não aceito pela família com uma outra moça chamada Letícia, fato que aconteceu junto com o suicídio de um amigo, coisas que marcaram a adolescência do garoto.

Jucinei 15/06/2015

Como dizer o indizível? Como expressar o inexpressável?
Com certeza um dos melhores livros da minha vida, oxalá o melhor!
Fiquei triste quando acabou, ele era meu companheiro nas longas noites de outono!

Neilma 28/05/2015

O encontro marcado
O livro conta a historia de um menino muito mimado e seus pais faziam tudo para agrada-lo, quando o menini foi ficando maior seus pais deixaram de fazer as vontades como faziam antes e ele para nao parar de ser paparicado por eles começou a se rasgar ete se ensanguentar todo, apesar de ser um menino mimado tinha uma boa escrita mas nao fazia muito bom uso pois ele se dava muito bem em maratonas mas gastava o seu dinheiro ate nao ter mas nada no bolço.fica sentido com a morte de um amigo e decide se tornar escritor, quando termina de cursar sua faculdade combina com os amigos de quinze anos depois se encontrarem naquele mesmo lugar mas nimguem aparece,mas quer viver a vida na moleza e casa com Antonieta filha de um politico mas se separm depois de uns anos e ele volta pra sua cidade natal Belo Horizonte onde rever um amigo e com os conselhos que recebe sai ao mundo a procura de conhecimento

Tety 24/04/2015

Encantador
Daqueles livros que fazem um sentido diferente toda vez que você lê. Um dos meus preferidos!

Ricardo 05/04/2015

Não analisa não.
O livro é como um passeio pela praia catando conchas: prazeroso e com alguns achados. Os diálogos possuem muitas citações de autores variados e a leitura é fácil. No mais, é o retrato de uma geração.

Marcelle 21/03/2015

Não sei se é o estilo do autor ou o estilo da época em que foi escrito, mas eu achei que o livro tem algumas divagações que fazem com que a pessoa que está lendo perca um pouco do foco da leitura, sem contar que eu achei um pouco a escrita misturada, então até hoje não entendo como conseguir ler esse livro três vezes, acho que era insistência para com o desafio.

Apesar disso eu adorei o enredo, a forma como ele encara as situações, a forma complexa como vê o mundo mesmo sendo aquela pessoa que poderia facilmente conversar e sorrir para cada um a sua volta, Eduardo Marciano de fato se tornou um dos meus personagens preferidos. Eu gostei muito da leitura, porém não repetiria a dose mais uma vez, mas confesso que após ler pela ultima vez esse livro me deu uma curiosidade enorme a respeito das outras obras do autor, e pretendo procurar pra ler.

site: http://www.meumuraldeideias.com/2014/12/1-fernando-sabino-o-encontro-marcado.html

Gabri 19/01/2015

Não foi meu preferido do Fernando Sabino. Eu não consegui identificar o climax do livro então achei um pouco monótono. Gostei mais da parte inicial do livro quando ele conta da infância e quando conta de Mauro e Hugo

andressa.shinok 12/11/2014minha estante
Adorei a parte inicial do livro, é fantástica a descrição da infância de Eduardo. Desde as coisas nas quais ele reparava (o quintal, a galinha...), o raciocínio de criança (quando se arranhava para conseguir as coisas) e a relação com as pessoas (a paixonite pela professora e o beijo em Valderês). É brilhante e encantador... chama a atenção para a forma de contar a estórias, que vai se adaptando conforme ele vai crescendo.

Massega 27/05/2014

meme para facebook
"De tudo, ficaram três coisas: a certeza de que ele estava sempre começando, a certeza de que era preciso continuar e a certeza de que seria interrompido antes de terminar. Fazer da interrupção um caminho novo. Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro"
E meu sonho que um dia ao abrir o facebook veja um "meme" com frases como essa..

Celi 27/02/2014

Um louco. Acima de tudo um louco!
Um menino inquieto. Um adolescente que vivia fazendo tramoias com os amigos. E um adulto (bom pelo menos na minha opinião) que nunca cresceu! Não cresceu porque deixou de viver, simplesmente isso! Ainda bem que ele abriu os olhos!
Mas, vou te confessar Eduardo Marciano: ri horrores com você. E acima de tudo aprendi com você que: a cada passo em falso, a cada ação interrompida, devemos sempre estar começando um passo novo de dança, e subir as escadas da vida a procura de um encontro [...]

Gabi Machi 05/02/2014

Sempre adorei aquele poema do Fernando Sabino: "De tudo, ficam três coisas: a certeza de que ele estava sempre começando, a certeza de que era preciso continuar e a certeza de que seria interrompido antes de terminar. Portanto, faça da interrupção um caminho novo, da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro."
Quando encontrei esse livro num sebo e vi que o poema era na verdade um romance, fiquei super feliz e ansiosa para lê-lo.
Durante a leitura do livro, achei um pouco maçante, foi o tipo do livro em que eu fico esperando o ápice, a hora que ele vai virar o jogo, dar uma apimentada na vida: Quando ele vai ser campeão, "agora ele vai ter um futuro brilhante", quando ele se casa, "agora ele vai ser feliz pra sempre". Com uma grande semelhante com a nossa vida real: não, essas coisas não acontecem. A expectativa é sempre maior que a realidade. Por isso, na hora que terminei a leitura, pensei, "mas é só isso"? Foi uma pequena decepção.
Porém esse livro me deu uma ressaca literária imensa... diferente de alguns livros que eu leio e uma semana depois não lembro da história, "O Encontro Marcado" fica ainda ressurgindo na minha cabeça a todo momento, me faz (re)pensar na minha vida e nas minhas atitudes. E é isso que o faz um excelente livro, do tipo que deve ser livro uma vez por ano, pra refletir em tudo que está acontecendo na sua vida e em tudo que poderia estar acontecendo, caso nossas atitudes fossem diferentes.
Será que todos nós vamos ao encontro marcado que temos com uma vida feliz ou ficamos só vendo a vida passar, como o Eduardo? Somos grandes crianças mimadas que temos tudo para ser feliz, mas não somos ou agarramos qualquer oportunidade de ser feliz? Existe mesmo um encontro marcado ou com o passar dos anos, vemos apenas que nossa vida vai escoendo e nós não aproveitamos as pequenas coisas, sempre esperando o ápice?
"O Encontro Marcado" é entediante, angustiante e triste, mas acima de tudo é muito bonito e real. Um grande livro, de um grande escritor brasileiro. Vale muito a pena.

Josi 12/01/2014

O encontro é consigo mesmo
Eduardo Marciano personifica anseios comuns à maioria das pessoas. Adorei quando li o livro na adolescência e, relê-lo agora, após os 30, me deu possibilidade de descobrir ainda mais significados nessa bela obra de Fernando Sabino. "Puxar uma angústia" de vez em quando é como fazer novo balanço da vida. Um livro pra ser lido e relido, ao longo dos anos.