O Encontro Marcado

O Encontro Marcado Fernando Sabino

Resenhas - O Encontro Marcado

Vitoria.Silva 03/08/2021

"O encontro marcado" é um livro incrível! No início pensei que seria sobre algum encontro específico, com hora, data e endereço certo. Um encontro que moldaria o livro, sendo, portanto, a base da trama. Entretanto, Fernando Sabino prepara, tanto o leitor quanto o personagem principal (Eduardo), para o encontro, mesmo sem mencionar com quem, como ou quando ele será e se acontecerá. Toda a vida de Eduardo é descrita, linearmente, mas com cenas que, por vezes cortadas, não parecem ter tanta conexão, confeccionando a personalidade do protagonista e levando o leitor a ter cada vez mais afinidade com o personagem.

Marlo R. R. López 02/08/2021

Recentemente peguei 'O Encontro Marcado' da minha estante e tentei relê-lo. Acabei achando o texto cansativo e datado (algo que eu já tinha sentido na primeira leitura, há muitos anos). O livro tem seus méritos, é bom, mas parece que a sua fama pesa mais do que suas qualidades literárias propriamente ditas. Sabino é um mestre da crônica e da contação de histórias breves, e seu estilo rápido crivado de diálogos caía como uma luva para as crônicas que escrevia. Para um romance, esse estilo é um suplício, o texto fica confuso, entediante e arrastado.

Aliás, esse é um problema comum aos escritores de crônica que se aventuram no romance: o estilo rápido vai junto, e no final das contas parece que você está lendo uma crônica que não acaba nunca.

Tem críticos importantes dizendo que 'O Encontro Marcado' foi o primeiro romance urbano brasileiro de autoficção. Mas Erico Verissimo já escrevia esse gênero há muito mais tempo, e escrevia para a geração futura, também, como Sabino. Sabino não foi o primeiro. E Verissimo fazia melhor, justiça seja feita.

'O Encontro Marcado' é um livro que canalizou os "anseios e as ansiedades" de uma geração pós-guerra perdida no mundo do trabalho e das relações sociais, que descobriu aos trancos e barrancos que a felicidade não é mais um projeto coletivo, mas pessoal, e que ninguém foi ensinado a ser feliz. Cada um descobre na marra. Dá até para dizer que Eduardo Marciano encarna uma espécie de Holden Caufiled adulto.

Cah Mila 08/07/2021

Um encontro marcado
Eu li esse livro quando tinha uns 15 anos. Lembro que gostei. Mas não lembro de absolutamente nada. Preciso reler.

Entrelinhas 25/06/2021

Amo!
Um livro q fala de autoconhecimento de forma cotidiana...um jovem tentando encontrar seu lugar no mundo...adoro esse livro!!!?

Danilo 24/06/2021

Nossa, um *Livro*
Eu amo Fernando Sabino, já li muito dele. Eu comecei amando, aí na parte adolescente e adulta dele me irritei um pouco. Mas, adorei esse livro, nem sei explicar, só lendo para saber.
A escrita é uma confusão, mas não confuso, assim, ele dá voltas e voltas, escreve a história de maneira "torta", mudando de assunto numa facilidade doida, porém, consegue fazer com que a história flua e siga em frente bonitinho.
Amei as reflexões do livro, acho que quando o livro é do seu próprio país, há aquela identificação, né? Mesmo que seja escrito por um mineiro, que nem cite meu estado/cidade. As ideias e pensamentos são muito além, adoro, fico muito deslumbrado, Fernando Sabino devia ser uma pessoa muito interessante.
Recomendo muito, não só esse livro, mas tudo de Sabino!

Renatav 22/06/2021

Esse livro me surpreendeu positivamente. Não imaginava que seria tão profundo? realmente gostei e recomendo! :)

Fernando.Bittencourt 19/06/2021

Autobiográfico
Um livro que há muito queria ler, mostra bem a personalidade do autor, alguém muito intenso muito focado em suas necessidades, filho pródigo, único. Ao ler o livro fiquei curioso sobre o autor e busquei entrevistas no youtube, ele me pareceu ser um cara que poucos não gostariam de ter como amigo, inteligente, engraçado, culto e cheio de histórias. O livro mostra isso, essa intensidade uma busca dele mesmo, creio que seja esse o encontro marcado. Também retrata os valores eu diria machistas, individualistas e discriminatórios da sociedade e o afastamento pelo autor da discussão desses aspectos, pois o foco está nele, em seu umbigo.

Maira 22/05/2021

O Encontro Marcado (Sabino, F.)
"- Por isso é que você não vai para frente, meu filho. Entende as coisas demais, quer encontrar explicação para tudo."

O livro preferido da Alexa (who?). E agora o meu também.

@Marverosa 09/05/2021

Bom romance
Sabino não me surpreende. Romance com graça, profundo, sem ser pesado, bem escrito e cheio de referências da literatura.

Deborah 21/04/2021

Não analisa não!
Terminei o livro em 3 dias, e já estou pensando quando irei relê-lo!! O livro além de contar a história de Eduardo, traz poesia, questionamentos, risos e raiva também! Eduardo é único, mas ao mesmo tempo tem um pouco de Eduardo em todo mundo... acompanhar suas fases, principalmente sua juventude com seus amigos foi muito gostoso de ler! Como diz em uma das minhas partes favoritas do livro: não analisa não! Apenas leia e se deixe levar pela leitura incrivel que o livro proporciona! Confesso que esperei muito Eduardo começar seu livro! Pois todos sabiam o quanto ele era capaz de escrever seu tão sonhado romance, menos ele mesmo. O livro é um exemplo do que acontece conosco muitas vezes, de que às vezes estamos tão convictos de fazer- começar algo de modo perfeito/correto que acabamos esperando sempre a oportunidade perfeita e perdemos a mesma..

Deh Araujo 15/04/2021

Fazer da procura um encontro
"Fazer da interrupção um caminho novo Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, da procura um encontro."

E assim foi a vida de Eduardo Marciano.
Tentando encontrar um sentido para sua caminhada se enveredou por vários caminhos, mas nenhum o levava onde queria ir: o encontro consigo mesmo.

Temi em alguns momentos que ele desistisse, mas se manteve firme.

Só depois de muitos desenganos foi que percebeu que para descobrir o que queria precisava encontrar-se...

E que para isso deveria viver o presente.

hgiradi 08/04/2021

Nascer e morrer
Juventude e morte. Solidão e Sebo.
Um livro crucial pra me dar amparo em momentos tão difíceis do passado.

Thiago 18/03/2021

Sabido das coisas
Esse livro cabe na gaveta dos chamados "Romances de formação". Na verdade ele é do tamanho da gaveta. Sem tirar nem por, precisa de um fitilho para ser tirado lá de dentro. Trata-se de literatura. Mas não é somente isso. Como disse no título, Sabino sabe das coisas, e parece que colocou nesse livro tudo o que pensa da vida. Seu humor, suas alegrias, suas dificuldades, suas frustrações, a dor.
Como ele bem diz: "essa é a grande verdade: perdemos sempre"; ao passo que: "De tudo, ficaram três coisas: a certeza de que ele estava sempre começando, a certeza de que era preciso continuar e a certeza de que seria interrompido antes de terminar. Fazer da interrupção um caminho novo. Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro.
E assim Sabino faz reflexões profundas sobre a vida. Com uma história razoável, mas que serve bem ao propósito do livro, de um personagem perdido em busca de um norte. A jornada. O aprendizado. Um protagonista que, ao final, se vê como realmente é: apenas um personagem que serve a um propósito maior, e que só o autor, seu criador, conhece.
OBS: Sem dúvida um livro para ser relido futuramente. Nunca dantes retirei tantas citações de um livro como deste.

Francisco 07/03/2021

Gostei demais
Comecei achando o Eduardo uma criança estranhíssima, mas ao longo da vida fica mais possível compreendê-lo. É uma história realista no sentido de não conter muito idealismo e coisas improváveis. Adorei imaginar a vida em Belo Horizonte na década de 40, recomendo.

DTG 16/02/2021

Encontro marcado com a leitura
Li o livro bem rápido, não dava vontade de parar. A história do Eduardo é bem real e poderia acontecer neste momento: uma corrida desenfreada para chegar a algum lugar. Mas que lugar é esse? Nossa maior adversária é a nossa mente? Como retomar se a todo instante somos interrompidos. Essa é a arte da vida em discussão.