Um Hotel na Esquina do Tempo

Um Hotel na Esquina do Tempo Jamie Ford

Resenhas - Um Hotel na Esquina do Tempo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Marina 25/08/2011

Este livro nos conta uma linda estória de amor que se passa na segunda guerra mundial. Mas está longe de ser um romance meloso ou idealista, muito pelo contrário: é angustiante pelo seu realismo, tanto se falando do cenário da guerra, como as ações e destinos cabidos aos personagens.

Impossível não simpatizar e compartilhar com Henry, o protagonista, toda a sua angústia e paixão, que nos são mostradas em sua juventude, durante a guerra, e no presente, com Henry mais velho. Ele é americano, porém, filho de chineses e o objeto de seu amor, uma japonesa (na verdade ela também é americana, porém, filha de japoneses). O pai de Henry, um chinês nacionalista, que odeia os japoneses por serem inimigos de país, pois a china também vivia um momento de guerra invadida pelos japoneses, jamais aceitaria esse relacionamento.

Um ponto muito interessante e delicado que foi tocado neste livro de forma bem consistente foi o sentimento de rejeição que os asiáticos enfrentaram durante a guerra. Henry foi o retrato da sua geração: era discriminado pelos chineses (pois ele estudava em escola americana), era discriminado pelos próprios americanos (mesmo ele sendo um também; e mesmo que a China fosse aliada. Para os americanos, eram todos "amarelos"). Era como se Henry fosse um apátrida, e para piorar, seus pais o proibiram de falar chinês em casa para que ele aprimorasse o inglês rapidamente. Porém, como os próprios pais não entendiam a língua, Henry não tinha nem com quem conversar.

Mas a vida de Henry não possuía apenas esse lado triste. Não é à toa que nome original do livro é Hotel on the Corner of Bitter and Sweet, e a parte doce é representada por Keiko. Mais que um romance de adolescentes, o relacionamento entre Henry e Keiko deu a ele uma coisa muito importante: o sentimento de pertencimento a algum lugar (nem que esse lugar seja ao lado da pessoa pessoa amada). Para Henry, que vivia num isolamento e deslocado da sociedade, Keiko era alguém com quem ele podia dar vazão a todas essas emoções.

Sem dúvida um livro que fala sobre o primeiro amor, mas fala de uma maneira singela e verdadeira, além do retrato das adversidades que os orientais passaram durante a guerra nos Estados Unidos. E sendo o próprio James Ford um descendente de chineses, podem esperar um retrato bem fiel do cenário.

Márcia Almeida 19/03/2011

Adorável
É um retrato apaixonante de dois adoslescentes no período de segunda guerra mundial. É impossível não se apaixonar por eles, pela história que por sinal é muito bem contada. É o típico livro que quando acaba deixa saudades, e os personagens ficam vagando na nossa mente durante dias. Recomendadíssimo!!!

Erika 19/02/2011

Vale muito a pena ler esse!!
Um livro apaixonante... foi um livro que li devagarinho porque não queria que acabasse!!!!

Roseli Camargo 28/09/2010

" O pai tinha dito uma vez que as escolhas mais difíceis na vida não são entre o que é certo e o que é errado, mas entre o que é certo e o que é melhor". Eu gosto de livros que me façam sentir as emoções como se fosse o próprio personagem, como se fosse eu a viver aquela história, aquele momento. Que me faça ouvir as vozes dos que falam comigo e o som do lugar que se descreve. Esse livro me fez recordar de um momento que eu não vivi, uma saudade que eu não sabia do que era. Existem histórias que são boas mas que não te deixam uma marca e esse livro deixou uma marca sem igual. A frase que abre essa resenha me fez parar, fechar o livro e pensar : Gente!!!! Pior que é mesmo. Passou em minha cabeça vários momentos da minha vida e tive que concordar em gênero, número e grau com o que o pai de Henry aconselhou. Com isso pude entender melhor o sentimento de um menino, que em meio a guerra e pessoas que amava, teve que optar por tomar decisões difíceis que nem sempre eram as certas e sim as melhores naquele momento.

Manu 16/08/2010

A história de Henry e Keiko, tendo como pano de fundo a época da Segunda Guerra Mundial, sob a perspectiva de quem estava nos EUA, enquanto a Guerra ocorria - longe da terra pátria, num mundo em que, por mais que fosse o seu, era impossível não se sentir deslocado. Em meio a esse mundo de contrastes e de horror, surge uma das mais lindas histórias de amor que eu conheci na literatura, em que entrelaçam esperança, ingenuidade, leveza e amargura na medida perfeita. É um romance que não se pode morrer ou viver sem ter lido. É a vitória da lealdade, da coragem, do amor, da capacidade de acreditar e de se superar. A história é belíssima e envolvente, o vocabulário milimetricamente trabalhado, mas acessível, as revirovaltas (mesmo sutis, em uma história que não foi concebida para ser ação, mas emoção) emocionantes e os cenários, tão minuciosos, que nos fazem sentir como se estivéssemos lá, dentro do Hotel Panamá, ou na Escola Rainier, ou mesmo andando pelas ruas do Nihonmachi.

naniedias 28/09/2010minha estante
Só vejo resenhas positivas desse livro *-* Estou doida para lê-lo.

Márcia Almeida 17/03/2011minha estante
Leia correndo, estou terminando e é lindo mesmo! Vale a pena cada página lida...

Cissa 28/06/2010

Encantador!
Se o amor na adolescência é muitas vezes conturbado e cheio de dúvidas, imaginemos dois adolescentes, Henry e Keiko, tentando entender o amor em plena Segunda Guerra Mundial.

A historia nos é contada por Henry que no ano de 1986, com a abertura de um velho hotel fechado desde 1942, encontra objetos que o farão rever seu passado.

Henry terá que enfrentar uma história que tentou enterrar. Rever toda sua angústia, incertezas e dificuldades daqueles tempos de guerra. Ele nasceu na América mas é filho de chineses. Seu pai orgulhoso e severo não aceita certas igualdades da América.

Keiko é também americana, filha de pais japoneses mais liberais um pouco, porém pressionados pela intolerância e o racismo contra os japoneses que eram aliados da Alemanha.

Nesse clima de pressão, perseguição e segregação a história se passa e nos é contada por Henry, que mistura com sabedoria os tempos da guerra com sua vida em 1986.

Uma história bonita, emocionante, muito bem escrita e conduzida por Jamie Fox. Um romance bem construido com delicadeza, sem se tornar piegas ou monótona. Nos faz refletir, sentir e principalmente ver como a intolerância e a descriminação não são privilegios de uma única raça, povo ou nação. E que o amor e a amizade, quando verdadeiros, podem superar e sobreviver à quaisquer adversidades.

naniedias 28/09/2010minha estante
Esse livro parece ser muito lindo!

Rose 23/10/2015minha estante
Adorei a sua resenha Cissa, vou add a minha lista. :)

Evelize Volpi 26/02/2018minha estante
Minha querida Ciça, seu gosto literário é demais!
Deve ser um livro maravilhoso!
Vamos a leitura...

Sandramithy 15/06/2010

Um romance belo e comovente.
Um romance profundo, emocionante e comovente história de amor. Segunda Guerra Mundial, separados por serem descendentes de países diferentes, ele sino-americano e ela nipo-americana, dois adolescentes descobrindo o amor, a cumplicidade e a dor da separação. Após 40 anos o amor e as lembranças do passado, apenas adormecidos, ressurge no coração de Henry.

Jamie Ford retrata nesse romance os conflitos e as mágoas de pai e filho, racismo, preconceito, a amizade verdadeira e uma bela história de amor... que seria perfeito, se não fosse em tempos de guerra. “As escolhas mais difíceis na vida não são entre o que é certo e o que é errado, mas entre o que é certo e o que é melhor. A melhor coisa era deixá-la ir (Henry).”
Renata CCS 17/10/2013minha estante
Gosto muito de livros ambientados durante a guerra. Este me parece uma bela história. Boa resenha!

Sandramithy 28/10/2013minha estante
Renata, voce vai gostar. Realmente o livro e maravilhoso. Super recomendo ;) .

Lima Neto 05/04/2010

um livro surpreendente e belíssimo, não só pela singela, delicada e comovente história de amor, mas pelas histórias de vida que eles nos passa,
uma história de amor marcado pelo preconceito, mas que resistiu, e que foi separada por uma guerra, mas ressurgiu (na verdade, nunca deixou de estar presente).

escrito com uma delicadeza que envolve o leitor do início ao fim, "Uma Hotel na Esquina do Mundo" narra a história de Henry Lee, um jovem chinês que se vê, ainda tão jovem, sozinho no mundo. seus pais não falam com ele e é obrigado a estudar numa escola em que praticamente só estudam meninos e meninas brancas, caucasianas, sendo ele o único chinês. no bairro onde mora ele não tem amigos ou conhecidos. seu pai, um homem autoritário, não o ouve. mas eis que encontra companhia em um alguém que menos espera: uma garota japonesa.
nessa época, a China estava em guerra com o Japão, e o pai de Henry, um "ultrachinês", nutre um ódio por todos aqueles que umilharam seu povo, e o menino não pode falar de sua amizade com uma "inimiga" em casa.
mas o menino, mesmo imbuido de algum preconceito para com o povo inimigo do país de seus pais, começa a sentir algo brotar em seu peito sempre que encontra aquela tão tímida menina, e os dois passam a ser cumplices um do outro, amigos inseparáveis, mas o sentimentos que nutrem um pelo outro logo se transforma, se tornando em algo diferente, como jamais haviam sentido.
juntos eles vivem uma vida cúmplice, em que ele tem que esconder tudo dos próprios pais, e juntos veem os primeiros estragos que uma guerra, mesmo tão distante deles, pode fazer.
os Estados Unidos declaram guerra ao Japão e os nipo-americanos são um alvo de preconceito e preocupação para o povo americano. são retirados de suas casas e realocados em "campos provisórios".
os dois jovens, um chinês e uma japonesa, são separados, mas o sentimentos que nutrem um pelo outros os reaproxima. a guerra os separa, mas o amor os aproxima.
poderá a distância, o preconceito e uma guerra separar dois jovens corações apaixonados?
leia em "Um Hotel na Esquina do Tempo" o que uma guerra é capaz de fazer, e o que o amor é capaz de resistir.
Mih Del Debbio 07/05/2010minha estante
Otima resenha, parabéns!!