A amizade abana o rabo

A amizade abana o rabo Marina Colasanti

Resenhas - A amizade abana o rabo

@lendoaos30 13/01/2021

“Pois um final se constrói bem antes do fim, e, muitas vezes, é no meio do caminho que nos cabe escolher como ele vai ser.”

Um livro encantador: assim posso descrever “A amizade abana o rabo” de Mariana Colasanti, publicado pela Imperial Novo Milênio. Comecemos falando da autora: Marina Colasanti é uma das maiores escritoras de língua portuguesa no Brasil. Velha conhecida dos professores de português de todo o país, que usamos seus textos em sala de aula quase que religiosamente, Mariana trabalha com foco principalmente no público infanto-juvenil, mas seus escritos não deixam de ser experiências incríveis de leitura pra adultos de todas as idades. Apesar de trabalhar com temas diversos, tem como característica uma linguagem que mistura inocência e poesia, não deixando de lado questões importantes que nos fazem refletir sobre o mundo, as pessoas e a vida.
Em “A amizade abana o rabo”, Marina traz uma história curta e real sobre Meiga, Maribel e Milord, três cachorrinhos cuidados e amados por ela. A autora conta como esses bichinhos apareceram em sua vida, se tornaram seus companheiros e desenvolveram, entre si, uma linda amizade. Embora seja uma história simples, “A amizade abana o rabo” nos mostra como os animais – especificamente cachorros nesse contexto, mas a lição vale para todos – têm um coração de ouro, sabem amar e, principalmente, demonstrar esse amor do seu jeitinho.
Qualquer pessoa que goste de animais vai se reconhecer na escrita de Marina, se emocionar com a narrativa e sentir o coração quentinho de tanto amor. Ao final, depois de conhecermos a história que Marina se propôs a nos contar, saímos da leitura com um sorriso no rosto, uma sensação de ter sido abraçados e uma vontade – ao menos no meu caso – de adotar todos os gatos e cachorros do mundo.
As ilustrações do livro são um encanto à parte: feitas pela própria Marina Colasanti, trazem imagens lindas retratando os momentos mais importantes da narrativa, nos apresentando os três personagens principais e suas características de forma vívida e cativante. Se você ainda não leu Marina Colasanti, não perca a oportunidade de começar com esse livro que mais do que uma história graciosa, é uma lição de amor que todos nós precisamos aprender.

site: https://www.instagram.com/lendoaos30/