Querido John

Querido John Nicholas Sparks

Resenhas - Querido John

myitwu 02/08/2024

é bom mas
Primeiramente eu nunca tinha lido nada do Nicholas Sparks, eu ganhei Querido John de presente a muitos anos e nunca tinha me interessado muito pra ler, até pq quando ganhei ele era meio nova.

quando comecei a ler, achei que ia largar no meio do caminho, mas até que depois comecei a gostar bastante.

o livro é interessante, mas nada muito revolucionário, a história é legal, e as cartas meio tristes.

nunca cheguei a assistir o filme, mas pretendo algum dia, o livro é legal mas achei que seria melhor, foi uma boa experiência.

Lays141 01/08/2024

Querido John.
Ler esse livro foi uma experiência maravilhosa!
A história de John e Savannah é incrível, me prendeu demais, ainda mais o final, estava ansiosa para saber o que realmente iria acontecer entre eles. Super indico pra quem quer ler um romance mas que não seja tão clichê.

Ludmylla24 31/07/2024

"Querido John" é uma história tocante sobre os altos e baixos do amor à distância e os sacrifícios que se faz por aqueles que se ama

HelenAndrade 31/07/2024

Apesar de ter me decepcionado com o filme, Querio john me surpreendeu positivamente na versão literária.
Foi uma leitura rápida e conseguiu prender minha atenção, porém o romance em si não me impressionou. John evolui bastante no decorrer da história, Savannah porém foi uma persongem que me fez passar raiva em alguns momento, devido a algumas de suas atitudes. Contudo o que mais prendeu a atenção nessa história não foi o romance, mas sim desenvolvimento do relacionamento de John com seu pai, foi legal ver os dois aprendendo a se entender e interagir. Chegando até a me emocionar em algumas partes.

cinnamon2 30/07/2024

"Querido John" ???
Sobre amores verdadeiros que nem sempre ficam juntos, já li e reli umas duas vezes e sempre me encantou com o começo do relacionamento deles. Me questiono se tomaria as mesmas decisões que eles...

Giovana 29/07/2024

Triste
Esse foi um livro que achei que ia chorar, mas não aconteceu, porém foi sim um dos livros mais tristes que já li.
Esse vai e vem da guerra real acaba com a gente, pq nos colocamos no lugar do personagem, e tudo parece o dobro de sofrimento.
Você não ter escolha sobre seu futuro pq ele se torna incerto é horrível.
Mas o romance vale a pena sim ler, foi um dos mais tristes porém uma das mais lindas histórias de amor.

Larissa Tabosa 22/07/2024

Hoje em dia o Nicholas Sparks não tem uma fama muito boa (nem sei porque, nem sei se é verdade, só sei que sei), mas na época que li esse ele era um acontecimento, vários livros, várias adaptações audiovisuais... Essa foi uma das primeiras vezes que percebi o quanto sou chata: odiei o filme. Quer dizer, não odiei, mas passei a considerar uma obra completamente diferente, me fez dormir melhor a noite.

Lembro que chorei horrores lendo, mais pela questão do pai dele que pelo romance. Chorei tanto que minha mãe perguntou se eu estava bem. Saudades dessa época.

Luiz Souza 21/07/2024

Amor na Praia
O livro conta a história do jovem John que tem um coração de ouro , ele conhece Savannah e aos poucos eles vão se conectando emocionalmente.
Depois de um tempo John vai ter que voltar a servir ao Exército e acaba esfriando a relação com a namorada depois de um tempo por falta de comunicação a relação não vinga mais.

Mais no final eles acabam se reencontrando , John descobre que Tim atual esposo de Savannah está enfermo ele ajuda com dinheiro.

Foi bem lindo o gesto que o mocinho teve na história , ele não se deixou levar pela raiva ou rancor pela sua amada ter se casado novamente.

Gostei bastante da história, algumas partes eram paradas mas é o estilo do autor.

Ótima leitura.

Ize 19/07/2024

O que eu mais gosto neste livro não é a relação romântica, mas a relação entre o protagonista e o pai.

Calvetti 19/07/2024

Tudo bem, não sei nem o que dizer na verdade, fazia um bom tempo que eu não chorava dessa maneira com um livro.
é um ótimo livro, bem desenvolvido em sua grande parte, sem muita coisa sabe? só a vida seguindo da maneira que é, porem a história te prende de uma maneira que você simplesmente sente como se estivesse vivendo isso, como se essa história fizesse parte da sua vida.
vou ser sincera não era nem um dos finais que eu esperava que pudesse acontecer, mas não foi ruim, assim, não sei como me sinto mas sei que me fez sentir, sei que apesar de imaginar que seria assim quando eu li foi, novamente, como se eu estivesse vivendo isso, e bom, acho que é disso que se trata um bom livro, não?

Camila.Eckstein 17/07/2024

Mais do que um conto bonito, "Querido John" nos mostra que o amor também está em se afastar na hora certa, que os sentimentos verdadeiros não morrem e que às vezes é preciso fazer o necessário e não o que queremos.

Debora.Alves 11/07/2024

De querido só o John mesmo
Minha resenha será mais como um desabafo, então segue aí:

Enquanto eu lia "Querido John", vários sentimentos me invadiram: alegria, tristeza, inspiração, desgosto e, por último, raiva e ódi0.

Alegria e inspiração pela forma como o John e a Savannah se apaixonaram, e tristeza e desgosto por eles nãp conseguirem ficar juntos. E também como o 11 de Setembro de 2001 mudou completamente os planos dos dois para sempre (Vale ressaltar que o mundo nunca mais foi o mesmo depois desse dia tr4gico, todo mundo tem memórias do que estava fazendo nesse dia).

Mas agora é que começa pra valer o meu desabafo. Vocês me perguntam porque que senti raiva e 0di0; pois bem, aí vai:

1° - Savannah termina com John através de uma carta capenga e com desculpas genéricas e esfarrapadas;

2° - Savannah não aguentou esperar pelo John apenas mais 1 ano, e se casa com Tim (a desculpa esfarrapada da bonita é que ele estava sempre perto dela - sim, ela mandou esse caô);

3° - Quando o John foi visitá-la logo após a morte do pai dele, a Savannah fez questão de relembrar todos os momentos felizes do passado deles (incluindo a primeira vez que eles transaram);

4 ° - Como se não bastasse ficar remoendo o passado, ela ainda tentou (não sei se intencionalmente ou não) seduzir o John, ao mesmo tempo em que sempre deixava a mão com a aliança de casamento em evidência;

5° - Ao receber a visita de John no hospital, o Tim (mesmo num leito de hospital quase morrendo) fez que questão de jogar na cara do John que sempre amou Savannah (coisa que o próprio John já tinha constatado no passado) e como é a vida dele com Savannah;

6° - O momento mais perturbador do livro todo: quando o Tim deixa bem claro para o John se casar com Savannah e cuidar de Alan após a morte dele. Tipo: o cara "rouba" a namorada do John, e decide "devolver" a mulher pro John por conta de estar morrendo, e querer que ela não fique sozinha e que tenha mais alguém além dela pra cuidar do irmão autista dele. É como se a mulher dele fosse um brinquedo que foi emprestado que agora estava devolvendo pro John; além de enxergar o próprio John como uma segunda opção pra voda da Savanna. E detalhe: tudo isso num leito de hospital, quase morrendo.

E por tudo isso, digo que Savannah se mostrou uma hip0crit4, eg0ist4 do car4lh0; e o Tim se mostrou um talarico muito do sem verg0nh4, além de hip0crit4 e até maldoso eu diria.

Quando eu li a primeira vez (há mais de dez anos) eu tinha ficado apenas triste pelo john e a Savanna não terem terminado juntos. Mas agora, em pleno 2024, com a mentalidade diferente, eu vejo que esse término foi o maior livramento na vida do John. Savannah mostrou que não merecia o amor do John; que ele era bom demais para ela. Ela e o Tim se merecem. O John foibate generoso demais com eles depois do sofrimento que causaram no John.

Dito tudo isso, que bom que o John escolheu continuar servindo o Exército. Sabe-se lá o que teria acontecido se ele tivesse escolhido deixar o Exército. Os únicos personagens desse livro que gostei foi o John e o pai dele. Aliás, o livro seria perfeito se fosse só sobre a vida dos dois; sem a necessidade de incluir um talarico e uma egoista. Mas é uma leitura boa, pois mostra a evolucão e maturidade que o john ganha. Nota: 8.0