O Verão Assassino

O Verão Assassino Sébastien Japrisot

Resenhas - O Verão Assassino

Mateus 30/03/2010

Pegar livros no escuro é uma aventura surpreendente. Você não sabe o que vai encontrar, não sabe o que está por vir. Foi esse o caso de O Verão Assassino, de Sébastien Japrisot. Japrisot é um escritor francês, e era totalmente desconhecido por mim, e tenho certeza que quase ninguém o conhece. Mas ao acabar de ler O Verão Assassino, me perguntei várias vezes por que ninguém nunca ouviu falar sobre ele, pois seu livro é surpreendente, e ele inova muito em sua escrita.
Cada capítulo do livro é contado por um personagem da história. Como se cada um estivesse contando seu relato do que aconteceu, suas opiniões. E você não começa sabendo logo no início do que a história se trata. Você vai sabendo pouco a pouco, pedaço por pedaço, por meio das pistas que os personagens vão deixando. No final, você junta tudo e monta o grande quebra cabeça final.
Para quem não sabe a história, aí vai: o livro conta a história de Pin-Pon, um homem que possui três irmãos, e cujo pai falecera. Um dia ele conhece Ela, uma bonita mulher que logo começa a namorar. O que Pin-Pon não sabia era que Ela estava atrás de vingança, procurando os três homens que violentaram sua mãe e que são seus possíveis pais. E Ela suspeitava que o pai de Pin-Pon era um deles. E assim, no meio de mistérios, intrigas e romances, O Verão Assassino se passa.
Se ao ler o título você achou que o livro se trata de um terror sanguinolento, está totalmente enganado. Nada mais é do que um excelente romance, e que recomendo muito. Embora Japrisot seja um autor desconhecido, quando começarem a ler tenho certeza que não vão se arrepender. A história e o jeito como é escrita é diferente de todos ou outros livros que já li, um jeito incrível que me encantou. Vale a pena ler.