Werther

Werther Goethe

Resenhas - Werther

holic 07/11/2023

Ler Werther é como assistir um amigo definhar
Simpatizar ou não com Werther é uma opção. Muitas vezes me vi não gostando das ações do personagem e como ele lidava com as coisas ao seu redor, mas não é assim com os amigos que fazemos?
Não sei se essa foi a intenção do autor, mas senti como se as cartas de Werther fossem endereçadas a mim, como se eu lhe alertasse para não cair dentro da própria tristeza. Assim como senti a impotência dos meus pensamentos perante a depressão do "meu amigo", sabendo que eu não poderia o parar.
Werther sempre deu pistas de seus pensamentos e acredito que a maioria dos leitores atualmente sabe o final do livro, mas é a maneira que todos os seus sentimentos vão escalonando para o desastre é o que torna a narrativa tão dolorosamente interessante.
Ao final de tudo, Werther traiu seu princípio do bom humor, se tornando aquilo que odiava por não ter aquilo que amava, e acredito que mesmo que tivesse Carlota ainda haveriam tristezas em sua mente para o arrastar para o abismo.

alsdrdgs 14/09/2023

Werther sofreu mais que a Ju :(
Levei exatos 14 dias para concluir a leitura, e apesar de ter uma linguagem difícil, consegui imergir dentro da história e me apegar ao jovem Werther, seus sofrimentos e devaneios sobre a vida, o amor, Deus e a arte.
por ser escrito através de cartas que Werther enviava ao seu amigo Wilhelm, o leitor consegue entender como Werther vê o mundo, e como tudo isso vai mudando quando ele passa pela terrível experiência do amor não correspondido, o que faz com que a sua mente adoeça. sua visão de mundo muda drasticamente e adentramos nos sentimentos mais profundos através das cartas de Werther.
A parte mais triste foi quando no meio da leitura eu percebi que ele não era mais o mesmo, que estava totalmente abraçado à um sentimento que ele odiava com todas as forças. Werther definha ao longo da leitura e transforma-se de um jovem artista e esperançoso em alguém totalmente pessimista quanto à vida.

"sim, nada mais sou do que um viajante, um peregrino sobre a terra! e você é alguma coisa mais do que isso?"

torquato3 24/06/2023

Sensacional
A construção de livro é impecável, organização dos atos, o percurso que se segue de uma paixão avassaladora até a loucura que leva um homem outrora feliz e otimista, à desgraçado e desesperançoso.

Luely 25/02/2023

Quanta angústia...
Quanta angústia... Em alguns momentos deslumbrava as paisagens, cenas e histórias junto com Wether, em outros já não conseguia acompanhar as suas angústias e dores.

EuDuardo 21/12/2022

Idealizações e decepções
Goethe representa no livro a mente de um romântico iludido até sua triste derrocada, o livro possui duas fases, sendo a primeira uma demonstração de um Werther super ultra romântico, que faz de Carlota sua musa idealizada e se ilude com pensamentos e ilusões que coloca sua amada como uma deusa, e se perde nesse conto de fadas em que ele mesmo se aprisionou.
Já na segunda metade vê-se um Werther totalmente abatido por reconhecer que todo seu amor e todos sentimentos que fora depositado em uma única pessoa nunca se concretizará, passamos a acompanhar um psicólogico totalmente bagunçado em que já não consegue viver por conta própria, sua existência agora pertencia única e exclusivamente á sua amada, Werther se torna escravo do seu amor, e quando uma ferramenta já não é mais útil ela é descartada tal como acontece com o jovem que descarta
sua própria vida perante toda sua insignificância.

manjksu 10/10/2022

o primeiro romântico do mundo
incrível! impossível não sentir uma "saudosa" aflição a cada carta, principalmente por ler a perspectiva do jovem Werther e em como ele constrói e apresenta elementos que influenciam e moldam o contexto de sua trágica história de amor. para ótimas reflexões acerca do sentido da vida e, em ênfase, do amor.

Lanah 17/08/2022

Ainda estou pensando sobre
Este livro está todo escrito de forma poética e artística ele conta a história do jovem wherter por meio de cartas que ele escreve para seu amigo Wilhelm...Eu não vou falar muito senão conto a história toda do livro mas é incrível como você acompanha o humor do personagem,Como que lá pro final vai ficando tudo sombrio eu devo ter feito uma 20 marcações no livro e recomendo muito principalmente se vc gosta de uma escrita poética e filosófica

° øçÃáRAQUEL¡ ¨Ãâ ° 28/05/2022

MARAVILHOSO!!!
Um livro extremamente psicológico, muito sentimental, mas de uma maneira profunda e sincera, sem romantização das emoções. A narrativa as vezes me deixava um pouco perdida ( sou péssima com datas ), mas o desenvolvimento do Werther, psicologicamente, é muito interessante. Não há drama desnecessário nesse livro, o autor escreve as emoções e as ações da personagem como elas realmente são, de forma nua e crua.
Heloisa313 28/05/2022minha estante
Uma dúvida: esse é o de título "os sofrimentos do jovem Werther"? Por que essa edição tem o nome reduzido? Amei

° øçÃáRAQUEL¡ ¨Ãâ ° 28/05/2022minha estante
Cara, não sei, mas acho que por esse livro ser parte de uma coleção (Os imortais da literatura universal) a editora deve ter reduzido o título, mas não sei ao certo.

Beth 02/08/2021

Werther é um jovem emocionado que não percebe a armadilha que arma para si mesmo. Em sua musa, Carlota, ele projeta todos os seus ideais de felicidade, não podendo haver tal sentimento longe dela. É drama por cima de drama, mas sempre partindo dele. Carlota é compreensiva e tenta, com todas as suas forças, não magoar o pobre diabo e seu noivo Alberto, gente finíssima inclusive, dá um espaço que poucos no lugar dele estariam dispostos a dar.

O engraçado é pensar que apesar de se achar que tudo é exageradamente dramático e tudo o mais, muitos europeus do século XVIII se identificaram, de alguma forma, com o protagonista e gerou o que ficou conhecido como "Efeito Werther", em que pessoas passaram a repertir expressões, reproduzir as vestes e até mesmo imitar atos do personagem, mas não se reduzindo a isso, levando o livro, inclusive, a ser proibido em alguns países.

Polêmicas à parte, acho que é fácil julgar Werther, apontar o dedo, dizer que ele era muito era gado e isso e aquilo. Mas a discussão vai muito além disso, pois essas angústias e sofrimentos que Werther carrega continuam a existir até hoje, e, talvez, sendo cultivados pelos menos motivos.

Resumindo, que falta num faz uma terapia, né, gente?

Renan.Schiavon 14/05/2020

um livro que não me desceu muito como eu esperava e que mostra o quanto o personagem principal precisava de terapia :?)
Luiz Fernando 05/07/2020minha estante
hahahaha