Werther

Werther Goethe

Resenhas - Werther

Luely 25/02/2023

Quanta angústia...
Quanta angústia... Em alguns momentos deslumbrava as paisagens, cenas e histórias junto com Wether, em outros já não conseguia acompanhar as suas angústias e dores.

Karoll ;) 13/05/2010

Werther é um livro que toca bem no íntimo. Dizem que na época, quando foi lançado muitos jovens suicidaram-se após lê-lo. Trata da história de um rapaz que escreve tudo que pensa e sente em seu "diário", um rapaz culto e que não demonstra sua tristeza, no entanto,Werther é um rapaz solitário e que só quer sentir-se bem no mundo em que vive, sentir-se amado.

Srta. Baudelaire 18/03/2018

Os Sofrimentos Do Jovem Werther
Os Sofrimentos Do Jovem Werther ou simplesmente Werther, do aclamado escritor Goethe, consagrou-se como um dos símbolos mais intensos do movimento romântico, mas também foi envolvido em polêmicas, pois seu alto teor depressivo ocasionou uma onda de suicídios de amantes incompreendidos .
Polêmicas à parte, o livro é uma obra de Arte, tão agridoce como um romance. Romances são agridoces, afetos são complexos, isso exemplifica-se na forma de pensar do protagonista e no clímax da narrativa.
Apaixonados vão identificar-se , poetas vão aclamar , melancólicos vão entender , historiadores, sociólogos e filósofos terão um material para deleitar-se.
E aqui temos uma nota, sobre quão doloroso é perceber que atualmente não há demonstrações de amor como estas, algo tão puro e profundo. Atualmente é tudo muito líquido e vazio e raso , algo que soa como uma catástrofe para os mais sensíveis, e de fato o é. A frieza e artificialidade contemporânea nos leva a buscar alguém como Werther , que conheceu o sublime e o declínio em suas formas mais apaixonadas. Talvez você precise disso, tornar-se mais humano com o protagonista e ao mesmo tempo mais próximo do divino , no mínimo será um renomado clássico da Literatura na sua estante.

Josefa & Thiago 25/11/2013

22-11-2013
*Resumo

O livro é escrito em forma de cartas que Werther escreve a seu amigo Wilhelm.
Werther se muda para uma vila pequena mas agradável, aonde se sente bem para pintar a natureza.
O bailo do príncipe lhe convida para um baile que os jovens da vila organizaram, Werther era responsável de levar a jovem filha do bailo e sua prima.
No baile o jovem pintor se apaixonou por Carlota a filha do bailo mesmo sabendo que esta era noiva, o jovem Werther começou a frequentar a casa de Carlota e se aproximar cada vez mais dela e conhece o noivo de Carlota, Alberto.
Então Werther resolve ir embora pois sofre de amor ela bela Carlota, fica 15 dias fora mas volta a agradável vila.Ao reecontara jovem fala do amor que sente por ela, lhe beija e a deixa atordoada sem saber o que fazer e pensar.
O pobre jovem sem sua amada em seus braços paga todas as suas dívidas, empresta a pistola de Alberto e suicida-se. O jovem apaixonado é enterrado com um indigente na beira da estrada.

*Características
->LINGUAGEM METAFÓRICA:" A beira da cascata, ocultas sob os arbustos, descubro rente ao chão mil diferentes especies de plantazinhas."
->RELIGIOSIDADE:"Ò Deus como eu a amo", "Ò Deus como seus olhos brilham."
->EVASÃO:"O tumulo é meu destino."
->PREDOMÍNIO:"Em toda a minha vida, nunca tive uma paixão ardente."

Nayane46 18/06/2020minha estante
Devia ter marcado que tem spoiler

EuDuardo 21/12/2022

Idealizações e decepções
Goethe representa no livro a mente de um romântico iludido até sua triste derrocada, o livro possui duas fases, sendo a primeira uma demonstração de um Werther super ultra romântico, que faz de Carlota sua musa idealizada e se ilude com pensamentos e ilusões que coloca sua amada como uma deusa, e se perde nesse conto de fadas em que ele mesmo se aprisionou.
Já na segunda metade vê-se um Werther totalmente abatido por reconhecer que todo seu amor e todos sentimentos que fora depositado em uma única pessoa nunca se concretizará, passamos a acompanhar um psicólogico totalmente bagunçado em que já não consegue viver por conta própria, sua existência agora pertencia única e exclusivamente á sua amada, Werther se torna escravo do seu amor, e quando uma ferramenta já não é mais útil ela é descartada tal como acontece com o jovem que descarta
sua própria vida perante toda sua insignificância.

torquato3 24/06/2023

Sensacional
A construção de livro é impecável, organização dos atos, o percurso que se segue de uma paixão avassaladora até a loucura que leva um homem outrora feliz e otimista, à desgraçado e desesperançoso.

C r i s 09/07/2011

"A vida humana não passa de um sonho. Mais de uma pessoa já pensou isso. Pois essa impressão também me acompanha por toda parte. Quando vejo os estreitos limites onde se acham encerradas as faculdades ativas e investigadoras do homem, e como todo nosso labor visa apenas a satisfazer nossas necessidades, as quais, por sua vez, não tem outro objetivo senão prolongar nossa mesquinha existência; quando verifico que o nosso espírito só pode encontrar tranquilidade, quanto a certos pontos das nossas pesquisas, por meio de uma resignação povoada de sonhos, como um presidiário que adornasse de figuras multicoloridas e luminosos perspectivas as paredes da sua célula... tudo isso, Wilhelm, me faz emudecer. Concentro-me e encontro um mundo em mim mesmo! Mas, também aí, é um mundo de pressentimentos e desejos obscuros e não de imagens nítidas e forças vivas. Tudo flutua vagamente nos meus sentidos, e assim, sorrindo e sonhando, prossigo na minha viagem através do mundo."

Sem sombra de dúvida um dos melhores livros que eu já li. Além de Goethe nos brindar com passagens geniais, o livro nos apresenta cruamente até que ponto as paixões desenfreadas nos roubam até as faculdades mentais. Um livro para ser lido e relido muitas vezes pois contém muita sabedoria.

Sara 16/06/2024

Ai gente
Não me agradou muito, o coutado só se lamentava. Ao invés de me sentir comovida pela paixão não correspondida eu ficava com raiva pelo drama dele