Iacocca - Uma Autobiografia

Iacocca - Uma Autobiografia Lee Iacocca...

Resenhas - Iacocca - Uma autobiografia

Wagneroliveirrah 10/01/2023

Tenho a impressão que no Brasil deveríamos ter mais homens do quilate de Lee Iacocca, um homem, antes de tudo, resiliente e cheio de amor pelo que fazia. Iacocca resume bastante o caráter do povo americano, que infelizmente está se perdendo, um povo que nunca se rende às adversidades, que preza a liberdade e que luta pela excelência naquilo que se propõe a fazer. Ainda temos que aprender muito com eles e Iacocca é uma boa referência no mundo dos negócios.

Julião.Cabral 15/11/2022

Bom, embora extenso
Até a parte onde ele entra na Chrysler você lê e fica entusiasmado/curioso para saber porquê alguém que fez tanto à Ford foi demitido, mas à medida que ele começa a contar os problemas e as dificuldades para conseguir financiamento do governo e dos bancos, o livro se torna cansativo porque ele é muito detalhista (isso se dá em pouco mais da metade).
Por outro lado, é um livro carregado de bons princípios e de uma bonita história de um americano descendente de imigrante italiano que saiu do zero e conseguiu feitos incríveis.
De modo geral, é um bom livro para conhecer os desafios da alta gestão, mas imagino que existem melhores.
Wagneroliveirrah 17/01/2023minha estante
Li este livro pela primeira vez quando estava na faculdade há 20 anos. Reli neste início de 2023 e confesso que hoje não compartilho de algumas idéias que Iacocca defendia. Como homem de negócios, um exemplo a ser seguido, mas não consegui definir exatamente suas visões políticas, porque ele parecia querer aproveitar ambas as vantagens, tanto dos republicanos quanto dos democratas. O protecionismo econômico, por exemplo, é característica dos democratas, enquanto a meritocracia, dos republicanos e ele defendia ambas. Mas, independentemente da visão política, Iacocca é pra mim, que sou gestor de empresas, uma referência definitiva.

Amaurijbarros 10/01/2021

Um HOMEM E SEUS VALORES
Lee Iacocca, foi um grande homem no ramo da indústria de automóveis. Mas seu gênio e o namoro com o poder, incluindo um flerte com a política ficou limitado pelo tempo.
Recomendo a leitura.
Edvard.lima 06/11/2022minha estante
Ótimo livro, mostra os bastidores da indústria automotiva, de ascensão ao palácio de vidro da Ford, a queda e o banimento para um galpão sujo, A contratação pela Chrysler e batalha e a volta por cima faz esse livro uma leitura muito interessante.

Roberto.Proença 20/01/2018

A Terra das Oportunidades
Uma autobiografia detalhada de um dos maiores empresários do mundo, especialista em administração, marketing e vendas. Mesmo sendo o "pai" do Mustang foi demitido da Ford e reiniciou do zero na Chrysler tirando-a do "buraco sem fundo da falência" para renascer, ao cercar-se de competência, excelência, disciplina e lealdade. Trocou seu salário anual de $ 1.000.000,00 por $ 1,00 para demonstrar o quanto acreditava no seu projeto. E provou a todos. Ao mesmo tempo sempre valorizou a família, com tempo e dedicação, que aprendeu com o pai.

Rafael Servo 14/06/2017

Simplesmente fantástico!
Realmente, Lee Iacocca foi uma lenda no setor de automóveis e consequentemente na Administração geral. Suas peripécias na tentativa de salvar a Chrysler nos ensinam muito sobre o jogo de poder, a gestão em momentos de crise e outros elementos interessantes aos administradores. Concordo com o leitor acima que afirma a história contada apenas por um lado da moeda, mas é uma biografia, e a opinião do mesmo é a que prevalece.
Adorei a leitura e super recomendo, principalmente para quem está na área de empresas e/ou administração de negócios.

Cinti 17/07/2016

Biografia de um alto executivo
Lee Iacocca, um nome que eu não conhecia, mas também porque nunca me interessei por negócios! Esse americano imigrante se esforçou e trabalhou muito para construir sua fortuna e nesse livro conta não apenas como chegou a presidência da Ford, mas também todo o cenário da economia, do comércio de automóveis, a rotina dos grandes escritórios, a vida dos altos executivos dessa empresas imensas que produzem e geram muitos empregos nos Estados Unidos e no mundo.
Fala também das picuinhas, egos e vaidades que o levaram a demissão da Ford (empresa que amava de coração) e sua entrada na Chrysler, num período de quase falência. Com muitos garra e muitos nervos conseguiu reerguer a empresa, mesmo com muitas batalhas amargas e aprendeu muito sobre o mundo dos trabalhadores e da administração de empresas.
É um livro bastante convincente, com um prosa fácil e atraente, porém com a visão de apenas um dos lados. Acompanhamos os pensamentos, os sentimentos do próprio Iacocca, mas quanto de idoneidade existe na versão dele? Será que as coisas foram como ele conta? Se foram, realmente ele é uma figura fabulosa no mundo dos negócios, um exemplo a ser seguido por muitos outros empresários egocêntricos e egoístas. Pensar a indústria como um todo, como partes que trabalham juntas e não uns contra os outros, é algo para ser levado para todos os setores da vida. leitura interessante!

jmrainho 18/02/2012

Iacocca 1
Edição 1984, brinde HSM ao participar de seminário com Iacocca. Ahembi, São Paulo.

"Muitas vezes é necessário um pouco de desgraça para fazer as pessoas se unirem"

"A capacidade de CONCENTRAÇÃO e de usar bem o tempo é fundamenal para se ter sucesso nos negócios - e na verdade, em quase tudo"

"Se você quer usar bem o seu TEMPO, tem que saber distinguir o que é mais importante, e então, dedicar-se totalmente a isso"... Estabelecer prioridades"

" O ensino formal pode ajudar muito, mas muitas das habilidades essenciais na vida são aquelas que cada um tem que desenvolver por si mesmo"

"Há duas coisas realmente importantes num candidato que a gente não consegue captar numa só entrevista. A primeria é se ele é preguiçoso e a segunda, se tem bom senso"

"Aprender as TÉCNICAS DE VENDA é uma tarefa que exige tempo e esforço. É preciso praticar basstante, até elas se transformarem numa segunda natureza da gente. Nem todos os jovens de hoje entendem isso"

"Se você realmente acredita no que faz, tem que persistir, mesmo diante de obstáculos"

"Quais são seus objetivos para os próximos noventa dias? Quais os seus planos, prioridades, expectativas? E de que forama você pretende atuar para alcançá-los?" ... Não devem perder de vista seus próprios sonhos"

"O hábito de ESCREVER (as metas) as coisas é o primeiro passo no sentido de realizá-las efetivamente"

"Há muitíssimos gerentes que se deixam abater pelo peso da TOMADA DE DECISÕES, especialmente aqueles com muita educação formal. Não fazer nada até ter todos os dados na mão. O fundamental na vida é a escolha do momento"

"Há uma nova geração de homens de negócios, composta principalmente por homens com pós-graduação em Administração de Empresas, que temem as decisões intuitivas. De fato, a INTUIÇÃO não é uma base suficiente para se agir. Mas mujitos desses homens preferem o extremo oposto. Paarecem acreditar que todos os problemas podem ser estruturaddos e reduzidos a um estudo de caso. Isto pode ser verdade na escola, mas nos negócios é preciso ter alguém por perto para dizer: Muito bem pessoal, chegou o momento. Começaremos em uma hora"

"Apesar do que dizem os livros, as decisões mais importantes da vida das empresas são tomadas por indivíduos e não por comissões"

"Além de serem tomadores de decisões, os gerentes devem ser MOTIVADORES. A única maneira de motivar as pessoas é comunicar-se com elas"

"Estou pensando nas pessoas que se esforçam muito, seguem um plano definitivo, vão para universidade, conseguem um bom emprego, dão duro e não conseguem nada. Quando você fala com essas pessoas, muitas vezes elas dizem que tiveram azar, ou que o chefe não gosta delas. Invariavelmente, elas se colocam como vítimas. Mas você tem que se perguntar por que só tiveram azar e por que nunca pareciam estar procurando oportunidades melhores. Sem dúvida, a sorte tem um papel nisso tudo. Mas quando pessoas capazes não conseguem avançar, em geral é porque não conseguem trabalhar bem com seus colegas"

"Existem apenas duas maneiras de se ganhar dinheiro: vender mais mercadoria ou gastar menos nas despesas gerais"

"É bom que Deus não nos permita enxergar um ano ou dois à frente, senão ficaríamos muito atentados a dar um tiro na cabeça. Mas Ele é um Deus caridoso: só permite que se veja um dia de cada vez. Quando os tempos ficam difíceis, o único jeito é respirar fundo, continuar a fazer o melhor possível"

"Sempre se atribuiu a criação da linha de montagem a HENRY FORD, mas na verdade, ela foi criação de outras pessoas. A verdadeira inovação do velho foi pagar R$ 5 dólares por dia em 1914, Era mais que o dobro do que os trabalhadores recebiam. Não deu esse aumento por generosidade. Ele não estava preocupado com o padrão de vida dos trabalhadores. O verdadeiro motivo foi o desejo de que seus funcionários ganhassem o suficiente para poderem comprar seus próprios carros. Em outras palavras, Ford criou a classe média"

"Problemas sempre provocam mais problemas. Uma pessoa que não tem segurança naquilo que faz nunca vai querer trabalhar com alguém que tenha essa segurança. O sujeito pensa: se esse cara aí é tão bom, vai chamar a atenção parra minhas deficiências - vai acabar ficando no meu lugar"

"Em última análise, todas as operações de negócios podem ser resumidas a três palavras: PESSOAS, PRODUTOS e LUCROS. As pessoas estão em primeiro lugar.

"Muitos desses homens se acabam quando SE APOSENTAM. Estavam aostumados à luta, a muita agitação e a correr riscos - grandes sucdessos e grandes fracassos. E de repente vêem-se jogando golfe e voltando para casa na hora do almoço. Vi muitos deles morrer apenas alguns meses depois da aposentadoria. É verdade que o trabalho pode nos matar. Mas não trabalhar pode ter o mesmo efeito"

"O verdadeiro papel do governo federal num sistema democrático de livre iniciativa não é ajudar a sobrevivência dos mais gordos"

"SEMPRE PENSE A PARTIR DOS INTERESSES DOS OUTROS"

"Este é o mais alto nível de comunicação: o presidente conversando com o pessoal em pé de igualdade"

"Você não pode deixar a empresa virar um campo de concentração. Trabalhar muito é essencial. Mas ha sempre u momeneto de descanso e de relaxamento..."

"Existe o problema do livre comércio. Ou talvez eu devesse dizer o mito do LIVRE COMÉRCIO. Pelo que sei, o livre comércio só foi praticado quatro vezes em toda a história. Uma é nos livros de histórias. Nas outras três vezes foi praticado, concretamente, pelos holandeses, durante um curto espaço de tempo; pelos ingleses, no começo da Revolução Industrial; e pelos Estados Unidos, depois da Segunda Guerra Mundial"

"A única vez na nossa história em que as taxas de juros chegaram a 12% foi durante a guerra civil. Mas agora os juros não só chegaram a 12% como continuaram a subir. Num certo momento chegaram a 12%. Estaé uma forma de usura legalizada. Alguns Estados têm leis que estabelecem 25% de juros como indício de intenção criminosa. A Máfia acha isso excesso de rigor"

"As altas taxas de juros encorajam os ricos a fazer o seu novo joguinho: ganhar dinheiro com dinheiro. Quando o dinheiro é caro, os investimentos em pesquisa e desenvolvimento são arriscados. Quando as taxas são altas, é mais barato comprar do que construir uma empresa"

"Se nossos avós conseguiram vencer, talvez vocês também consigam. Talvez vocês nunca tenham pensado nisso, mas eles sofreram aspenas do inferto. Renunciaram a muita coisa. Eles queriam que a vida de vocês fosse melhor que a deles"

"

Deca363 24/12/2009

Li este livro na época em que trabalhava na Ford. Então para mim foi muito marcante. Iacocca é uma lenda em toda Montadora. Um homem de grande visão empresarial e coragem de falar quando todos os outros se calam.