A Bruxa Âmbar

A Bruxa Âmbar Wilhelm Meinhold

Resenhas - A Bruxa Âmbar

Aline Teodosio @leituras.da.aline 09/09/2023

Neste romance, acompanhamos o relato de uma jovem que foi julgada e condenada na inquisição por supostas práticas de bruxaria.

O romance publicado pela primeira vez no século XIX como se fosse um documento verídico do século XII, foi levado a sério durante muito tempo pela Igreja, até que seu autor resolveu revelar que era apenas ficção, sofrendo, assim, duras críticas e sendo condenado ao ostracismo.

Na verdade, o que temos nestas páginas são críticas ferrenhas à Igreja, onde o autor mostra como era fácil "fazer" uma bruxa valendo-se da fé, do medo e do misticismo. É considerado um romance maldito justamente por mostrar toda a corrupção que havia por trás daqueles que eram considerados os cidadãos justos e de bem. Os que julgavam eram os que mais tinham podridão a esconder. Qualquer semelhança com a realidade, não é mera coincidência.

Achei uma leitura interessante, porém, bastante enfadonha e nada fluida. Demorei séculos para concluir, mas por ser um livro raro de narrativa de bruxas que traz diversos fatos históricos do que realmente aconteceu na época, valeu a pena prosseguir até o final.

Solitto 10/07/2020

12 de maio de 2020
?A Bruxa Âmbar?, originalmente publicado no século XIX, foi erroneamente apontado em sua primeira publicação como um documento verídico do século XII sobre bruxaria. Wilhelm Meinhold perdeu prestigio após revelar que se tratava de um relato fictício. No entanto, e? uma obra que faz refletir quanto a ignora?ncia matou e continua matando pessoas inocentes. A obra nos faz refletir sobre religia?o e cie?ncia, revelando em suas entrelinhas que apenas o conhecimento nos salva.
Na atual situac?a?o poli?tica brasileira diariamente ?bruxas? sa?o levadas a? fogueira pela inquisic?a?o moderna, composta por fanatismo religioso, ignora?ncia, aclamac?a?o de falsos mitos e hero?is, e sobretudo, desrespeito a? vida.
Apesar de se tratar de um Romance, o autor utilizou documentos histo?ricos na construc?a?o do livro, o que mostra que a Histo?ria se repete e continuara? se repetindo enquanto na?o nos livrarmos dos antolhos que nos reservam.