Mona Lisa Overdrive

Mona Lisa Overdrive William Gibson

Resenhas - Mona Lisa Overdrive

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Camila Sara 14/11/2021

Embora não tenha tido muito conflito em cada história, achei que a história se desenrolou bem, sou suspeita a falar dos livros de Gibson porque eu gosto muito da escrita dele. Essa foi uma leitura fluída, muito gostoso de ler, adorei

Alexandre 07/09/2021

MONA LISA OVERDRIVE
"swiz" overdrive

Na minha opinião é o melhor da série, mas não deixa de ser complexo ao mesmo tempo. Foi uma coleção que tive dificuldade em terminar. Eu comprei a coleção toda de uma vez e caso tivesse comprado somente o primeiro, talvez não fosse continuar. Mas o autor é muito inteligente e os cenários e tecnologias são bem complexas e inovadoras.

Nota 4

Nelson 22/08/2021minha estante
Curti demais sua descrição, realmente compartilho da sua opinião, oq me incomodou foi realmente esses pontos sem nó, parece que te dá uma expectativa grandiosa mas acaba por ser tudo muito simples

Brujo 22/08/2021minha estante
Pois é, Nelson ... Tinha tanta coisa com potencial a ser trabalhado ainda que este livro poderia ter mais umas 200 páginas facilmente.

Nelson 22/08/2021minha estante
Concordo, eu curto sci-fi, cyber punk, mas esperava mais dessa série.

Wagner47 23/08/2021minha estante
Eu curti, mas foi o que menos gostei da trilogia.
Ótima análise.

Brujo 23/08/2021minha estante
Obrigado, Wagner !!!!!

Hollyson 22/08/2021

O fim da Trilogia do Sprawl. Assim como Count Zero, o livro possui pontos fracos e fortes. Mas ao contrário de Count Zero, a ação no terço final do livro é muito mais intensa, frenética e impressionante. Mas também temos a introdução de vários personagens novos que acaba dando um ritmo mais arrastado para começo do livro. No fim, Mona Lisa Overdrive acaba ser um livro melhor que Count Zero tanto pela ação quanto pela volta de personagens tão amados... Mas ainda assim, não supera Neuromancer (um dos melhores livros que já li).

Wagner47 11/08/2021

Há mortes e mortes
Novamente com várias frentes, Gibson dessa vez não distribui uma missão específica para cada protagonista logo de cara. Vão surgindo interesses para no fim haver o colapso.

O que esse livro sai em vantagem do anterior (por um gosto estritamente pessoal) é que os desdobramentos são bem nítidos e vamos vendo aos poucos como cada personagem se relaciona a outro. Porém ao mesmo tempo é vago demais, sendo a mesma sensação que tive com o final. É tão existencial que fiquei bem avoado e perdidinho.

Alguns personagens carecem de desenvolvimento também, como Slick Henry. Ele tem um passado tão difícil que foi abordado de uma forma bem rasa

Enfim, para mim foi um livro que quis colocar muita coisa, porém acabou apenas pincelando os personagens para favorecer os acontecimentos.

Recomendo fortemente que Neuromancer e Count Zero sejam lidos antes. Não acredito que ele funcione sozinho como seu antecessor.
MachadiAninha 17/03/2022minha estante
Adorei tua resenha, Wagner! Principalmente pelo título rs

Concordo muito contigo: foi complexo pra mim seguir esse caminho tão subjetivo que o Gibson foi colocando, ao ponto do livro terminar como terminou. Tanto que se ele quisesse escrever um livro só pra explicar todas as janelas que ele deixou em aberto, dá muito pano pra manga

De todos, esse foi o que eu mais gostei a nível explicativo, porque como você bem disse, tudo ficou mais claro e era sempre explicado pra gente, de um jeito ou de outro. Porém, enquanto que em Count Zero você tem 3 principais que, na minha opinião, são MUITO BONS (ao ponto de você não sentir falta dos personagens do Neuromancer), nesse aqui você tem o Slick, super mal explorado, a Kumiko que é só um fantasma pra Molly poder aparecer sem se revelar de cara, e por último, a Mona, que até tem uma história interessante, que faz a gente pensar bastante, mas nada muito absurdo. Acabei o livro mais contente por ver os personagens dos outros livros e seus desfechos, que me foram satisfatórios, do que qualquer outra coisa. Mas me diverti na leitura, e acho que é o que importa ra

Wagner47 17/03/2022minha estante
Esse foi o que menos gostei da trilogia, mas ainda foi um saldo positivo. Adorei a ideia pelos personagens, mas achei que ficou devendo no desenvolvimento em certos pontos

Lucas 05/08/2021

" - I am no spy.?
? - Then start being your own. If Tokyo?s the frying pan, you may just have landed in the fire."

Caetano.Bezerra 08/06/2021

É o melhor da trilogia Sprawl com certa folga.

O universo continua excelente, os personagens muito bons, mas a ação e a narrativa funcionam melhor.

Confesso que ainda tenho dificuldade de entender o que de fato está acontecendo, muito porque a narrativa se desenvolve a partir da visão dos personagens, o narrador não é externo, então é realmente mais difícil.

Mesmo a minha leitura um pouco descompromissada dos livros anteriores, sobretudo Count Zero, ter prejudicado a percepção da história em si, todos os elementos narrativos são excelentes.

Fácil entender porque é tão importante pra criação do Cyberpunk. Universo, estética e personagens simplesmente impecáveis.

lpalomino__ 15/05/2021

achei muito bom o livro, mas não entendi o final
zanni termina logo pra vc me explicar oq aconteceu
Lucas.Zanni 15/05/2021minha estante
Vish, vai demorar ainda k

lpalomino__ 15/05/2021minha estante
eu espero Zanni

Luiz.Machado 21/02/2021

Um belo final para a trilogia do Sprawl, onde o autor nos leva em uma viagem para o que pode ser o futuro.

giovana 01/01/2021

sensacional
eu achei melhor que neuromancer. claro, ele não existiria sem neuromancer (e talvez isso faça neuromancer tecnicamente melhor? não sei) mas aqui gibson eleva tds as questões dos livros anteriores em 300%. uma mistura frenética de temas como idolatria, consumismo, capitalismo e muito mais. sei lá simplesmente incrível. o plot com a angie e a dualidade angie/mona muito pertinente hoje em dia.
não sei muito mais o que falar. só amei.

1 | 2 | 3 | 4 | 5