Mona Lisa Overdrive

Mona Lisa Overdrive William Gibson

Resenhas - Mona Lisa Overdrive

1 | 2 | 3 | 4 | 5

vicniro 11/04/2024

O melhor livro da trilogia
Eu tenho sentimentos conflitantes sobre esse livro. Até o finalzinho estava PERFEITO. Não conseguia desgrudar do livro um segundo, tanto que até levei ele na minha viagem, coisa que normalmente não faço. Todos os núcleos de personagens estavam interessantes, a aparição de personagens dos outros livros foi ótima, a leitura estava dinâmica e não via a hora em que todas as histórias iriam se juntar. Mas chegou no final e achei extremamente confuso e com muitas coisas não explicadas. Acho que tudo aconteceu tão rapidamente que meu cérebro não conseguiu acompanhar. Passei horas e mais horas pesquisando sobre o final e tentando sanar minhas dúvidas e, dessa forma, foi possível entender melhor a história, o que me fez gostar mais ainda do livro.

Também achei extremamente confuso e não entendi como se encaixam os deuses vodu. Assim, no final eu acho que ele até faz uma conexão, mas ainda não entendi da onde ele tirou isso.

Em relação à forma de escrita, as mudanças no ponto de vista as vezes me deixava sem saber de quem era que estava lendo, demorando uns dois ou três parágrafos para eu me encontrar na história.

Enfim, no fim das contas, a leitura dessa trilogia foi uma experiência bem interessante. Com certeza vou querer reler a trilogia no futuro.

Deco 21/01/2024

Fim da trilogia
Finalmente compreendemos o que ocorre com as inteligências artificiais soltas no primeiro livro.

A historia é boa, o enredo é bom, mas a escrita de gibson continua sendo bastante confusa, apesar de ter melhorado em relação ao primeiro livro.
Viajante Literário 21/01/2024minha estante
Que bacana! Acabei dando uma estagnada no último livro. Acho o primeiro bem confuso, porém, inovador nos conceitos que ele aborda. O segundo é ótimo também

Becca0 20/01/2024

Terceiro e último livro da trilogia Sprawl.
Devo confessar que esse foi o livro mais comprido da trilogia. Acredito que, devido ao nível de aprofundamento que o autor dá a algumas questões ? diferentemente do que havia feito nos outros volumes ?, a leitura se torna bem arrastada.
Mas, como sempre, o desfecho da obra faz todo o livro valer a pena.

Lora_Bee 16/09/2023

A trilogia inteira é uma loucura completa
Mona Lisa Overdrive é o livro que finaliza a trilogia do Sprawl. A leitura foi excelente, mas eu confesso que seria melhor se eu não tivesse espaçado tanto entre o segundo e o terceiro volume. Eu fiz isso, contudo, porque o primeiro e o segundo livro não tem uma linearidade tão clara. Você vê que Count Zero acontece depois de Neuromancer, alguns personagens são relembrados, mas as histórias são diferentes. Eu achei que fosse ser o mesmo com Mona Lisa. Mas não. O livro basicamente une os dois volumes anteriores. Sobre a história: se você chegou aqui, sabe mais ou menos o que esperar. Inteligências artificiais, cidades caóticas, dr0gas sintéticas, etc etc etc. O final me surpreendeu.

Amanda.Oliveira 06/09/2023

Meu preferido dessa trilogia
Achei que os livros depois de Neuromancer seriam bons, mas não tão bons quanto ele, estava errada! Mona foi de longe o meu livro favorito da trilogia, não sei se foi por ser a conclusão da história ou pelo ritmo mais lento da narrativa, de qualquer forma me envolveu demais e não consegui parar de ler! Os personagens tem histórias bem fortes e sempre deixam um ar de mistério em relação ao passado, cada capítulo te deixa mais ansioso e aflito, com a necessidade de saber como tudo vai se encaixar. Gostei bastante do final, uma trilogia maravilhosa.

fernandocarreiro 19/03/2023

Fim da trilogia.
Eu sou por essência um ávido consumidor da cultura geek. Sou nerd e depois que descobri que a trilogia Sprawl foi a base para os filmes Matrix, desenvolvi uma obsessão por ler estes livros.
Talvez pelo ano de sua criação, achei a leitura extremamente pesada. Nomes parecidos, dificuldades de diferenciação entre o real e virtual tornaram a leitura muito cansativa.
Fiquei até o fim.
O universo é bom, como um ensaio para tudo aquilo que temos hoje enquanto conceito de matrix.

Obrigado William Gibson por esta obra.

Danny 07/03/2023

O melhor livro da trilogia. Com mais acontecimentos e encerra com a explicação do final do primeiro.

Marco 01/03/2023

Cara, esse último livro da trilogia Sprawl me surpreendeu. Foi confuso, deu ressaca, mas dei a volta por cima e valeu a pena demais da conta. Fechou bonitinho a história, interligou os dois outros livros (que até então não tinha nenhuma relação mais forte) trouxe personagens que eu queria MT ver oq houve após o fim do primeiro livro e, como se n bastasse, a explicação final foi pra agradar qualquer amante de ficção científica. ??

baby targaryen 24/02/2023

Mona Lisa Overdrive
Foi o livro mais rápido que li dessa trilogia, o mais fácil também. É preciso compreender que o Gibson não esperava ter uma continuação para Neuromancer. Porém ele fez acontecer e deu muito certo, é nítida a evolução da escrita, a evolução dos personagens em cada livro. Eu gostei muito dessa trilogia, com certeza merece uma releitura.
[Spoiler]
Fiquei muito feliz com a aparição da Molly nesse volume e a menção ao Case.

oBrunoFarias 22/02/2023

Acabou, mas.
O livro termina a trilogia sprawl sem pôr um ponto final. É o mais diferente dos demais, pesa menos nas questões tecnológicas, que estão presentes no plano de fundo e já foram introduzidas anteriormente, mas aqui elas não prptagonizam, o âmbito é mais humano, carregando mais no filosófico, que já vinha sendo pincelado nos demais. O que é ser vivo é já um conceito, apenas.

BowWow 06/02/2023

Cansativo mas bom :/
Diferente de Neuromancer ou Count Zero senti q nesse a escrita foi bem mais descritiva e cansativa. Muitas das vezes me sentia perdido na história ou no q acabei de ler por causa das bombas q acontecia com os personagens, e vc tinha q assimilar e passar para frente, o q n me deixou apegar com os 3 personagens do livro. Nas primeiras 150 páginas vc vai sendo arrastado pela história e o resto começa a fazer sentido e vc começa a gostar. Mas achei fascinante a maneira como o autor consegue nos transportar para o mundo do Cyberpunk com a forma q ele descreve o cenário. É uma narrativa não-linear e q vc precisa prestar atenção.

1 | 2 | 3 | 4 | 5