Mona Lisa Overdrive

Mona Lisa Overdrive William Gibson

Resenhas - Mona Lisa Overdrive

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Clio0 20/07/2022

O último volume da trilogia Sprawl é o mais polêmico justamente por ser aquele que mais inova no estilo, pois o autor embora ainda carregue pesado na ficção científica, começa a se valer de enigmas. Esse tipo de tática narrativa começou a se popularizar na década de oitenta, justamente quando Gibson escrevia a obra, e os famosos rpgs (jogos interpretativos de estratégia e enimas) chegavam ao seu auge.

Similar às campanhas dos jogos, temos um grupo de personagens com motivações complexas - e nem sempre claras - que conduzem a narrativa, mas que são eventualmente descartados se seus papéis no desenvolvimento da trama já terminaram. Isso pode ser um tanto broxante para aqueles que preferem narrativas fechadas ou não estão acostumados com capítulos divididos por pontos-de-vista.

Tudo isso permite que a Inteligência Artificial, tida como tema principal na série, conduza a história. Para aqueles mais interessados no gênero, é possível encontrar as referências que várias obras modernas fazem (como a Matrix) e outros assuntos que não deixaram de ser pertinazes: a Deepweb, Snuff, o Avatar.

Esse último merece um comentário a parte. Gibson retoma tanto o conceito dos jogos de rpg quanto do "alter ego" já utilizado na internet na época para mostrar o que seria equivalente no mundo real. O resultado é uma mistura esquizofrênica de teorias da conspiração e questões filosóficas abrangendo a noção de ser e existência.

Alguns personagens dos livros anteriores reaparecem e alguns pontos continuam. Os conglomerados mafiosos permanecem controlando o mundo, e a subcultura dos integrantes da Matrix ainda se confundem com joguetes e/ou anarquistas.

Enfim, Mona Lisa Overdrive se destaca pela riqueza de propostas fornecidas pelo autor, porém sua densidade é o que pode justamente afastar o leitor não habituado. É possível lê-la individualmente, porém isso pode fazer com que uma leitura complexa se transforme num trabalho hercúleo.

Nelson 22/08/2021minha estante
Curti demais sua descrição, realmente compartilho da sua opinião, oq me incomodou foi realmente esses pontos sem nó, parece que te dá uma expectativa grandiosa mas acaba por ser tudo muito simples

Brujo 22/08/2021minha estante
Pois é, Nelson ... Tinha tanta coisa com potencial a ser trabalhado ainda que este livro poderia ter mais umas 200 páginas facilmente.

Nelson 22/08/2021minha estante
Concordo, eu curto sci-fi, cyber punk, mas esperava mais dessa série.

Wagner47 23/08/2021minha estante
Eu curti, mas foi o que menos gostei da trilogia.
Ótima análise.

Brujo 23/08/2021minha estante
Obrigado, Wagner !!!!!

Deco 21/01/2024

Fim da trilogia
Finalmente compreendemos o que ocorre com as inteligências artificiais soltas no primeiro livro.

A historia é boa, o enredo é bom, mas a escrita de gibson continua sendo bastante confusa, apesar de ter melhorado em relação ao primeiro livro.
Viajante Literário 21/01/2024minha estante
Que bacana! Acabei dando uma estagnada no último livro. Acho o primeiro bem confuso, porém, inovador nos conceitos que ele aborda. O segundo é ótimo também

albertguedes 06/05/2021minha estante
Eu também me senti num vácuo danado no final. Muitas pontas ficaram soltas. Ou o Gibson pretendia fazer novas continuações que explicariam o que faltou, e não levou a frente, ou decidiu que o final deveria ser aquele mesmo e pronto.
De qualquer forma foi um marco da FC e inovou demais para a época, esse é o mérito da trilogia.

Wagner47 11/08/2021

Há mortes e mortes
Novamente com várias frentes, Gibson dessa vez não distribui uma missão específica para cada protagonista logo de cara. Vão surgindo interesses para no fim haver o colapso.

O que esse livro sai em vantagem do anterior (por um gosto estritamente pessoal) é que os desdobramentos são bem nítidos e vamos vendo aos poucos como cada personagem se relaciona a outro. Porém ao mesmo tempo é vago demais, sendo a mesma sensação que tive com o final. É tão existencial que fiquei bem avoado e perdidinho.

Alguns personagens carecem de desenvolvimento também, como Slick Henry. Ele tem um passado tão difícil que foi abordado de uma forma bem rasa

Enfim, para mim foi um livro que quis colocar muita coisa, porém acabou apenas pincelando os personagens para favorecer os acontecimentos.

Recomendo fortemente que Neuromancer e Count Zero sejam lidos antes. Não acredito que ele funcione sozinho como seu antecessor.
MachadiAninha 17/03/2022minha estante
Adorei tua resenha, Wagner! Principalmente pelo título rs

Concordo muito contigo: foi complexo pra mim seguir esse caminho tão subjetivo que o Gibson foi colocando, ao ponto do livro terminar como terminou. Tanto que se ele quisesse escrever um livro só pra explicar todas as janelas que ele deixou em aberto, dá muito pano pra manga

De todos, esse foi o que eu mais gostei a nível explicativo, porque como você bem disse, tudo ficou mais claro e era sempre explicado pra gente, de um jeito ou de outro. Porém, enquanto que em Count Zero você tem 3 principais que, na minha opinião, são MUITO BONS (ao ponto de você não sentir falta dos personagens do Neuromancer), nesse aqui você tem o Slick, super mal explorado, a Kumiko que é só um fantasma pra Molly poder aparecer sem se revelar de cara, e por último, a Mona, que até tem uma história interessante, que faz a gente pensar bastante, mas nada muito absurdo. Acabei o livro mais contente por ver os personagens dos outros livros e seus desfechos, que me foram satisfatórios, do que qualquer outra coisa. Mas me diverti na leitura, e acho que é o que importa ra

Wagner47 17/03/2022minha estante
Esse foi o que menos gostei da trilogia, mas ainda foi um saldo positivo. Adorei a ideia pelos personagens, mas achei que ficou devendo no desenvolvimento em certos pontos

Daniel Andrade 15/03/2022

Uma boa conclusão
Sinto que esse foi o melhor livro da trilogia. Todos os personagens aqui são interessantes, em especial a Kumiko e a Mona. Em alguns momentos a narrativa fica extremamente confusa pela quantidade de termos específicos que a história possui, mas o glossário ajuda a resolver. Acho que se possuísse mais 50 páginas para aprofundar, teria dado mais meia estrela.

Nimrod 21/12/2021

Encerramento digno para trilogia Sprawl.
A narrativa do livro segue a mesma linha do antecessor, contando a história de quatro personagens de maneira simultânea e que se intercalam. O que é perfeito. O grande diferencial que a vemos aqui é o ritmo da história. Não é aquela ação que havia no segundo, mas algo mais investigativo que instiga o leitor através da curiosidades por meio de grandes mistérios que ao meu ver funcionam com maestria. Principalmente como pólvora para cenas mais de ação.

O principal é a conclusão e nostalgia de personagens antecessores dos livros que até então não sabíamos um final certo. Mona lisa Overdrive não supera o antecessor mas mantém o padrão de qualidade alto.
MachadiAninha 17/03/2022minha estante
Concordo super contigo! Saber que, de fato, Case e Molly nunca mais se viram e que aquilo, de certa forma, a afetou... O Filandês, ver o Bobby e a Angie de novo... Ai ??

Alexandre 07/09/2021

MONA LISA OVERDRIVE
"swiz" overdrive

Na minha opinião é o melhor da série, mas não deixa de ser complexo ao mesmo tempo. Foi uma coleção que tive dificuldade em terminar. Eu comprei a coleção toda de uma vez e caso tivesse comprado somente o primeiro, talvez não fosse continuar. Mas o autor é muito inteligente e os cenários e tecnologias são bem complexas e inovadoras.

Nota 4

Hollyson 22/08/2021

O fim da Trilogia do Sprawl. Assim como Count Zero, o livro possui pontos fracos e fortes. Mas ao contrário de Count Zero, a ação no terço final do livro é muito mais intensa, frenética e impressionante. Mas também temos a introdução de vários personagens novos que acaba dando um ritmo mais arrastado para começo do livro. No fim, Mona Lisa Overdrive acaba ser um livro melhor que Count Zero tanto pela ação quanto pela volta de personagens tão amados... Mas ainda assim, não supera Neuromancer (um dos melhores livros que já li).

Raquel 05/03/2011

Quando li Neuromancer, lá em 2005, achei tão bom que li novamente em seguida. Eu nunca tinha feito isso com nenhum outro livro!!! Tinha muitas expectativas sobre as continuações....
Mona Lisa Overdrive não me decepcionou! Achei a historia muito boa, mantém bem o ritmo frenético nas 4 historias paralelas até um final surpreendente. Alguns pontos ficaram um pouco nebulosos, mas isso não me decepcionou.
Obvio, que adorei a volta da Molly, meu personagem favorito em Neuromancer!
Altamente recomendado pra quem gosta de ficção-cientifica.
Math 08/12/2011minha estante
"Obvio, que adorei a volta da Molly"

Quanto for soltar Spoiller avisa... :/

Rodrigo 12/09/2015minha estante

******************************************SPOILER***************************************
¬¬'

Ingrid 18/06/2017minha estante
Cara eu nem prestei atenção ao spoiler, a Math falou agora vai ficar na minha mente kkkkk

Campos 27/02/2022

Gostei
A trilogia, para mim foi arrastada nós dois primeiros volumes, mas nesse ela fluiu bem melhor, com uma trama mais interessante e fácil de entender

baby targaryen 24/02/2023

Mona Lisa Overdrive
Foi o livro mais rápido que li dessa trilogia, o mais fácil também. É preciso compreender que o Gibson não esperava ter uma continuação para Neuromancer. Porém ele fez acontecer e deu muito certo, é nítida a evolução da escrita, a evolução dos personagens em cada livro. Eu gostei muito dessa trilogia, com certeza merece uma releitura.
[Spoiler]
Fiquei muito feliz com a aparição da Molly nesse volume e a menção ao Case.

1 | 2 | 3 | 4 | 5