A Legião dos Condenados

A Legião dos Condenados Sven Hassel

Resenhas - A Legião dos Condenados

Lismar 07/08/2017

O Início da Lenda do Sr. das Guerras.
Primeiro livro escrito por Sven Hassel sobre sua experiência na segunda guerra mundial.

Pode ser que aqueles que já leram outros livros do autor, como eu, tenham tido certas estranhezas ao ler este, pelo fato de que observamos em obras posteriores o aparecimento de personagens que morreram nesse primeiro volume. Para falar a verdade, essa edição é auto-contida, praticamente um manifesto contra as guerras e o Nazismo.

As outras fazem parte de uma série em 13 partes em que detalham alguns momentos contidos aqui que foram brevemente explorados, como sua passagem na OGPU.

Por isso, aconselho aos que lerão esse livro, caso desejam conhecer toda a série, deixam-no por último.

Sobre a sua qualidade, achei sua escrita clara, fácil e concisa, possui capítulos curtos, que não vão entediar o leitor, além de ser bastante dinâmico. As descrições das batalhas são espetaculares. Como sempre, o autor busca sempre inserir o leitor no meio do conflito, com uma escrita brutal e visceral, muitas vezes aliadas a um humor negro delicioso. Então preparem-se a um banho de sangue em meio a trincheiras, ou torturas cruéis nos porões da SS.