Relances Vertiginosos do Desconhecido

Relances Vertiginosos do Desconhecido Nathalia Sorgon Scotuzzi

Resenhas - Relances Vertiginosos do Desconhecido

Gárgula 03/02/2021

Mais do que um livro
Quando iniciei a leitura de Relances Vertiginosos do Desconhecido: a Desolação da Ciência em H. P. Lovecraft, de Nathalia Sorgon Scotuzzi, publicação da Editora Diário Macabro, logo percebi que estava adentrando em algo muito maior do que apenas um livro.

Lovecraft foi suplantado por sua obra. Entender quem ele foi e, consequentemente, o motivo da idealização do Cthulhu Mythos (termo cunhado por seu amigo August Derleth) é muito importante para que possamos descobrir o que levou seu horror cósmico a ganhar o gosto popular.

Uma análise esmiuçada e contextualizada
A autora não apenas nos mostra a importância absurda da ciência na literatura de Lovecraft, mas também destrincha o homem, mostrando como suas vivências, estudos, preconceitos e criatividade forjam seu projeto estético, que ela chama, apropriadamente, de Cosmicismo.

Seu texto apresenta além de uma análise da obra do Cavaleiro de Providence vista de cima, o mundo que ele estava inserido com as ebulições sociais, científicas e políticas da época. Fatores que definem o ser humano com seus defeitos e qualidades. Do macro ela desce ao micro, analisando seus grandes textos. Impressionante essa visão da obra e do autor.

Somente com um desprendimento sério e acadêmico vemos como uma boa análise pode ser construída. Nathalia presenteia o leitor, antes de tudo, com um texto acessível, dando oportunidade à todos, leigos ou letrados, de alcançarem suas ideais.

Se seu objetivo é conhecer mais sobre o Cthulhu Mythos, sobre H. P. Lovecraft ou sobre o horror, esse livro é leitura obrigatória.

Conclusões finais
Precisamos demais de pesquisadoras como Nathalia Sorgon Scotuzzi. Necessitamos de suas mentes afiadas buscando limpar o conhecimento de desvios errados e falsas conclusões. Precisamos ler muito para assim aumentar o nível das discussões.

Cabe a nós refletir, conversar, estudar e trocar. O conhecimento é um fenômeno de um númeno, que nunca teremos como alcançar. A autora deu esse passo possibilitando ampliar nossa visão. Ela compartilhou conosco seus resultados. Cabe agora à você dar o mesmo passo lendo esse livro.

Boa leitura!

Resenha publicada no blog Canto do Gárgula.

site: https://cantodogargula.com.br/2020/03/17/relances-vertiginosos-do-desconhecido-a-desolacao-da-ciencia-em-h-p-lovecraft/

Lucas Viapiana 27/03/2020

Sob a sombra do desconhecido
Relances Vertiginosos é uma análise profunda e impecável da obra de H P Lovecraft, especialmente em relação à proposta estética lovecraftiana, o cosmicismo, e ao Cthulhu Mythos. Nos capítulos inicias temos uma rica contextualização sociocultural do lugar e da época em que Lovecraft nasceu, bem como um breve resumo sobre a vida do autor. Do meio para o fim do livro é discutido a formação artística e estilística dele e sua obra propriamente dita. A ciência, tanto na literatura lovecraftiana quanto na vida real (e aqui podemos fazer mais uma divisão: entre a ciência do início do século XX, quando as obras foram escritas, e a ciência atual) são o ponto de partida da discussão e o objeto central de análise.

O livro traz não só trechos de alguns dos melhores contos e novelas de Lovecraft, como também trechos de cartas e ensaios. Esses últimos configuram um material pouco conhecido pelo público geral, porém interessantíssimo. Também há ricas análises de alguns contos a partir de estudos do espaço e do tempo narrativos.

Relances Vertiginosos cumpre um papel fundamental e pouco realizado no Brasil: a pesquisa acadêmica voltada para a literatura fantástica. Apesar disso, é escrito em uma linguagem de fácil acesso para o público não acadêmico. Ainda pode servir indiretamente como uma espécie de “guia de como escrever horror cósmico” para escritores interessados na estética cosmicista.

site: https://bibliotecadavolnania.blogspot.com/