Os Diálogos de Platão

Os Diálogos de Platão Victor Goldschmidt




Resenhas - Os Diálogos de Platão


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Filino 20/01/2019

Uma obra fundamental - para especialistas
A obra é recomendada para aqueles que já leram a obra de Platão. A leitura não é das mais fáceis, posto que o objetivo do autor, como anuncia no próprio título, é muito mais debruçar-se sobre a estrutura e o método dos diálogos do que sobre outros aspectos que poderiam ser mais "atraentes". Nessa exposição, em várias oportunidades Goldschmidt se serve de esquemas para melhor expor e resumir o que pretende demonstrar.

É interessante ressaltar que o autor concebe os diálogos como uma espécie de processo, em que são expostas as aporias, avanços e recuos numa investigação - diferentemente de um texto ao estilo de um tratado, no qual as definições são expostas de modo claro e direto. Nos diálogos, portanto, o leitor testemunha os avanços e recuos - a atividade própria da investigação.

A obra é dividida em duas partes: a primeira, tratando dos diálogos aporéticos; a segunda, dos diálogos acabados. Em ambas, o mesmo método de Goldschmidt se faz presente, dividindo-se em quatro etapas: "imagem", "definição", "essência" e "ciência". O autor chama a atenção para o duplo aspecto da investigação platônica: a ascensão rumo ao Bem e o descenso (o retorno à "caverna").

Embora não seja uma obra de leitura fácil, é indispensável para os estudos platônicos.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR