História da Filosofia Grega

História da Filosofia Grega Luciano de Crescenzo




Resenhas - História da Filosofia Grega Volume 1


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Resenhas tóxicas 05/01/2022

Malucos, místicos e sábios...Aventura pela Grécia Antiga
Leitura divertida e leve pra acompanhar os principais nomes da filosofia pré-socrática, mostrando lugares e costumes do conhecido "berço" da civilização ocidental.

Aqui é possível descobrir parte da loucura de Pitágoras e sua seita, o lado Obscuro de Heráclito, o questionamento sobre a substâncias primordial do mundo através dos filósofos da Escola de Milesia, a astúcia do Sofista Protágoras e sua ideia de que tudo tem dois lados e é relativo, O desejo de Platão de apagar Demócrito da história da filosofia.

Livro fácil e rápido de ler pra quem tem curiosidade sobre a cultura e a filosofia grega.
comentários(0)comente



Inlectus 12/09/2021

Bom.
A linguagem é boa o texto é agradável, tem conhecimento simples rico e não vaidoso, a leitura é boa e elucidativa.
comentários(0)comente



jonasbrother16 03/11/2020

Geralmente os adjetivos "claro" e "objetivo" vem juntos, em par. Não é o caso desse livro, que embora claro, não é objetivo. Contém diversas digressões, e histórias que o autor insiste em contar para se mostrar mais próximo de um público não-especializado. O que acaba sendo irônico é que quem não é italiano pode ficar sem entender muitas das referências que ele faz, então ele se afasta do público especializado em filosofia, mas enquanto faz isso, também se afasta dos não-italianos. É curioso.

Se você tem muita pressa, não leia este. O Nigel Warburton ainda escreveu a melhor introdução à filosofia que se pode ler rapidamente. Mas o livro de Crescenzo não é ruim, pois diferente do Warburton que citei ou do Savater que também li (Aventura do Pensamento), Crescenzo se preocupa em colocar fontes para tudo o que afirma, e é generoso com detalhes contextuais e pessoais de cada personagem. Serve para quem não tem pressa e quer uma visão mais panorâmica do que foi a Filosofia Grega Mais Antiga Que Sócrates (embora alguns "pré-socráticos" tenham sidos contemporâneos dele).

Um outro incômodo que tive com o livro, é que ainda nessa de colocar o conteúdo do pensamento dos filósofos para um público não-especializado, Crescenzo adota uma postura por vezes hostil ao trabalho filosófico, só para ganhar pontos com o leitor. Em vários momentos o autor parece debochar dos filósofos por "perderem tempo" com... filosofia. Bem, tudo pode ser entendido como piada, mas é esquisito. Um livro quer popularizar a filosofia, caçoando da mesma filosofia.
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR