Introdução à Ciência da Biblioteconomia

Introdução à Ciência da Biblioteconomia Pierce Butler

Resenhas - Introdução à Ciência da Biblioteconomia

Doce Casty 20/10/2023

Introdução a ciência da biblioteconomia - Pierce Butler
Esse livro de Butler é uma boa indicação para quem quer/precisa conhecer o trabalho do bibliotecário com um olhar científico. Butler começa tratando da natureza de todas as ciências, nela inclusa a da biblioteca e vai destrinchando problemas sociológicos, psicológicos e históricos acerca da biblioteconomia. No seu último capítulo ele fala tanto com o jovem que está iniciando na carreira de bibliotecário, como os que já estão no que possam melhorar como profissionais da área. "O dever do bibliotecário não é cativar os homens contra sua vontade para convertê-los ao seu modo de pensar. Ele é meramente o administrador dos arquivos culturais da sociedade."

Karina599 24/04/2020

Introdução da Introdução
O livro é um ensaio sobre tópicos que dão origem a uma discussão para uma ciência da biblioteca. A leitura é razoavelmente fácil.
As minhas primeiras impressões é de que livro abordaria os conceitos teóricos dessa área do conhecimento, mas acho que acabei frustrada.
O primeiro capítulo foi de longe o mais legal, já que começa com o conceito do termo ciência e o autor o explora de maneira abundante, destrinchando seus usos, como o termo é visto pelo senso-comum e como é visto por profissionais da área. Com uma opinião bem esclarecida até aqui concordei com o autor em algumas partes.
A partir de então, ele passou a explorar questões sociológicos, psicológicas e históricas que permeiam o leitor, o ato da leitura, o papel da biblioteca na sociedade e os deveres do bibliotecário. A discussão em si é pertinente e traz a tona o início do que seriam as discussões teorias sobre. Porém achei que as discussões sobre os tipos de leitores, assim como os tipos de leitura, apenas divagações que não tem tanto a ver com a profissão.
O livro parece ter sido escrito sob as impressões do autor em cima de observações empíricas e aprofundamento dessas teorias na mente do próprio autor, já que não cita outros estudiosos para corroborar seu ponto de vista.