Galeria Clarke de Suspense e Mistério

Galeria Clarke de Suspense e Mistério Rodrigo Ortiz Vinholo...

Resenhas - Galeria Clarke de Suspense e Mistério

Andre.Gbur 05/08/2021

Os contos inclusos nesse livro são muito bons e bem escritos, alguns mais assustadores ou mais misteriosos que os outros, mas todos bem elaborados.

alice 21/07/2021

Impossível falar dos contos sem mencionar a beleza e o capricho da editora Wish; a arte, a capa, todos os detalhes tornaram a leitura ainda mais imersiva e assustadora para mim.

Os contos são diversos: espíritos vingativos, assassinatos, realidades paralelas, sereias, profecias e ciganos. Todos os contos possuem uma atmosfera aterrorizante e apesar de alguns terem sido mais fraquinhos no quesito "terror", a maioria deixou uma sensação de "quero mais" e com a ajuda das ilustrações de Clarke, me causaram calafrios.

Meus contos favoritos:
Cigano
Vento de Cadáveres
Motel Casanova, Quarto 16 (o horror nesse daqui é a hipocrisia, a personagem faz uma crítica ao fato das pessoas não se importarem com os outros e no final acaba provando ser uma dessas pessoas também)
O Espelho da Alma
Profecia

Akemi Lima 13/03/2021

A realidade é uma superstição persistente demais!
Que obra mais bela e insana. A Galeria Clarke de suspense e mistério, traz autores e suas maravilhas com criações que partiram de tons variados de insanidade, caos e paixão pela arte e literatura. E ao seu modo deram vidas breves e bizarras. Há presente o mistério da morte, e a busca pela significância da existência. Nossos medos, paixões e ambições, trazendo a tona o bem e o mal comumente a todos nós. Achei incrível a forma como cada autor trabalhou dualidades nos seus textos. Parafraseando um trecho de um dos contos aqui presente: "Tudo o que encontrará aqui é a figura mais humana possível, desenhada em linhas simples, com camadas no branco e preto, vindas de um artista." ; traduz o que foi ler esse conjunto de otimas criações, recomendo fortemente!!

Sil | @silestalendo 23/02/2020

Nem tanto suspense e mistério quanto eu esperava, mas ainda sim vale a pena
Esse livro contém vários contos que foram escritos baseados nas ilustrações de Clarke, ilustrações essas extremamente macabras e que dão medo. Mas, nem todos os contos foram assim...

Essa foi uma leitura que me acompanhou por cerca de 20 dias, sendo que eu lia um conto mais ou menos por dia. Muitos foram bem assustadores, como os dois contos que envolveram serias ou o do gato preto, além do conto intitulado Carmesim, envolvendo drenagem de sangue.

Por outro lado, alguns outros não foram tão bons assim e fizeram a nota diminuir um pouco. Enfim, no final acabou valendo a pena pelas boas experiências, mas confesso que achei Kowai (outra antologia de contos de terror da mesma editora) mais assustador.

Jacq 04/02/2021

"A escuridão que há em mim saúda a escuridão que há em você"
Este livro lindo da editora Wish reúne 15 contos nacionais inspirados nas ilustrações de Harry Clarke. Os contos são muito bem escritos, macabros, e capazes de te deixar em um estado de estarrecimento, verdadeiros terrores psicológicos.

Gárgula 03/02/2021

Galeria Clarke de Suspense e Mistério, organizado por Juliana Daglio
A arte como inspiração
Incrível descobrir que toda a beleza do livro Galeria Clarke de Suspense e Mistério, organizado por Juliana Daglio, publicação da Editora Wish, vem de inspirações nas ilustrações incríveis de Harry Clarke.

Aqui, o tema não é uma frase ou um conceito, mas sim uma imagem! Enfim, cada conto buscou inspiração nas gravuras de Clarke e, muitos contos recebidos depois, criava-se essa coletânea.

Histórias estranhas que nos fazem sonhar
Os contos possuem em si vários desafios. Seu tamanho certamente é um fator crucial para o escritor. Suas ideias, inúmeras, devem estar contidas em espaço diminuto, mas ainda assim enredar seu leitor, além de estar inspirada na arte proposta.

Maravilhar e entreter em tão poucas palavras dão aos contistas a árdua tarefa de sintetizar o pensamento, a fim de promover a ilusão para quem lê de um espaço sem fim ou mesmo limites.

Faço abaixo uma lista dos contos que mais me agradaram, mas convido desde já nosso leitor à leitura e à apreciação dessa obra, que só faz sentido em comunhão com as imagens. Um trabalho primoroso!

Cortina de veludo, de Angélica Colonese Maver
Foi incrível ler esse conto e ver como a culpa pode nos esmigalhar completamente. Imagina se ainda por cima, a vingança vier do além! Que texto realmente gostoso de ler!

Carmesim, de Coral Daia
Enquanto lia esse conto fui sendo remetido à lembranças de velhas fábulas, sinistras e macabras. A autora consegue fazer uma aura de crença e medo, assim como de urgência. Sensacional!

Embate na Taberna, de Nicolás Irurzun
Um incrível conto de abuso, que utiliza do folclore e inverte papéis de uma forma incrível. Tensão que cresce a cada linha, chegando a um final fatídico. Excelente mesmo!

Vento de Cadáveres, de Rodrigo Ortiz Vinholo
Este conto me lembrou muito uma fábula sinistra e antiga. A saudade aqui é a força motriz para uma reflexão sobre o desejo. Muito boa essa história.

Motel Casanova, quarto 16, de Cláudia Lemes
A escrita de Cláudia Lemes é sempre muito boa de ler. Aqui ela consegue mostrar a tristeza de um casal, enquanto ruminam sobre a vida depois de um evento marcante. O que não sabiam é o quão profunda era aquela marca. Sensacional!

Volúpia, de Thiago Pe
Uma história daquelas bem tenebrosas, onde as escolhas acabam por condenar a protagonista. Incrível mesmo o clima e o desfecho completamente surreal.

O gato no vácuo, de Oscar Nestarez
Um conto moderno de um horror ancestral. Oscar Nestrarez nos leva da decepção de um casal pela infertilidade ao medo do sobrenatural, sem que sequer consigamos respirar. Fantástico!

Conclusões finais
Por fim, ter acesso a um livro que coloca uma proposta que quebra barreiras, a partir da arte como tema, é certamente incrível.

Imagino o trabalho da organizadora e o desafio dos escritores. Um livro que nos mostra através de contos excelentes como a inspiração pode variar ao olhar do apreciador. Parabéns pelo trabalho.

Boa leitura!

Resenha publicada no blog Canto do Gárgula.

site: https://cantodogargula.com.br/2020/10/06/galeria-clarke-de-suspense-e-misterio-organizado-por-juliana-daglio/

Rodrigo 29/01/2020

Terror bem construído e que prende a atenção do leitor
Foi com muita surpresa que li a coletânea de terror Galeria Clarke. Fiquei impressionado com a qualidade dos contos da antologia e da forma como eles buscam descrever cenas pontiagudas sem medo e de forma ágil.

Todas as histórias são bem escritas e justificam terem enfrentado uma disputada seleção. Meu conto preferido é o Talismã de Carne, escrito pela Mara Vanessa Torres. Gostei muito da pegada que ela adotou, misturando personagens e ideias do universo simbólico (a tirar pela escolha dos nomes). Achei interessante o personagem principal se chamar 'Caifás', um nome caldeu que significa exatamente o que acaba acontecendo no decorrer da trama: baixeza, humilhação. Curti também a atmosfera Hellraiser que permeia o conto, quase como se a pergunta que seduziu o mascate fosse: 'What's your pleasure, Sir?'. Fiquei contente de ver a inspiração de Cliver Barker ali.

Também destaco os contos Embate na Taverna, do autor Nicolas Irurzum (me diverti muito lendo essa história e lembrei do curta de terror The Little Mermaid), Jorboros, do autor Lucas Viapiana (ponto pra ele, que construiu uma narrativa de terror psicológico ao estilo Poe) e Pax Domini de Caesar Charone (narrativa polida, muito bem escrita).

No geral, parabenizo a todos os autores e à editora! Por mais coletâneas com o tema!

Leandro 2112 01/11/2020

Bela coletânea de contos, possui ótimas histórias, mas como toda antologia, acaba sofrendo um pouco com a oscilação do nível, não que tenha coisa ruim, mas alguns contos não se destacam como os outros. O parte gráfica também é sensacional, excelente trabalho da Editora Wish.

yasmin 23/07/2020

Galeria Clarke de Suspense e Mistério
O livro é dividido em 15 contos e gostei da maioria deles (só não gostei de 2). Cada conto foi escrito por um autor diferente e inspirado em ilustrações de Harry Clarke, que são todas maravilhosas.

Day Morais - @daihanydemorais 26/06/2020

Você caminhará por rua sombrias enquanto se aventura nos contos que aqui estão.???
Algumas histórias focam no terror psicológico, outros caminham para um sobrenatural, todos com suas peculiaridades. E isso é o que mais chama a atenção, as diferenças entre cada conto e a identidade de cada autor em sua escrita.???
???
O livro é lindo e eu recomendo a leitura para quem gosta de um terror bem construído e que prende total a atenção. Infelizmente não foram todos os contos que amei, mas para um livro com 15 contos com grades nomes de autores maravilhosos, eu coloco a culpa nas minhas próprias expectativas. Leia e me diga depois quais seus contos favoritos.???
???

Ohara 14/06/2020

Editora Wish nunca decepciona. Uma coletânea de contos nacionais, ilustrados com os maravilhosos traços de Harry Clarke. As ilustrações possuem relação com o enredo de cada conto.

Gostei muito, o livro possui uma ótima seleção, que vai do terror ao suspense.

T 09/04/2020

Medo em suas diversas formas
Cada conto te leva a uma experiência única perante ao medo, terror, o oculto e o místico e sobretudo a maldade em suas diversas formas . Leia se tiver coragem :D

Kássio 18/02/2020

Achei os três primeiros contos bem mornos, mas depois dá uma melhorada. Posso dizer que realmente gostei só de uns 5 ou 6 contos, mas de todo modo acho um bom livro.

Gabms 12/03/2020

Me surpreendi com esse livro
Sou grande fã da editora Wish, nunca decepcionam. Com esse livro, não foi diferente. A princípio não estava botando muita fé no livro, mas conforme fui lendo, não consegui parar. Esse livro reúne vários contos de suspense (alguns com um pouco de terror). Não sou muito fã de suspense estilo terror, mas gostei muito dos contos selecionados. Digo com tranquilidade: um dos melhores livros que li nesse ano.

Mara Vanessa Torres 24/02/2020

A vitalidade do macabro através do sangue e do terror psicológico
Participo da coletânea Galeria Clarke de Suspense e Mistério com o conto 'Talismã de Carne'. Minha fonte de inspiração foi o labirinto do horror psicológico, feito de visualizações e desestabilizações do personagem principal. Disso isso, faço aqui um apanhado geral da obra, elencando aspectos que me interessaram dentro da proposta e do gênero:

Em maior ou menor grau, os contos seguem a base do terror, compondo histórias de sangue, vingança, torturas, violência, demônios e aspectos macabros do sobrenatural e da natureza humana. Há elementos do terror contemporâneo (perseguição policial, assassinos em série, violência doméstica, etc), do terror policial envolto em literatura fantástica, das lendas macabras de marinheiros, do horror na ficção científica e do romance gótico (referências à época medieval, ambientes arruinados, pactos com o Soturno, etc).

Cada conto tem por inspiração uma ilustração de Harry Clarke, artista irlandês que deu vida imagética a obras de Edgar Allan Poe e Hans Christian Andersen (além de assinar numerosos outros trabalhos). Pessoalmente, acho que uma das características mais marcantes do trabalho de Clarke é conseguir associar o horror à beleza oculta, mesclando áreas mais claras aos tons escuros, formando cortinas de fumaça. É possível notar também a influência de Aubrey Beardsley no trabalho do irlandês.

Na maioria dos contos, é possível notar a adoção dos séculos XVIII a XXI como ambientação espaço-temporal, bem como o diálogo interior e a agitação mental como marca dos personagens. Destaco também as diferentes possibilidades narrativas que surgiram a partir das ilustrações.

Gostei da priorização da estética artística e dos enredos apresentados que, de modo geral, não optaram pela linha do 'susto barato'. :)