Galeria Clarke de Suspense e Mistério

Galeria Clarke de Suspense e Mistério Rodrigo Ortiz Vinholo...

Resenhas - Galeria Clarke de Suspense e Mistério

Bianca 18/03/2024

558

Cara, honestamente essa resenha me machuca um pouco de fazer porque esse livro muito claramente é um projeto xodó e eu queria muito (mesmo) ter gostado dele, mas... Eu cheguei no final e lembro bem mais ou menos de três contos no máximo? E assim, ok que esse gênero (coisas esquisitas meio de terror) tá longe de ser meu favorito, mas não tem nada muito impactante ou memorável aqui, então sei lá. Ele é bem rapidinho de ler, então pelo menos tem isso, é uma sentada e acabou. E o projeto gráfico dele ficou absolutamente maravilhoso.

Greice21 20/10/2023

Um exposição horrorifica
20º livro do 4º trimestre
*Galeria Clarke de suspense e mistério* , _Larissa Brasil, et al_

Em 15 contos repletos de suspense e mistério, estão reunidos personagens da mais obscura alma, repletos de pecados, ambição, ódio, luxúria, solidão,pecados mortais, maldições e sobrenatural.
Dentre os contos, que mais se destacaram para mim estão:Em _Cortina de Veludo_ um homem consumado pelo egoismo e ingratidão, põe fim a única mulher que o amou. Isso tudo por orgulho. No entanto, após o desfecho que deu à amada, ele começa a ter alucinações e visitas em sua cama, de um vulto entre cortinas de veludo e o ama até a morte.
_Volúpia_ , que me lembrou muito _Cisne Negro_ . Em Volúpia, uma jovem dançarina vê seus esforços desprezados pela competitividade no palco. Mesmo que ela de seu sangue assim que as cortinas se abrem, vê seus sonhos despedaçados. Incapaz de encontrar uma saída, ela acaba sendo surpreendida pela aproximação de um misterioso jovem, que se diz ser um renomado professor de dança, e que ele estava procurando alguém como ela. Logo ela se verá envolvida com esse homem, e se não abrir seus olhos a tempo, terá de entregar sua alma em prol da dança eterna.

Gabriel 29/12/2022

Coletânea de boas histórias nacionais
Basicamente, o livro se trata de uma coletânea de histórias, escritas por autores brasileiros, que possuem alguma relação com obras de Clarke, sendo apenas uma inspiração ou baseadas totalmente.

Como em toda coletânea, há histórias melhores e piores. Nesse caso, as melhores compensam o nível das demais, pendem a balança um pouco para cima e compensam o investimento feito no mesmo.

Um bom livro de histórias nacionais para passar um tempo e conhecer novos autores.

Klx_ 04/08/2022

Achei um livro ok, tiveram contos q eu adorei, outros q eu gostei, e outros q eu achei bem razoáveis, em geral e um bom livro de contos, mas li sem expectativas altas, ent n me decepcionei com nada

JP Franco 27/02/2022

Surpreendente
É sempre difícil para mim falar de livros de contos. Em geral, é um tipo de livro que não costumo me sentir comprometido em terminar, pois cada conto é um universo em si, e minha conexão acontece de forma diferente com cada conto, o que torna avaliar um livro desse tipo algo desafiador. Afinal de contas, é super normal não gostar de todos os contos.

Com este livro, no entanto, a impressão que eu tive foi de assistir aos pesadelos de uma mesma pessoa, o célebre ilustrador Harry Clarke.
São dele as ilustrações que introduzem cada conto desta antologia. E outro ponto que me fez ter muita curiosidade com este livro foi que todos os contos são escritos por brasileiros. É singular ver nosso povo fazendo arte em tributo a outro artista pouco conhecido por aqui.

A experiência de leitura foi bastante prazerosa e não me permiti terminar rápido, tem contos aqui que precisam de um dia ou dois de digestão.
De todas as histórias a que mais me chocou foi ?O Gato no Vácuo?, um conto sobre os lugares onde a mente humana pode ir quando ultrapassa os limites da sanidade. E o fato de ser uma história tão verossímil a faz parecer ainda mais assustadora.

Tem todo tipo de escrita aqui, simplistas ou rebuscadas, lineares ou caóticas, curtas ou longas. E tem também aqueles autores que complicam conto. Gente, se você não tem espaço suficiente pra desenvolver a narrativa e descomplicar o que foi complicado, então não complique, afinal conto não é novela.

Mas no geral, super recomendo a leitura. O livro tem um lindo projeto gráfico e até a fonte lembra tipos antigos. Merece sim um lugar na sua estante.

Para mim, 4 estrelas.

Anny Ways 23/10/2021

Impressionante
Wow! Eu gosto muito das obras do Edgar Allan Poe e esse livro me remeteu muito as obras dele, tanto nas referências como pelas ilustrações serem do Clarke.
O tom sombrio das histórias, as ambientações, personagens, tudo me encantou de forma surpreendente.
O último conto do livro me fez lembrar o meu conto favorito do Poe, "O Gato Preto".
Super indico!

Nah 20/10/2021

Horror, mistério e suspense nacional
Organizada por Juliana Daglio, Galeria Clarke de Suspense e Mistério é uma antologia de contos nacionais. Inspirados nas artes do ilustrador = irlandês Henry Clarke – que ilustrou histórias de Edgar Allan Poe –, os quinze contos presentes no livro carregam uma atmosfera sombria – e por vezes bizarra – que com certeza vai conseguir cativar os maiores fãs do gênero.

Um dos maiores feitos da antologia, além da homenagem ao artista cujo sobrenome o livro carrega, é lançar luz sobre novos nomes da literatura nacional. É preciso destacar que todos os contos são originais e criativos ao seu próprio modo e muito bem escritos, disso não resta dúvidas.

Porém, em se tratando de uma antologia, sempre tem aquele conto que chama mais a atenção, que é mais interessante de ler e que fica martelando na cabeça da gente, assim como tem aquele conto que não desperta muito o interesse ou que não atende às nossas expectativas.

Apesar de ter algumas (poucas) narrativas que não me agradaram muito, o livro traz histórias excelentes.

Destaque para os seguintes contos:

#1. Cortina de Veludo, de Angelica Colonese Maver, que vai trazer a história de um homem que, revoltado por ter se tornado motivo de chacota por não conseguir engravidar a esposa, acaba matando-a e passa a ser atormentado por seu espírito.

#2. Talismã de Carne, de Mara Vanessa Torres, que conta a história de um homem que, após ganhar um colar em uma aposta, passa a ter alucinações estranhas e fantasmagóricas.

#8. Vento de Cadáveres, de Rodrigo Ortiz Vinholo, que narra os acontecimentos de uma ilha onde as pessoas são carregadas pelo vento e passam a integrar uma nuvem de corpos no momento em que morrem.

#10. O Espelho da Alma, de Sara Orofino, que mostra até onde a jovem Rebeca, que não gosta de sua aparência, está disposta a ir para se tornar uma garota mais bonita.

#13. Volúpia, de Thiago Pe, que narra os eventos curiosos que passam a integrar a vida de Gisele, uma dançarina que não consegue passar nas audições que faz, ao encontrar um misterioso novo professor de dança.

#15. O Gato no Vácuo, de Oscar Nestarez, que conta a experiência macabra de um jovem casal que, por não conseguirem ter filhos, acabam adotando um gato.

Antes de cada conto tem a ilustração na qual o mesmo foi baseado e é muito interessante tentar adivinhar sobre o que conto se trata apenas olhando a arte. E que artes! Henry Clarke era um artista fantástico, dono de um traço carregado de mistério, e os autores conseguiram captar muito bem a essência de suas ilustrações.
Mara Vanessa Torres 15/07/2022minha estante
Oi (: Obrigada pela leitura e indicação. Fico feliz que você tenha gostado!

Daniela 18/08/2021

Contos que fazem jus às obras de Harry Clarke!
Eu nunca fui fã de livros de terror. Apesar de amar os filmes, sempre tive a impressão de que faltava algo nos livros já li do gênero: tensão, medo, aquela agonia que bons filmes proporcionam.
Mas eis que me surge A Galeria Clarke. E sério. Que livro incrível! As imagens do artista Harry Clarke, que eu não conhecia, são realmente perturbadoras, de uma profundidade e insanidade que dão arrepios. Mas não se engane, apesar de imagens normalmente nos causarem mais impacto, aqui temos contos capazes de despertar todas as sensações já citadas e ainda mais!

Fiquei inquieta enquanto lia, cada conto trouxe consigo algo diferente, as vezes uma calmaria aterradora, outras um sufocamento profundo; aflição e fantasia andaram lado a lado, surpreendendo com o inesperado e em outros momentos guiando para algo já esperado, mas descrito de tal forma que ainda assim me arrancou o chão.

Eu ri, porque sou meio macabra e terror (o bom terror) causa isso em mim, então posso dizer com clareza: eis aqui o primeiro livro que alcançou esse meu lado através das palavras. E foi uma experiência fantástica.

E o melhor de tudo: Pude conhecer novos nomes da literatura nacional (dos quais já virei fã) e apreciar mais uma obra de arte da Editora Wish.

“A mão ossuda me solta quando mais pessoas se juntam ao redor e só então me vejo livre, mas não sei o que fazer com tal liberdade.” (pág. 72)

“Parece que acordei de um pesadelo, mas permaneci com as dores sofridas nele.” (pág. 194)

site: https://www.instagram.com/p/CSpohsnr0Dz/

Andre.Gbur 05/08/2021

Os contos inclusos nesse livro são muito bons e bem escritos, alguns mais assustadores ou mais misteriosos que os outros, mas todos bem elaborados.

alice 21/07/2021

Impossível falar dos contos sem mencionar a beleza e o capricho da editora Wish; a arte, a capa, todos os detalhes tornaram a leitura ainda mais imersiva e assustadora para mim.

Os contos são diversos: espíritos vingativos, assassinatos, realidades paralelas, sereias, profecias e ciganos. Todos os contos possuem uma atmosfera aterrorizante e apesar de alguns terem sido mais fraquinhos no quesito "terror", a maioria deixou uma sensação de "quero mais" e com a ajuda das ilustrações de Clarke, me causaram calafrios.

Meus contos favoritos:
Cigano
Vento de Cadáveres
Motel Casanova, Quarto 16 (o horror nesse daqui é a hipocrisia, a personagem faz uma crítica ao fato das pessoas não se importarem com os outros e no final acaba provando ser uma dessas pessoas também)
O Espelho da Alma
Profecia

Akemi Lima 13/03/2021

A realidade é uma superstição persistente demais!
Que obra mais bela e insana. A Galeria Clarke de suspense e mistério, traz autores e suas maravilhas com criações que partiram de tons variados de insanidade, caos e paixão pela arte e literatura. E ao seu modo deram vidas breves e bizarras. Há presente o mistério da morte, e a busca pela significância da existência. Nossos medos, paixões e ambições, trazendo a tona o bem e o mal comumente a todos nós. Achei incrível a forma como cada autor trabalhou dualidades nos seus textos. Parafraseando um trecho de um dos contos aqui presente: "Tudo o que encontrará aqui é a figura mais humana possível, desenhada em linhas simples, com camadas no branco e preto, vindas de um artista." ; traduz o que foi ler esse conjunto de otimas criações, recomendo fortemente!!

Cris 10/03/2021

Você gosta de suspense?!
Então esse livro é para você, uma dinâmica diferente onde você consegue se conectar com várias histórias ao msm tempo. E não fica cansativo, pois são textos curtinhos.

Jacq 04/02/2021

"A escuridão que há em mim saúda a escuridão que há em você"
Este livro lindo da editora Wish reúne 15 contos nacionais inspirados nas ilustrações de Harry Clarke. Os contos são muito bem escritos, macabros, e capazes de te deixar em um estado de estarrecimento, verdadeiros terrores psicológicos.

Gárgula 03/02/2021

Galeria Clarke de Suspense e Mistério, organizado por Juliana Daglio
A arte como inspiração
Incrível descobrir que toda a beleza do livro Galeria Clarke de Suspense e Mistério, organizado por Juliana Daglio, publicação da Editora Wish, vem de inspirações nas ilustrações incríveis de Harry Clarke.

Aqui, o tema não é uma frase ou um conceito, mas sim uma imagem! Enfim, cada conto buscou inspiração nas gravuras de Clarke e, muitos contos recebidos depois, criava-se essa coletânea.

Histórias estranhas que nos fazem sonhar
Os contos possuem em si vários desafios. Seu tamanho certamente é um fator crucial para o escritor. Suas ideias, inúmeras, devem estar contidas em espaço diminuto, mas ainda assim enredar seu leitor, além de estar inspirada na arte proposta.

Maravilhar e entreter em tão poucas palavras dão aos contistas a árdua tarefa de sintetizar o pensamento, a fim de promover a ilusão para quem lê de um espaço sem fim ou mesmo limites.

Faço abaixo uma lista dos contos que mais me agradaram, mas convido desde já nosso leitor à leitura e à apreciação dessa obra, que só faz sentido em comunhão com as imagens. Um trabalho primoroso!

Cortina de veludo, de Angélica Colonese Maver
Foi incrível ler esse conto e ver como a culpa pode nos esmigalhar completamente. Imagina se ainda por cima, a vingança vier do além! Que texto realmente gostoso de ler!

Carmesim, de Coral Daia
Enquanto lia esse conto fui sendo remetido à lembranças de velhas fábulas, sinistras e macabras. A autora consegue fazer uma aura de crença e medo, assim como de urgência. Sensacional!

Embate na Taberna, de Nicolás Irurzun
Um incrível conto de abuso, que utiliza do folclore e inverte papéis de uma forma incrível. Tensão que cresce a cada linha, chegando a um final fatídico. Excelente mesmo!

Vento de Cadáveres, de Rodrigo Ortiz Vinholo
Este conto me lembrou muito uma fábula sinistra e antiga. A saudade aqui é a força motriz para uma reflexão sobre o desejo. Muito boa essa história.

Motel Casanova, quarto 16, de Cláudia Lemes
A escrita de Cláudia Lemes é sempre muito boa de ler. Aqui ela consegue mostrar a tristeza de um casal, enquanto ruminam sobre a vida depois de um evento marcante. O que não sabiam é o quão profunda era aquela marca. Sensacional!

Volúpia, de Thiago Pe
Uma história daquelas bem tenebrosas, onde as escolhas acabam por condenar a protagonista. Incrível mesmo o clima e o desfecho completamente surreal.

O gato no vácuo, de Oscar Nestarez
Um conto moderno de um horror ancestral. Oscar Nestrarez nos leva da decepção de um casal pela infertilidade ao medo do sobrenatural, sem que sequer consigamos respirar. Fantástico!

Conclusões finais
Por fim, ter acesso a um livro que coloca uma proposta que quebra barreiras, a partir da arte como tema, é certamente incrível.

Imagino o trabalho da organizadora e o desafio dos escritores. Um livro que nos mostra através de contos excelentes como a inspiração pode variar ao olhar do apreciador. Parabéns pelo trabalho.

Boa leitura!

Resenha publicada no blog Canto do Gárgula.

site: https://cantodogargula.com.br/2020/10/06/galeria-clarke-de-suspense-e-misterio-organizado-por-juliana-daglio/

may.reader 11/01/2021

Horripilantemente perfeiiiito ?
"A cortina de veludo esconde um segredo que atormenta as noites de um homem sombrio e egoísta. Um segredo abraço sua sanidade, que macula seu sono e o fará perder a cabeça."
@_madumr 11/01/2021minha estante
MEU DEUS PARA TA ME DANDO GATILHO EU TENHO QUE TER ESSE LIVRO AAAAAAAAAAA