Galeria Clarke de Suspense e Mistério

Galeria Clarke de Suspense e Mistério Rodrigo Ortiz Vinholo...

Resenhas - Galeria Clarke de Suspense e Mistério

Ana Luiza 01/04/2020

Antologias nacionais ganham meu coração
Como descrever esse livro com um terrorzinho meio esquisito e ao mesmo tempo angustiante? Coletânea de contos de autores que eu não conhecia e outros que eu já admirava muito, foi algo muito esperado por mim e recomendo muito para aqueles que gostam de conhecer a literatura nacional atual.

Como são vários autores, é difícil falar de enredo e jeito de escrever, porém quero deixar alguns comentários dos meus contos favoritos:

Talismã de Carne - Mara Vanessa Torres: um conto com um final meio morno, mas bem escrito, mostrando para o leitor uma terra malfada e curiosa, onde nada vinga. Queria muito uma história onde pudesse conhecer melhor essa terra e seus moradores. Achei bem alta fantasia se rolasse...

Jorboros - Lucas Viapiana: Quando vi a ideia desse livros, esperava esse tipo de conto. Sinistro, agitado e angustiante. O final me surpreendeu, além de me deixar um pouco com medo desse tipo de coisa. A escrita é do tipo que tu consegue ver e sentir a cena. O que colabora para o comichão de terror que se instala na barriga.

Cigano - Larissa Brasil: O enredo é um pouco confuso no início, mas depois que tu entende o que ta acontecendo, fica muito gostoso de ler. Para mim, foi tão real que eu sonhei e senti o medo da cena. Ridículo, mas a tensão demorou para se desfazer.

Volúpia - Thiago Pe: Toda vez que eu penso em pacto com alguma criatura do mal, eu imagino algo como esse conto. Esse, como eu disse em Jorboros, correspondeu também as minhas expectativas sobre a ideia do livro. Só isso para não dar spoilers hahaha

Perfil - Luis Parente: Para quem gosta de Edgar Poe, acho que esse aqui corresponde as expectativas. Estranho, angustiante e de dar medo, por mais que a razão seja "banal". Duvido não ficar um pouco incomodado.

Sobre a edição: Um luxo. Capa dura com ilustrações lindissímas do Henry Clarke e diagramação gostosa de se ler. Toda a qualidade esperada da Editora Wish que nunca decepciona. Recomendo muito a compra deste livros se ainda for possível. Vale a pena conhecer esse pessoal dos contos e a editora.
Thiago 04/05/2020minha estante
Fiquei muito feliz de ter uma menção honrosa do meu conto! Obrigado! Realmente, foi uma coletânea surpreendente, tanto pela qualidade dos textos de todos os autores quanto pelo trabalho primoroso da Wish!

Rodrigo 29/01/2020

Terror bem construído e que prende a atenção do leitor
Foi com muita surpresa que li a coletânea de terror Galeria Clarke. Fiquei impressionado com a qualidade dos contos da antologia e da forma como eles buscam descrever cenas pontiagudas sem medo e de forma ágil.

Todas as histórias são bem escritas e justificam terem enfrentado uma disputada seleção. Meu conto preferido é o Talismã de Carne, escrito pela Mara Vanessa Torres. Gostei muito da pegada que ela adotou, misturando personagens e ideias do universo simbólico (a tirar pela escolha dos nomes). Achei interessante o personagem principal se chamar 'Caifás', um nome caldeu que significa exatamente o que acaba acontecendo no decorrer da trama: baixeza, humilhação. Curti também a atmosfera Hellraiser que permeia o conto, quase como se a pergunta que seduziu o mascate fosse: 'What's your pleasure, Sir?'. Fiquei contente de ver a inspiração de Cliver Barker ali.

Também destaco os contos Embate na Taverna, do autor Nicolas Irurzum (me diverti muito lendo essa história e lembrei do curta de terror The Little Mermaid), Jorboros, do autor Lucas Viapiana (ponto pra ele, que construiu uma narrativa de terror psicológico ao estilo Poe) e Pax Domini de Caesar Charone (narrativa polida, muito bem escrita).

No geral, parabenizo a todos os autores e à editora! Por mais coletâneas com o tema!

Andre.Gbur 05/08/2021

Os contos inclusos nesse livro são muito bons e bem escritos, alguns mais assustadores ou mais misteriosos que os outros, mas todos bem elaborados.

Thiago 11/02/2020

Contos surpreendentes e um trabalho lindo da Wish
Sou suspeito para falar sobre a Galeria Clarke de Suspense e Mistério, afinal o conto "Volúpia" é de minha autoria. Mas não posso deixar de exaltar a qualidade absurda da escrita de todas as minhas companheiras e companheiros de antologia, deixando claro que a organizadora, Juliana Daglio, fez um excelente trabalho na seleção dos contos - e me sinto lisonjeado de estar nessa lista.

Quem conhece a Editora Wish sabe do cuidado que possuem com suas obras e a gana de sempre se superarem publicação após publicação, o que tornou a Galeria Clarke de Suspense e Mistério um livro não só para ser lido, mas também para ser admirado. É quase uma peça de decoração para a casa! Era muito divertido ver as pessoas no ônibus encarando a capa do livro durante minhas leituras a caminho do trabalho, possivelmente imagino que eu estava prestes a praticar algum tipo de bruxaria =D

Sobre as leituras, como já disse, eu esperava ler bons contos de terror, mas não imaginava que seriam tão bons! Admito que um ou outro não despertou em mim o sentimento que eu gostaria de ter na leitura, mas é só uma questão de gosto pessoal - em matéria de escrita, estão todos de parabéns. Faço menção honrosa aos contos Cortina de Veludo, Pax Domini, O Gato no Vácuo e meu favorito: O Cigano.
Angelica.Colonese 29/04/2020minha estante
Fico muito feliz ao receber uma menção honrosa de um colega de antologia, ainda mais autor de um conto tão bom quanto Volúpia. ????

Thiago 04/05/2020minha estante
??

Gutão Federico 21/02/2020

Aposta em terror nacional traz boas surpresas!
É muito bom encontrar novas propostas de livros e gêneros dentro da literatura nacional. Li a coletânea junto com um grupo de amigos e foi muito proveitoso. Ponto positivo para a sacada de terror antigo e psicológico que permeia a maior parte dos contos. Gostei da atmosfera Edgar Allan Poe, Stephen King, H.P Lovecraft e Clive Barker.

Legal ver referências ao Barba Azul em 'A Cortina de Veludo`; fiquei positivamente surpreso com 'Talismã de Carne' por remontar a atmosfera demoníaca de "O Monge", do clássico Matthew Gregory Lewis, e também por me fazer lembrar de "O Rei Amarelo", de Robert W. Chambers. Excelente!

Também gostei da pegada sangrenta de "Carmesim", que me lembrou o clássico `Sepultado Vivo', filme de terror dos anos 90. E me diverti muito com Embate na Taverna. É um conto bem inovador!

Os outros contos também são interessantes. Jorboros me lembrou muito Edgar Allan Poe e Escalpo poderia estar entre os filmes de terror de James Wan.

Destaque para o layout e a diagramação do livro. Bem apurado! Indico a leitura!
Fran 02/04/2020minha estante
Oloco! Muito feliz em saber que gostou de Escalpo. Amo James Wan

Angelica.Colonese 29/04/2020minha estante
????????

Lucas Viapiana 19/01/2020

Galeria de Sombras e Talentos
Sou suspeito para falar, já que assino um dos contos, mas posso afirmar com a consciência plena que Galeria Clarke de Suspense e Mistério é uma joia do terror brasileiro contemporâneo. Gostei de absolutamente todos os contos (adorei a maioria), algo raro em antologias com vários autores. A qualidade literária só é rivalizada pelo projeto gráfico impecável da Wish, que vem com o pacote completo: capa dura, ilustrações e uma fonte vitoriana, reminiscente de publicações antigas.

Os contos em si são semelhantes em tom o suficiente para constituírem uma unidade temática sólida e que faz sentido, e ao mesmo tempo diversos uns dos outros em temáticas e ambientações. Carregam uma dose alta de inquietação e frequentemente abordam o tema da dualidade: loucura x sanidade, real x imaginado, atração x repulsão, belo x macabro.

O conto que mais me chamou atenção é "Escalpo", de Francine Cândido. A sensação que tive ao ler foi parecida com a de assistir à um episódio de True Detective ("Cigano", de Larissa Brasil também), uma mistura de ansiedade com fascínio, de querer saber o que aconteceu e o que vai acontecer, mesmo sabendo que esse conhecimento também trará feridas. E tudo isso num contexto de Santa Catarina nos anos 1980 e surtos de crianças desaparecidas (algo que realmente ocorreu muito no sul do Brasil naquela época).

Há muito mais a ser dito e eu sinceramente acho que cada conto merece uma resenha individual que o contemple em detalhes, mas pensando bem, vamos deixar a curiosidade do leitor se proliferar e levá-lo(a) a ler o livro.

site: https://bibliotecadavolnania.blogspot.com/
Fran 02/04/2020minha estante
Meeee. Fiquei muito feliz ao ler que gostou de Escalpo. Obrigada pela resenha. =D

Sil | @silestalendo 23/02/2020

Nem tanto suspense e mistério quanto eu esperava, mas ainda sim vale a pena
Esse livro contém vários contos que foram escritos baseados nas ilustrações de Clarke, ilustrações essas extremamente macabras e que dão medo. Mas, nem todos os contos foram assim...

Essa foi uma leitura que me acompanhou por cerca de 20 dias, sendo que eu lia um conto mais ou menos por dia. Muitos foram bem assustadores, como os dois contos que envolveram serias ou o do gato preto, além do conto intitulado Carmesim, envolvendo drenagem de sangue.

Por outro lado, alguns outros não foram tão bons assim e fizeram a nota diminuir um pouco. Enfim, no final acabou valendo a pena pelas boas experiências, mas confesso que achei Kowai (outra antologia de contos de terror da mesma editora) mais assustador.

Mara Vanessa Torres 24/02/2020

A vitalidade do macabro através do sangue e do terror psicológico
Participo da coletânea Galeria Clarke de Suspense e Mistério com o conto 'Talismã de Carne'. Minha fonte de inspiração foi o labirinto do horror psicológico, feito de visualizações e desestabilizações do personagem principal. Disso isso, faço aqui um apanhado geral da obra, elencando aspectos que me interessaram dentro da proposta e do gênero:

Em maior ou menor grau, os contos seguem a base do terror, compondo histórias de sangue, vingança, torturas, violência, demônios e aspectos macabros do sobrenatural e da natureza humana. Há elementos do terror contemporâneo (perseguição policial, assassinos em série, violência doméstica, etc), do terror policial envolto em literatura fantástica, das lendas macabras de marinheiros, do horror na ficção científica e do romance gótico (referências à época medieval, ambientes arruinados, pactos com o Soturno, etc).

Cada conto tem por inspiração uma ilustração de Harry Clarke, artista irlandês que deu vida imagética a obras de Edgar Allan Poe e Hans Christian Andersen (além de assinar numerosos outros trabalhos). Pessoalmente, acho que uma das características mais marcantes do trabalho de Clarke é conseguir associar o horror à beleza oculta, mesclando áreas mais claras aos tons escuros, formando cortinas de fumaça. É possível notar também a influência de Aubrey Beardsley no trabalho do irlandês.

Na maioria dos contos, é possível notar a adoção dos séculos XVIII a XXI como ambientação espaço-temporal, bem como o diálogo interior e a agitação mental como marca dos personagens. Destaco também as diferentes possibilidades narrativas que surgiram a partir das ilustrações.

Gostei da priorização da estética artística e dos enredos apresentados que, de modo geral, não optaram pela linha do 'susto barato'. :)

Day Morais - @daihanydemorais 26/06/2020

Você caminhará por rua sombrias enquanto se aventura nos contos que aqui estão.???
Algumas histórias focam no terror psicológico, outros caminham para um sobrenatural, todos com suas peculiaridades. E isso é o que mais chama a atenção, as diferenças entre cada conto e a identidade de cada autor em sua escrita.???
???
O livro é lindo e eu recomendo a leitura para quem gosta de um terror bem construído e que prende total a atenção. Infelizmente não foram todos os contos que amei, mas para um livro com 15 contos com grades nomes de autores maravilhosos, eu coloco a culpa nas minhas próprias expectativas. Leia e me diga depois quais seus contos favoritos.???
???

Brena 21/11/2019

Galeria Clarke de Suspense e Mistério
Galeria Clarke é uma antologia lançada pela Wish e organizada por Juliana Daglio. Linda e cuidadosamente produzida, tem aspecto vintage e capa dura. Os contos foram escritos por autores nacionais e baseados em ilustrações (impressas no livro) do aclamado, e sombrio, Harry Clarke. É de se imaginar, então, o conteúdo medonho e visceral dos contos.
Em “Espelho da Alma”, de Sara Orofino, há uma garota que inveja a aparência de outras meninas, e por um impulso, como se estivesse guiada por uma força maior, começa a adquirir essas aparências para si… Ela era tão feia como imaginava? Todo o “esforço” valeu a pena?
Já em “Vento de Cadáveres”, de Rodrigo Ortiz, o vento carrega todas as pessoas que falecem numa ilha e quando reaparece, todos vêem seus queridos familiares naquele vento e acreditam que isso é bom, que ameniza a saudade, etc. Até que alguém decide resgatar um componente dessa misteriosa ventania de corpos… A ideia foi ótima, mas senti falta de suspense e terror.
No conto “Jörgboros”, de Lucas Viapiana, temos a experiência estranha de um menino, olheiro do navio. O mistério muito bem colocado no conto que, apesar de simples, surpreende.
“O Cigano”, de Larissa Brasil, soa mais como um thriller com realismo mágico e é sobre como a história de três mulheres estão interligadas pelo desejo de um cigano.
Em “Motel Casanova, Quarto 16”, de Cláudia Lemes, encontramos a especialidade da Lemes, que é o thriller, junto a um mistério sobrenatural. Curto e impactante.
“Volúpia”, de Thiago Pe, apresenta-nos uma dançarina que será, supostamente, a dançar eternamente… Esse conto que me fez sentir louca, devo confessar rsrs.
“O Gato no vácuo”, de Oscar Nestarez, é sobre um casal que não consegue ter filhos e acaba por adotar um gato, que trará mudanças sombrias em suas vidas. Adorei o conto, mas devo alertar sobre o conteúdo GORE dele - talvez não seja uma leitura apropriada para alguns.
Falei sobre os contos preferidos por mim, mas devo confessar que alguns me fizeram rir… Eu sou uma pessoa que dá risadas em filmes de terror, então, talvez, você ache todos assustadores rsrsrs.
No fim, a “Galeria Clarke” é um ótimo apanhado de contos, que nos causa angústia e nos faz pensar nos mistérios da vida e além-vida.

site: https://www.instagram.com/etsurvive
Thiago 11/02/2020minha estante
"Esse conto que me fez sentir louca, devo confessar" - espero que seja um elogio! haha... Brincadeiras à parte, obrigado pela resenha e pela opinião sincera! A qualidade desse livro, tanto dos contos quanto da diagramação, é surpreendente!

Daniela 18/08/2021

Contos que fazem jus às obras de Harry Clarke!
Eu nunca fui fã de livros de terror. Apesar de amar os filmes, sempre tive a impressão de que faltava algo nos livros já li do gênero: tensão, medo, aquela agonia que bons filmes proporcionam.
Mas eis que me surge A Galeria Clarke. E sério. Que livro incrível! As imagens do artista Harry Clarke, que eu não conhecia, são realmente perturbadoras, de uma profundidade e insanidade que dão arrepios. Mas não se engane, apesar de imagens normalmente nos causarem mais impacto, aqui temos contos capazes de despertar todas as sensações já citadas e ainda mais!

Fiquei inquieta enquanto lia, cada conto trouxe consigo algo diferente, as vezes uma calmaria aterradora, outras um sufocamento profundo; aflição e fantasia andaram lado a lado, surpreendendo com o inesperado e em outros momentos guiando para algo já esperado, mas descrito de tal forma que ainda assim me arrancou o chão.

Eu ri, porque sou meio macabra e terror (o bom terror) causa isso em mim, então posso dizer com clareza: eis aqui o primeiro livro que alcançou esse meu lado através das palavras. E foi uma experiência fantástica.

E o melhor de tudo: Pude conhecer novos nomes da literatura nacional (dos quais já virei fã) e apreciar mais uma obra de arte da Editora Wish.

“A mão ossuda me solta quando mais pessoas se juntam ao redor e só então me vejo livre, mas não sei o que fazer com tal liberdade.” (pág. 72)

“Parece que acordei de um pesadelo, mas permaneci com as dores sofridas nele.” (pág. 194)

site: https://www.instagram.com/p/CSpohsnr0Dz/

Akemi Lima 13/03/2021

A realidade é uma superstição persistente demais!
Que obra mais bela e insana. A Galeria Clarke de suspense e mistério, traz autores e suas maravilhas com criações que partiram de tons variados de insanidade, caos e paixão pela arte e literatura. E ao seu modo deram vidas breves e bizarras. Há presente o mistério da morte, e a busca pela significância da existência. Nossos medos, paixões e ambições, trazendo a tona o bem e o mal comumente a todos nós. Achei incrível a forma como cada autor trabalhou dualidades nos seus textos. Parafraseando um trecho de um dos contos aqui presente: "Tudo o que encontrará aqui é a figura mais humana possível, desenhada em linhas simples, com camadas no branco e preto, vindas de um artista." ; traduz o que foi ler esse conjunto de otimas criações, recomendo fortemente!!

T 09/04/2020

Medo em suas diversas formas
Cada conto te leva a uma experiência única perante ao medo, terror, o oculto e o místico e sobretudo a maldade em suas diversas formas . Leia se tiver coragem :D

yasmin 23/07/2020

Galeria Clarke de Suspense e Mistério
O livro é dividido em 15 contos e gostei da maioria deles (só não gostei de 2). Cada conto foi escrito por um autor diferente e inspirado em ilustrações de Harry Clarke, que são todas maravilhosas.

Jacq 04/02/2021

"A escuridão que há em mim saúda a escuridão que há em você"
Este livro lindo da editora Wish reúne 15 contos nacionais inspirados nas ilustrações de Harry Clarke. Os contos são muito bem escritos, macabros, e capazes de te deixar em um estado de estarrecimento, verdadeiros terrores psicológicos.