Contos de Fantasmas

Contos de Fantasmas Charles Dickens

Resenhas - Contos de fantasmas, sem Natal

Julinhafox 24/03/2022

contos de fantasmas sem natal
No geral, gostei do livro - leitura rápida e envolvente. Gosto das histórias de Dickens. Fica o alerta para quem estiver atrás de um clima de terror, apesar de interessantes e inventivas, as histórias não são exatamente assutadoras.

Destaco os contos:
Confissão encontrada em uma prisão da época do Charles II;
A história do pintor de retratos (não escrita por Dickens);
Julgamento por assassinato;
O homem do sinal.

Dri 12/12/2021

Minha versão favorita do Dickens: o que ama fantasmas
Contos de Fantasmas sem Natal é o terceiro livro nesse estilo que eu leio dele.

A escrita desse autor é uma delícia. É um dos poucos clássicos que eu leio e não preciso de contexto, nem de nada extra pra amar, basta o texto do próprio Dickens.

Nesse livro nem todos os contos tem fantasmas reais, ás vezes o terror é mais psicológico, tem conto até que passa uma moral contra suicídio.

Tem conto em que um cara convidado a ser parte de um júri pra julgar um assassinato, encontra lá o fantasma do cara que foi morto e quer justiça.

Tem um que o narrador passa o conto inteiro mostrando argumentos pra provar que está louco e eu amo esse.

Outro dos meus favoritos é O homem do sinal, em que um sinaleiro começa a ter um estranho aviso meio fantasmagórico e sente que algo ruim vai acontecer. Quando li da primeira vez eu achava que sabia o que ia acontecer. Plot twist!

E ainda tem um cara escrevendo sua confissão de ter matado um menino, esse dá raiva e me lembrou alguns contos do Poe como O coração delator, mais um motivo pra eu amar.

Um livro curtinho, super rápido de ler, com uma narrativa inteligente, fluida e envolvente. Bom também pra quem quer conhecer a escrita desse autor tão icônico.

Laura 17/11/2021

Uma boa leitura
Não chega a ser tão bom quanto as obras mais famosas do Dickens, mas é uma boa leitura pra época de Halloween.
Pra quem é medroso, pode ler tranquilo, não tem nada propriamente de terror, são "casos curiosos com fantasmas", intrigantes, mas pra dizer a verdade não achei nenhum excepcional.
No geral achei que vale a pena a leitura, mas não recomendo começar a ler Dickens por esses contos por exemplo, nem é uma escolha boa pra quem tá procurando algo mais assustador.