Curta-metragem

Curta-metragem Edson Rossatto

Resenhas - Curta-Metragem

Cris 15/07/2019

Microcontos
Este pequeno livro reúne 67 microcontos sobre assuntos diversos. Eu amo ler contos, mas nunca tinha visto essa denominação “microcontos”. No início do livro, o autor fala sobre isso. Os microcontos são história narradas em no máximo 600 caracteres.

Eu confesso que a profundidade dos contos me surpreendeu. Eu estava esperando algo mais leve ou até mesmo superficial, mas o autor conseguiu transmitir com poucas palavras muito sentimento e reflexões..

As histórias contêm muitos questionamentos, sarcasmo e críticas. Muitas me fizeram refletir e uma boa parte também me fez rir. É aquele livro que você lê de uma vez, mas que também pode ser apreciado aos poucos, um pouco de cada vez.

Foi meu primeiro contato com a escrita do autor, que tem outros contos publicados, inclusive, tenho um outro livro dele só com crônicas sobre mulheres, que eu fiquei bem interessada em ler também.

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

04/03/2014

O pequenino exemplar de Curta-Metragem eu recebi como cortesia da editora por ter feito a cobertura do evento "Livros em Pauta" e foi o primeiro que peguei para ler das minhas opções adquiridas lá. É o livro perfeito para se ter sempre à mão ou deixá-lo à cabeceira da cama para uma leitura antes de dormir.
Composto por 67 microcontos, são sessenta e sete histórias contadas em poucas linhas, com 600 caracteres cada uma. A leitura é extremamente rápida, em poucos minutos já devoramos tudo. Mas talvez essa não seja a melhor maneira de se aproveitar todos esses microcontos.
Ao virarmos cada página, caímos em circunstâncias diferentes, personagens diferentes, em poucas linhas uma história começa e termina, para outra se iniciar na próxima página. O que achei de mais interessante nisso tudo é como, em grande parte dos contos, o objetivo foi atingido: contou-se uma história em poucas frases. Em outros, no entanto, foi inevitável aquele gostinho de querer saber o que mais poderia ter acontecido além daquele breve relato.
Eu já conhecia um outro trabalho do Edson, o Cem Toques Cravados e, assim como em apenas cem caracteres, aqui, com seis vezes mais, a habilidade do autor em produzir histórias que podem ser consideradas completas em tão pouco espaço é impressionante. São verdadeiras histórias para se ler a qualquer momento, para uma distração rápida. Acredito que ler uma todas as noites seria uma ótima forma de aproveitar melhor os microcontos, sem contar que eles são abertos a diversas releituras, sem cansar.
Uma ótima escolha para manter sempre à mão e relaxar antes de dormir. Prático, rápido e, ainda assim, completo. Foi uma leitura muito agradável e que pretendo repetir de tempos em tempos. Dá para carregar na bolsa e pegar a qualquer hora, leituras para os menores momentos de espera, mas que, ainda assim, é uma experiência completa.

site: http://onlythestrong-survive.blogspot.com.br/2013/12/resenha-curta-metragem-edson-rossatto.html

Dose Literária 17/04/2013

Parecem “twitadas” irônicas
Curta Metragem é um livro com 67 microcontos dos mais variados gêneros. São contos para ler na correria do dia-a-dia (tipo manchete de jornal), rápido como uns goles de café, uma dose em cada dia ou minuto, pode ser aquele livro de cabeceira como se referiu o próprio autor em seu prefácio: “volume lido um pouco por noite, antes de dormir...”. No meu caso, eu o li em um dia e na mesma correria em que descrevi.
Alguns contos parecem “twitadas” irônicas, outros coincidem com aqueles pensamentos repentinos da nossa mente e alguns tem personagens inusitados, tirados de outras obras literárias.

Continue lendo... http://www.doseliteraria.com.br/2013/04/curta-metragem.html

Debora Gimenes 09/08/2010

objetivo
Curta- Metragem é o livro ideal para quem passa muito tempo em filas, conduções, você se distrair e ri e até mesmo se questiona. Cabe no bolso e na bolsa de qualquer ser humana.

Para quem diz não gostar de ler, pode ser uma excelente dica, quem sabe a pessoa não acaba se habituando a leitura.