Ghost Story

Ghost Story Peter Straub

Resenhas - Ghost Story

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Carol.Camargo 28/02/2020

Por todo o trabalho de marketing que foi feito nesse livro achei q seria melhor , eu gostei porém não senti medo em nenhum momento ,uma pena .
Bru | @serialivros 14/03/2020minha estante
Venderia ou faria troca simultânea dele?

Carol.Camargo 14/03/2020minha estante
Não :(

Déia Madden 19/03/2020minha estante
Tô louca para ler. O meu deve chegar em breve

Carol.Camargo 19/03/2020minha estante
Melhor coisa é receber livros ?? imagino a sua ansiedade

Déia Madden 19/03/2020minha estante
Mta, ??

@vcdisselivros 19/01/2020

Se King elogiou então é bom, será?
Ghost Story pode parecer novidade, mas você sabia que o livro foi publicado originalmente em 1979? Escrito por Peter Straub, Ghost Story chegou ao Brasil sob o nome Os mortos-vivos, no ano de 1985.

A nova edição lançada pela editora Darkside Books no finalzinho de 2019 apresenta ao público a mesma narrativa do clássico, porém agora, com uma capa de dar arrepios em qualquer leitor.

Na narrativa, viajamos para Milburn (EUA) e somos apresentados a Sociedade Chowder, composta por um grupo de cinco amigos, sendo eles Rick Hawthone, Sears James, John Jaffrey, Lewis Benedikt e Edward Wanderley. Os homens, já idosos, se reúnem todo mês para contar histórias de terror. As regras do grupo são claras, nos encontros, você deve:

1.Vestir roupa de gala;

2.Nunca beber muito;

3.Nunca perguntar se uma história é ou não verdadeira.

Com essa premissa, o leitor comete um erro ao pensar que a trama será em torno das histórias de terror contadas pelo grupo. O livro em si tem como fundamento uma única história, que quando contada por Sears, causa arrepios e desencadeia muitos fatores.

E os fantasmas?

Apesar do apelo presente no título e na capa, Ghost Story vai além dos fantasmas. Sim, eles estão ali, mas são mero coadjuvantes no desenvolvimento do livro, já que Peter Straub nos saúda com outros seres místicos, que tentam se vender como a evolução da nossa espécie.

Linha temporal confusa

Ainda que você tenha o máximo de atenção, vez ou outra irá se pegar voltando algumas páginas para ver se o que acabou de ler no capítulo seguinte faz sentido, como exemplo, um personagem dado como morto em tal passagem é mencionado vivo e trabalhando nas páginas seguintes.

Devido ao enredo tem como base um acontecimento do passado, os capítulos não seguem uma ordem, como consequência, muitas vezes somos levados a um personagem e ao seu papel, para somente depois conhecer quem foi ele e como se deu seu envolvimento na trama principal.

O resultado não poderia ser outro, histórias secundárias dentro da principal, mas que no fim se complementam.

Experiência pessoal

Na biografia oficial, Peter Straub foi atropelado aos 7 anos e a experiência de quase morte o deixou com sequelas graves. Ghost Story foi o modo que o autor encontrou de extravasar os pesadelos que tinha com o acidente e o medo que sentia do mundo.

Talvez por isso o livro tenha diálogos ligados a arrependimento e vingança, bem como uma chamada capciosa no capítulo 1 “Qual foi a pior coisa que você já fez? Não vou contar isso, mas vou contar a pior coisa que já aconteceu comigo, a coisa mais apavorante”.

O que esperar?

Ainda que a linha temporal se mostre confusa, Ghost Story apresenta uma atmosfera de horror encontrada em poucos livros. A construção dos personagens e o avanço deles nos convencem, conquistando o leitor para que ele aproveite ao máximo os acontecimentos e as subtramas.

site: https://www.instagram.com/vcdisselivros.oficial/
Jorge 06/02/2020minha estante
Resenha esclarecedora. Quero muito ler!

@vcdisselivros 07/02/2020minha estante
Fico feliz que tenha gostado, espero que aproveite bem a leitura ;)

Bru | @serialivros 14/03/2020minha estante
Se quiser trocar ou vender, tenho interesse!

@vcdisselivros 15/03/2020minha estante
Oi Bruna, obrigado pelo interesse, mas por enquanto não pretendo me desfazer do livro.

Tehil 16/02/2020

SENSACIONAL!! Um dos melhores livros de terror que já li.
Ana 03/11/2020minha estante
Também! Adoro esse livro é acabei de comprar essa edição! Ela tá boa? Tô vendo muita gente dando nota ruim! Fiquei pensando se a edição estava com outra tradução! ??

Tehil 03/11/2020minha estante
Nem sei te dizer, porque foi a primeira vez que li! Não conheço outras edições

Ana 03/11/2020minha estante
Ah, então você gostou!! Fiquei mais tranquila! Rs

Queria Estar Lendo 01/04/2020

Resenha: Ghost Story
Ghost Story é descrito como a obra prima de Peter Straub, e foi publicado aqui pela Editora DarkSide - que cedeu este exemplar para resenha. Com uma trama que acompanha diversos personagens em tempos diferentes, poderia ter sido uma história de terror interessante, mas acabou que não foi.

A história acompanha quatro amigos e as histórias de terror que contam em suas reuniões. Nada nelas destoa do comum, até que uma delas sai do lado fantástico e memorial para assombrá-los de verdade. Uma que envolve uma tragédia em seu passado.

Ghost Story tinha a promessa de apresentar uma narrativa horripilante no que é chamado de uma obra prima do terror. Infelizmente para mim, a história não fez mais do que mostrar alguns momentos interessantes e então se arrastar e se perder em uma trama destoante extremamente tediosa.

A forma de Peter contar essa história não me prendeu. E em se tratando de terror, seja no visual ou no escrito, esse é um erro tremendo; eu não consegui me interessar por nenhum personagem e nenhum mistério. Inclusive, o mistério principal que envolve toda a questão do acidente e a cobrança que vem através do sobrenatural para o erro que os quatro amigos cometeram é bem trabalhada no "não vamos falar nisso e nem tentar resolver isso, não importa o caos que isso esteja liberando sobre a cidade". É aquela falta de comunicação estúpida em histórias de terror que prolonga os acontecimentos só porque seus personagens não querem pensar racionalmente.

O livro é protagonizado por quatro homens que dividem anos de confiança e amizade e não fazem nada com isso.

Eu também senti que, apesar de a ambientação ter espaço nos anos 70 e obviamente usar termos e expressões daquela época, a narrativa exagera quanto a comentários racistas e homofóbicos. Não é aquela coisa que a gente releva porque é do personagem preconceituoso ou porque faz parte do tempo, mas salta das páginas e incomoda a ponto de eu ficar me perguntando "mas era realmente necessário ter feito um comentário desses agora?".

Entendo livros que usam artifícios problemáticos na história justamente para mostrar como aquela época era ruim, ou mesmo para falar "meu personagem não é uma pessoa decente, ele pensa assim mas SÓ ELE". Durante toda a leitura, a sensação foi de que o autor se perdia quando estava construindo o personagem, e aí as colocações preconceituosas mais perturbavam e irritavam do que ajudavam a construir esse clima. Eu Vejo Kate é um excelente exemplo de narrativa que usa artifícios problemáticos sem passar pano pra eles.

Em relação aos personagens, acho que foi um dos poucos livros que li na vida em que nenhum ganhou minha simpatia. Absolutamente nenhum; seja por falta de personalidade ou pela apatia da narrativa aos meus olhos, não me interessei em saber mais sobre sua história - ainda que o autor usasse quatro páginas para falar sobre o dia a dia e o passado e quem era tal personagem - e nem seu futuro.

O único ponto que salvou essa leitura, no fim, foi o elemento do terror. O autor tem um bom controle da narrativa no que concerne apresentar as criaturas e o Mal espreitando a cidadezinha; não aterroriza como deveria, mas me ganhava depois de páginas e mais páginas de tédio. Traz questões interessantes e bons debates e teria sido muito melhor apresentado se os personagens fizessem alguma coisa.

No mais, Ghost Story se salva pelo medo e pela edição magnífica que a DarkSide trouxe para cá. Eu realmente queria ter gostado, mas as problemáticas e a monotonia da narrativa não fizeram muito por mim. A vontade era de terminar logo a leitura para escapar dela, e não para entender tudo que estava acontecendo - e isso, no fim, é uma pena.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2020/04/resenha-ghost-story.html
Temujjin 14/09/2021minha estante
Achei muito parado, não gostei

Tamires.Isis 02/12/2021minha estante
Acabei de abandonar. 100 páginas e eu não gostei de nenhum personagem. Narrativa confusa e muito prolixa. Além do prólogo ser uns dos mais confusos e longos que já li na vida. Infelizmente tive que deixar essa história prá lá.

Victorie Peretti 07/01/2024minha estante
Tive as mesmas impressões que você. Estou quase no fim e vou terminar a leitura só para ver se o final vai estragar a leitura por completo.

Livro açucarado 05/11/2020

Leitura concluída ??
Ghost story - Peter Straub 2,5/5 ?

"Sei que ninguém pode proteger ninguém da maldade. Nem da dor. Só da para evitar que a dor parta você no meio e tentar seguir em frente até chegar do outro lado."

Sabe aquele livro que é pra ler somente uma vez ? Então é este livro aqui minha gente

Fala a verdade pra vcs em todas as 448 páginas que o livro tem se eu entendi 100 páginas foi muito ??

Achei um livro bem confuso, com muitoooosss detalhes desnecessários, com poucas partes de "terror"

Comprei ele achando que era beeemm de terror, mas ele tá mais pra romance mesmo #decepcionada

O livro começa a engatar nos últimos capítulos, la pela página 300, mas daí começa os detalhes de novo e fica chato novamente ??

E vcs já ouviram falar ou já leram este livro ? me conta aí
Taís Claumann 22/04/2021minha estante
Esse livro foi uma baita decepção, me surpreendo alguém ter gostado aqui no skoob

Livro açucarado 24/04/2021minha estante
Verdade, decepção total ?

Bruna Araujo 09/12/2021minha estante
Romance? Haha! Moça, você realmente não entendeu a história, né?!

Gigika.Lopes 05/02/2020

Sensação angustiante de nunca acabar ,muito extenso e o autor se perde no meio do caminho ,nenhum personagem expressivo e no final uma imensa sensação de tempo perdido.
Thais Guedes 09/02/2020minha estante
Na metade eu abandonei!!!

Monica Cooper 13/02/2020minha estante
Não consegui dar sequência na leitura. Parei e no futuro, quando eu estiver em um momento mais disposta, inicio novamente. Não estava curtindo.

Jade Amorim 05/02/2020

Os fantasmas do passado que voltam para nos assombrar
Um livro de terror que é terror de verdade, que delícia! O ritmo é bem interessante, com trocas dinâmicas de cenas e cenários. O começo até conta várias histórias que vão culminar em Milburn.

Tem alguns momentos que ele fica meio lento e um pouco confuso, eu não conseguia ler mais que 80-100 páginas por dia.

A/as criaturas em si foram apresentadas e explicadas de um jeito que eu achei muito interessante. Eu gostei de como a mitologia foi explicada e achei sensacional como o autor amarrou o final com o primeiro capítulo, me deu vontade de ler o primeiro capítulo de novo, porque realmente a história dá um círculo perfeito e eu não tinha notado, eu achava que aquilo tinha acontecido antes de ele ir pra cidade, não depois, até aumentei a nota por conta disso!

Agora os poréns...

A narrativa tem momentos ali em 1920 e em sua maioria acontece em 1960-80. Tá, as coisas naquela época eram antiquadas, beleza e tals, mas algumas retratações eu achei completamente desnecessárias e outras eu achei que eram mais preconceitos do autor transparecendo na obra (racismos e preconceitos religiosos muito explícitos) do que um problema exato do personagem (rolou um homossexuaLISMO no texto ali que olha...).

E teve o que comentei antes de questão de ritmo, que as vezes ficava meio cansativo.

De uma maneira geral eu gostei bastante e fiquei curiosa pelo filme.

Obs: O título 'Os mortos vivos', que foi o nome do livro quando o ele foi lançado no Brasil pela primeira vez foi uma ideia PÉSSIMA, não faz o menor sentido na obra. A DarkSide fez muito bem em trazer o título original, apesar de aparentemente genérico.
Luana.Cris 16/02/2020minha estante
Obrigada pela resenha. Vou começar a ler hoje.

Ludimyla Lopes 17/02/2020

Prolixo é pouco
Não entendi o motivo desta ser a obra máxima do Peter Straub!
Meu Deus, o livro não se desenvolve, as descrições são imensas mas não de uma forma que te cativa, você só vai ficando cansado até começar a cair no sono e quando uma tensão tenta se construir, embora se construa bem, nada acontece no final dela!
Os personagens não são nada carismáticos, por mais que você tente, nenhum deles vai te conquistar e te fazer torcer para que tudo fique bem!
A Darkside só fez uma capa bonita mesmo, pois a edição e a revisão são uma porcaria!
Bru | @serialivros 14/03/2020minha estante
Aceita vender ou fazer troca simultânea?

Vivi 15/07/2023

Feijão num pote de sorvete!
A capa é linda, o livro tinha um enorme potencial pra ser incrível uma vez que possui vários elementos que, se bem desenvolvidos, deixariam tudo muito mais interessante, mas a narrativa é confusa, prolixa e acaba se tornando um tanto tediosa. A sinopse engana super bem!! Esperava mais.
laguito 02/02/2024minha estante
adorei o título da sua resenha KKKK define muito bem!!

Gabs 31/12/2019

O livro tem umas enrolações no meio e em alguns momentos se torna meio cansativo. Mas é um bom livro é te faz querer ler tudo de uma vez para descobrir o que acontece.. te obrigando a não desistir pelas partes mais chatas..
Para algumas pessoas pode ser bem assustador, confesso que em uma das noites em que li, acabei sonhando com os personagens hahaha. Uma leitura bem válida para os amantes de terror.

Luiz Carlos 02/02/2020

Um bom livro
O livro é bem interessante, mas o autor por vezes peca na demora em passar o recado, na minha percepção demora muito a engrenar e se perde em descrições por vezes um pouco soltas e que tornam a leitura lenta e sacrificante, o que fez com que o final fosse pouco trabalhado. A qualidade da edição é indiscutível - como todos os livros da Darkside, mas para alguém que ficou com grandes expectativas ao ver a capa, foi um pouco decepciona te.

Di Sanctis 04/02/2020

Poderia ser bom se...
Ao invés de um livro extenso e repleto de enrolações que em nada agregam a trama, fosse uma novela curta e bem trabalhada na parte que realmente interessa.
A leitura acabou sendo extremamente cansativa e nada memorável. Uma pena.

Wania Cris 05/02/2020

Lazy Story...
Depois de ler Talesmão fui sem grandes expectativas nessa aclamada obra de Peter Straub e ainda assim caí do cavalo...

A premissa é medianamente boa, estória de terror que assombraria seus narradores. Daria para construir uma boa obra, porém, Straub se perde na verborragia, na interrupção do clímax com anticlímax ainda mais broxante. A impressão que tive é que ele desiste da estória durante a escrita, no meio da narrativa resolve mudar de ideia e a gente se perde diante do que poderia ter sido e não foi, sendo que o caminho escolhido também não convenceu.

Os personagens são apáticos, não despertam o menor sinal de carisma, nenhum sentimento de empatia, nenhuma preocupação com o futuro (ou não) de absolutamente ninguém, isso fez falta durante a leitura e a tornou ainda mais cansativa... se essa é a melhor obra de Straub, encerramos nossa relação nesse ato...

Maria.Luysa 27/05/2024

Li por causa do Stephen King
Me lembrou It em diversos momentos. Achei o começo bem arrastado. Sei que o background da história precisa ser construído, mas foi bem chatinha a primeira metade do livro. Eu pensei que ia ser um terror de arrepiar (alguém tem alguma indicação??? O único livro que me fez ficar ansiosa e com frio na barriga foi Cujo do S.K.).
Eu já tinha descoberto + ou - como o fantasma aparecia.
O final foi legal!!!

Bianca - @ZumbiLiterário 07/02/2020

Livro interessante
" 'Qual foi a pior coisa que você já fez?'
E John poupou a todos ao responder: 'Nao vou contar isso, mas vou contar a por coisa que já aconteceu comigo', e contou uma história de terror." Pág 125.

A leitura foi muito arrastada, vários momentos fiquei confusa com os nomes dos personagens e com fatos narrados em que tempo tinham acontecido.
Na parte 3 que gostei da leitura e me prendeu, vários momentos fiquei receosa e ansiosa para saber o que aconteceria. Me imaginava em volta de uma fogueira (coisa que nunca fiz) e escutava história de terror.
Se for ler não tenha pressa, pois vc vai ler 10 páginas, mas parecerá que leu 100.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6