Ilíada: em Forma de Verso

Ilíada: em Forma de Verso Homero

Resenhas - Ilíada

Ana Bernhard 03/05/2023

Aquiles era apenas um homem.
Este livro é datado de IX a.C., escrito por Homero sobre a história do famoso semideus Aquiles, contando o princípio da Guerra de Troia e tendo em sua narrativa inúmeras informações sobre os deuses gregos e sua cultura.

No início tive muita dificuldade com a leitura, muita mesmo. A escrita dessa versão é rebuscada, possui muitos detalhes e com frequência me perdi na história (sem saber onde estavam ou quem falava com quem). Comecei então a assistir paralelamente filmes que são inspirados na história como Troia (2004), e mesmo com as diferenças conhecer a narrativa geral me ajudou a prestar mais atenção no que eu lia.

Comecei a leitura achando que seria mais um livro maçante sobre guerras e discussões políticas, mas a história de Aquiles de maneira especial me prendeu do início ao fim.

Um homem e guerreiro notável, filho de uma deusa com um humano, valente e dotado de habilidade de guerra. Zombou várias vezes da adoração cega aos deuses mesmo reconhecendo sua existência, como alguém que não se importa. Teve o seu destino atravessado pela guerra de Troia e foi preso pela sua reputação de vitórias constantes. Foi para a guerra como a todas as outras, mas la perdeu seu amigo mais precioso: seu primo e companheiro de infância Pátroclo.

A dor que o livro narra sobre a morte desse amigo, a forma como ele busca mais tarde o abraço dele em meio a um momento de contato com o espirito dele depois da morte, o compartilhamento dessa dor com Príamo (rei de Troia e pai de Heitor, o homem que matou Pátroclo e que Aquiles matou em vingança). Todos esses pequenos detalhes foram narrados com tanta delicadeza, e demonstrou tanta humanidade em Aquiles. Ele foi conhecido pela sua morte e pela sua habilidade de matar, mas foi a sua vida e a sua sensibilidade o que mais me tocou. Ele era apenas um homem, e assim como sua mãe desejava, merecia ter vivido uma vida longa e feliz desfrutando não da glória mas da alegria de viver normalmente.

Foi uma experiência fascinante poder ler uma história tão antiga, tão tocante, e perceber que as preocupações e medos que nos atacam nos dias de hoje também afligiam grandes homens como Aquiles. O amor e a dor já existiam naquela época e afetavam e definiam as vidas humanas.

Eu poderia falar sobre vários outros pontos. Sobre a forma como o amor cego de Páris destruiu a vida de milhares e própria cidade. Sobre como Heitor e Aquiles teriam sido grandes amigos em outras situações. Sobre como deve ter sido doloroso para Cassandra saber do que aconteceria mesmo não sendo creditada por causa da maldição de Apolo. Sobre como foi tocante a cena final de Príamo e Aquiles compartilhando suas dores, mesmo sendo inimigos declarados.

Eu não entendia até ler, mas de fato, esse livro é um dos maiores já escritos para a história da humanidade, pois ele retrata a complexidade da vida humana, dos sentimentos e das consequências das nossas escolhas. Excelente leitura.

Letícia 21/11/2010

Abandonei porque estava achando difícil entender, quando peguei o livro para ler em 2001. Um dia pego de novo.